Pesquisa personalizada

23 de jan. de 2009

Praia do Laranjal-qualidade da água


A Secretaria de Qualidade Ambiental (SQA) instalou ontem(22) as placas informativas sobre a balneabilidade na Praia do Laranjal. O resultado divulgado hoje pela SQA, com a avaliação em sete pontos, apresenta três locais próprios para banho. Próximo ao trapiche, em frente ao Ecocamping, e no Totó.

Foram considerados impróprios ao banho, em frente à avenida Rio Grande do Sul; em frente à rótula; no balneário dos Prazeres e no Pontal da Barra. Este último ponto, explica Lopes, não é um local de banho, mas está sendo monitorado para verificação da situação da água após a ligação total do sistema de esgoto recentemente implantado na praia.

Este foi o primeiro laudo conjunto com os dois laboratórios, o da Fepam ( Lace ) e o do Sanep. O secretário Mateus Lopes ressalta que houve poucas divergências entre os 35 pontos de análises avaliados, e quando isso ocorreu, entre próprio e impróprio foi adotado o impróprio. “Em caso de divergência optamos pela precaução e pela preservação da comunidade”, diz ele.

Ele ressalta também que a variação entre as análises ocorreu sempre no período em que a coleta foi realizada em dias de chuva. Como exemplo ele cita a avaliação que ocorreu no ponto localizado na avenida Rio Grande do Sul, onde no dia 13, e também no dia 14 houve alterações.

Quando chove as águas pluviais acabam direcionadas à Lagoa, juntamente com parte do esgoto cloacal alterando quase que imediatamente a qualidade da água, afirma ele. Na primeira amostra, no dia 12, o local estava próprio para banho, e dois dias após, com a chuva, o local passou a impróprio.

As diferenças dos laboratórios com relação às análises ocorreram em dois pontos avaliados. No Ponto 2, em frente à avenida Rio Grande do Sul, a Fepam laboratório Lace considerou impróprio e o do Sanep como próprio, e no Ponto de coleta 4, no balneário dos Prazeres, onde a Fepan identifica como próprio e o Sanep como impróprio.

Um comentário:

Prazer sustentavel disse...

Infelizmente hoje em dia muitas praias sao improprias, e é importante que a populacao esteja ciente dos riscos que a agua poluida pode gerar para nossa saude, e quais sao as areas que podem proporcionar o contato primario.
Tenha um otimo final de semana! Bjs