Pesquisa personalizada

25 de abr. de 2009

Gripe suína alerta autoridades no Brasil

O número de mortos pelo surto de gripe suína no México chega a 20, informou o secretário (ministro) da Saúde, José Ángel Córdova.
.
Somente na Cidade do México e no Estado do México (vizinho à capital), 68 mortes com sintomas semelhantes foram registrados nas últimas horas, mas até agora somente 20 casos como sendo da doença. Córdova, disse ao canal Televisa que, ao todo, há 943 casos "suspeitos" de pacientes doentes hospitalizados e que apresentam sintomas parecidos de infecção nas vias respiratórias.
.
Segundo a imprensa local, a suspensão das aulas na Cidade do México, onde vivem cerca de 18 milhões de pessoas, e do Estado do México, cuja capital é Toluca, afetará 7,5 milhões de estudantes e 420 mil professores de 30 mil escolas.
.
Grande parte das atividades culturais deste fim de semana também foi cancelada hoje na capital mexicana e em seus arredores até que haja novo aviso, devido ao alto índice de contágio.
.
Os sintomas de gripe suína são febre superior a 39 graus — que surge repentinamente —, tosse, dor de cabeça intensa, dores musculares e nas articulações, irritação nos olhos e coriza.

......................................................................................
Ministério da Saúde diz que Brasil está em alerta contra gripe suína:
.
"Com relação à ocorrência de casos humanos de influenza suína no México e nos Estados Unidos, o Ministério da Saúde informa:
.
1. Não há evidencias da circulação do vírus da influenza suína no Brasil, nem em humanos, nem em animais.
2. O país conta com uma rede de vigilância para monitorar a circulação das cepas de vírus respiratórios composta por 19 Centros de Informações Estratégicas e Resposta em Vigilância em Saúde (Rede CIEVS).
3. Todas as Secretarias Estaduais de Saúde também foram acionadas para intensificar o processo de monitoramento e detecção oportuna de casos suspeitos de doenças respiratórias agudas, a partir da rede de vigilância de influenza e de laboratórios.
4. Desde 2005, o país tem um plano de preparação para o enfrentamento de uma possível pandemia de influenza: http://portal.saude.gov.br/portal/saude/Gestor/visualizar—texto.cfm?idtxt=27999
5. As vacinas contra influenza atualmente disponíveis não oferecem proteção contra infecção deste vírus. Portanto, até o momento, não há indicação de uso da vacina contra influenza como medida de prevenção e controle para este evento.
6. A Organização Mundial de Saúde não recomendou restrições de viagens às áreas afetadas, nem de entrada de passageiros vindos desses países.
.

Nenhum comentário: