Pesquisa personalizada

5 de mai de 2009

Nordeste em baixo d'água

Pelo menos sete pessoas morreram em decorrência das chuvas e temporais no Ceará. No balanço da Defesa Civil, 59 cidades do estado foram afetadas, e 112 pessoas ficaram feridas.
Segundo a Defesa Civil Estadual, 165.930 pessoas foram prejudicadas de alguma forma, sendo que 11.065 estão desabrigadas - perderam tudo e precisam dos abrigos públicos - e 15.507 desalojadas - podem contar com ajuda de vizinhos e familiares.
.
Ainda segundo o órgão, 506 imóveis foram totalmente destruídos e 4.021 danificados. O norte do Estado é a região mais afetada, onde rios transbordaram, cidades estão isoladas, ruas ficaram alagadas, pontes cederam e pistas foram destruídas. O governo já destinou R$ 2,3 milhões para as dez cidades mais atingidas.
.
O presidente Lula sobrevoou as áreas atingidas para ver a extensão dos danos causados pelo excesso de chuva.
.
Quatro Estados do Nordeste do Brasil sofrem com os estragos causados pelas chuvas, Maranhão, Piauí, Ceará e Bahia. A situação é pior no Maranhão, onde o número de afetados passa de 154 mil, e no Piauí, com a capital Teresina debaixo d'água. Na Bahia, a Defesa Civil registrou deslizamentos de terras em Salvador, que deixaram quatro feridos.
.
No Maranhão, a governadora Roseana Sarney (PMDB) pediu ao ministro da Integração Nacional, Geddel Vieira Lima, apoio do governo federal para socorrer as vítimas. Entre os afetados, 23 mil estão desabrigados e mais de 29 mil foram desalojados. O Estado pediu principalmente alimentos e medicação. Seis pessoas já morreram em decorrências das chuvas no estado, duas estão desaparecidas.
.
No total, 54 municípios foram afetados e destes, 43 decretaram situação de emergência. De acordo com a Defesa Civil, a previsão é de chuvas fortes no Estado até o próximo dia 15 deste mês.
.
O Piauí tem cerca de 7.200 famílias afetadas, aproximadamente 36 mil pessoas, em 21 municípios. As aulas foram suspensas hoje na rede municipal de Teresina e o prefeito Sílvio Mendes (PSDB) decretou ponto facultativo aos funcionários do município. Com a medida, a prefeitura espera evitar congestionamentos e transtornos causados pelos alagamentos.
.
O governador Wellington Dias (PT) também decidiu suspender as aulas na rede estadual para evitar acidentes. Devido às cheias, estradas e pontes foram danificadas, postes e fios caíram.

As atividades também foram suspensas por 72 horas na Universidade Estadual do Piauí, nos campi localizados nas cidades de Teresina, Barras, Esperantina, União, Piracuruca e Luzilândia, a medida atinge 7.190 dos 14.190 alunos.

Em Salvador, somente nestes primeiros dias do mês de maio, a Defesa Civil de Salvador registrou um índice pluviométrico de 112,4 milímetros, quase um terço dos 349,5 milímetros previstos para todo o mês, segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia).
.
Hoje, 4 pessoa ficaram feridas em decorrência dos desabamentos e deslizamentos de terra causados pelas chuvas que atingem o município. Até as 14h50, foi registrado um total de 182 ocorrências na cidade.
.
Entre as ocorrências registradas pela Defesa Civil foram 110 casos de deslizamentos de terra, nove alagamentos e oito desabamentos de imóveis, entre outros. O aeroporto internacional de Salvador também precisou suspender os pousos e decolagens devido às chuvas.
.
A Defesa Civil Estadual estava reunida para tratar sobre o levantamento dos danos causados com as chuvas e não informou o número de afetados em todo Estado.

Nenhum comentário: