Pesquisa personalizada

13 de mai. de 2009

Poupadores vão pagar Imposto de Renda

Cadernetas de poupança com mais de R$ 50 mil passarão a pagar Imposto de Renda a partir de 2010 se a taxa básica de juro (Selic) cair abaixo de 10,25% ao ano. A mudança foi anunciada nesta manhã pelo ministro da Fazenda, Guido Mantega. O governo vai encaminhar a proposta ao Congresso para evitar uma migração de outros investimentos para a poupança, isenta de tributação.
Em 2009, não haverá mudança na poupança, mas o governo vai reduzir a tributação em outros investimentos se a Selic cair abaixo de 10,25% ainda neste ano. Segundo Mantega, as medidas servem para preservar a caderneta como instrumento popular e evitar que seja usada em caráter especulativo por grandes investidores. Segundo o ministro, 99% das contas de poupança têm saldo inferior a R$ 50 mil.
.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva recomendou nesta quarta-feira aos líderes partidários aliados do governo a desconstrução do discurso da oposição contra as mudanças nas regras da poupança. A oposição vem utilizando a mudança para atacar o governo e dizer que a medida prejudicará os poupadores.
.
A recomendação do Planalto é para que os líderes destaquem que as novas medidas só devem atingir 1% dos brasileiros que investem em poupança.
.
Agbr

Nenhum comentário: