Pesquisa personalizada

12 de mai. de 2009

Cidade de Santo Ângelo preocupada com vírus da gripe A


Uma equipe da Secretaria Estadual da Saúde visitou familiares e vizinhos da psicóloga de 47 anos, moradora da cidade de Santo Ângelo, contaminada com o vírus da gripe A. Segundo foi confirmado coordenador do Centro Estadual de Vigilância em Saúde, Francisco Paz, nenhuma das pessoas examinadas apresentou, até o momento, os sintomas da nova gripe.
.
A família da psicóloga, o marido de 51 anos e a filha de 22 anos, permanece em isolamento dentro da própria casa.
.
O casal passou duas semanas na Europa. Visitou a Alemanha, a Itália, a República Checa e a Suécia. Na volta, na segunda-feira da semana passada, fez escalas em Madri, São Paulo e Porto Alegre. Chegou à Capital no final da noite e dormiu em um apartamento onde mora o filho de 20 anos, estudante da UFRGS.
.
A psicóloga começou a sentir os primeiros sintomas da gripe A na Capital. Tinha dores no corpo, mas as atribuía ao cansaço da viagem. A primeira consulta médica ocorreu na manhã de quinta-feira. À tarde, ela foi internada. No dia seguinte, medicada e sem febre, foi para casa com a recomendação de usar máscara e permanecer isolada.
.
A confirmação da doença chegou na tarde de domingo, por meio de um telefonema da Secretaria Estadual da Saúde.
.
Segundo declarações do secretário da Saúde, Osmar Terra, ela está curada mas a secretaria vai fazer o rastreamento das pessoas que tiveram contato com a paciente nos últimos dias, para fazer um monitoramento e saber se elas apresentam os sintomas da nova gripe.

Nenhum comentário: