Pesquisa personalizada

26 de abr. de 2009

Gripe Suína pode virar pandemia - Alerta OMS


A Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou neste sábado (25) que os surtos de gripe suína no México e nos Estados Unidos, que já mataram ao menos 20 pessoas, têm o potencial de causar uma pandemia. Em coletiva, a diretora geral da entidade, Margaret Chan, afirmou que a nova cepa H1N1 ainda é pouco conhecida e a situação está evoluindo rapidamente.
.
Segundo a OMS, as vacinas atuais são ineficazes para imunizar contra a doença, mas o remédio antiviral oseltamivir (comercializado pela Roche, como Tamiflu) demonstrou ser efetivo no tratamento. No entanto, as autoridades não sabem como a epidemia começou. Os principais sintomas são febre repentina superior a 39 graus, tosse, irritação dos olhos, coriza, dor de cabeça, nos músculos e nas articulações.
.
No México, há suspeita de 81 mortes vítimas da gripe suína, nos EE.UU foram notificados 11 casos, nenhum com óbito. Na Espanha, a ministra da saúde, Trinidad Jiménez, afirmou que há suspeitas de 3 pessoas chegadas estarem com vírus da gripe. Em Londres, um tripulante de um voo da companhia British Airways, que chegou a Londres proveniente da Cidade do México, foi internado ontem com sintomas da gripe suína.
.
O medo de uma pandemia está deixando as autoridades mundiais em alerta.

Nenhum comentário: