Pesquisa personalizada

3 de mai. de 2009

América do Sul tem caso confirmado de gripe suína



O governo colombiano confirmou neste domingo o primeiro caso positivo de gripe suína no país, que seria também o primeiro caso confirmado na América do Sul. O ministro Diego Betancourt, disse à imprensa que o Centro para Controle e Prevenção de Doenças de Atlanta, nos Estados Unidos lhe informou no sábado à noite sobre este caso positivo. — O paciente está em boas condições.
.
O homem infectado havia retornado recentemente do México. O caso deste colombiano corresponde a uma das 18 amostras de pessoas com sintomas sob suspeita que o Instituto Nacional de Saúde (INS) enviou há sete dias ao CDC.
.
O ministro disse que o paciente estava sob vigilância epidemiológica em casa, em Cundinamarca, departamento do qual Bogotá é capital. Com este caso, a Colômbia é o 18º país com presença confirmada do vírus. Na América Latina, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), há casos confirmados no México (506) e na Costa Rica (1).

Um comentário:

Plenitude do Ser disse...

Querido amigo... que loucura isso tudo. Epidemias, enchentes, acidentes, violência, miséria, assassinatos... e o pior, tudo resultado direto ou indireto de nossos atos. O q vai acontecer com a nossa casa "Terra" desse jeito????

Sabe, à pouco me veio o nome: "gripe espanhola" à mente e como eu não lembrava ao certo como tinha acontecido, busquei no wikipédia e olha só o que encontrei:

(...)

É provável que o vírus responsável pela pandemia esteja relacionado com o vírus da gripe suína, isolado por Richard E. Shope em 1920.

Em Portugal, verificou-se uma elevadíssima taxa de mortalidade, com duas ondas epidémicas e uma ocorrência muito marcada entre os 20 e os 40 anos, que terá causado cerca de 120 000 mortos[2]. No Brasil foram registradas em torno de 300 mil mortes relacionadas à epidemia. A doença foi tão severa que vitimou até o Presidente da República, Rodrigues Alves, em 1919.
Logo após encontrei que em 1976 houve um surto de gripe suína nos EUA, e que o então presidente da época, mandou vacinar a população em massa e que isso ocasionou a morte de algumas pessoas.

Pois bem, parece que a danada gripe suína já é velha conhecida e o que é mais preocupante é que não há relatos de como ela originou-se nem como foi combatida na época.

Será que hoje em dia, com toda a nossa tecnologia, sabendo-se de ocorrências anteriores, quando milhares de pessoas perderam vida, jamais ninguém preocupou-se em descobrir um antídoto em caso de reincidência do ataque desse vírus?

Na folh online fala desse surto de 1976, o site é http://www1.folha.uol.com.br/folha/ciencia/ult306u558040.shtml

Beijo

Que tenhamos uma ótima semana.