Pesquisa personalizada

18 de abr. de 2009

Vá mentir em Nova Bréscia

Solenidade de abertura do Festival da Mentira


Realiza-se neste final de semana, mais um Festival da Mentira em Nova Bréscia. Mentirosos de todo o país reunidos para disputar o prêmio de melhor mentiroso. Mentir é uma prática institucionalizada em Nova Bréscia há 27 anos, com o apoio do poder público.
.
O Festival da Mentira teve o seu inicio em uma brincadeira de amigos. No dia 14 de maio de 1982, numa sexta-feira à noite, um grupo de amigos, reunidos na Sociedade Recreativa e Cultural Tiradentes para um jantar onde, após este, o grupo ficou curtindo um divertido bate-papo com muitas risadas, piadas e mentiras, o que é muito comum em uma roda de amigos um atochar o outro com uma mentira, GILBERTO LASTE, conhecido como CATRACA, deu a sugestão de realizar um FESTIVAL DA MENTIRA. As pessoas que estavam presentes neste jantar gostaram da ideia e alguns já se dispuseram a ajudar. O Festival ficou marcado para o dia 22 de maio de 1982, apenas oito dias após o encontro que deu origem à ideia. A SRCT gostou e aprovou a realização do Festival, onde mais tarde patenteou o evento.
.
Nova Bréscia fica a 161 km de Porto Alegre. Seu acesso pode ser feito pela BR-386 e RS-425.
.
A chegada à cidade já é um atrativo. Existem placas com alertas bizarros e indicações de pontos turísticos tão criativos como travessia de frangos e a localização do aeroporto – que obviamente não existe em uma cidade de pouco mais de três mil habitantes.
.
O festival ocorre a cada dois anos, em abril. São cinco dias de programação em que o objetivo é contar a melhor mentira possível. Um grupo de jurados avalia os competidores e escolhe os finalistas que contam suas histórias em praça pública. Quem quiser rir um pouco, e não teve oportunidade de ir à Nova Bréscia, o Site http://www.regiaodosvales.com.br/ transmite o festival ao vivo na sintonia da Rádio Bréscia FM, ou ainda pelo site da rádio, http://www.bresciafm.com.br/ .

.

Wilson Carlos Macagnan, nosso enviado especial, se não mentiu, está neste momento
fazendo a cobertura do evento, e trará notícias e novidades a qualquer momento.

Nenhum comentário: