Pesquisa personalizada

18 de jan. de 2009

O Brasil olhando para o céu


Uma celebração oficial da ONU, Unesco e da União Astronômica Internacional (IAU), o IYA comemora os 400 anos das primeiras descobertas feitas com um telescópio pelo cientista italiano Galileu Galilei.
O desejo dos organizadores é de que, pelo menos 1 milhão de brasileiros tenham a oportunidade de ver o céu por meio de um telescópio pela primeira vez.
A cerimônia oficial de Abertura do Ano Internacional da Astronomia 2009 será às 18 horas do dia 20 de Janeiro no Planetário do Rio de Janeiro (Rua Vice-Governador Rubens Berardo, 100 - Gávea). No período entre os dias 19 e 28 de Janeiro, outras 50 cidades brasileiras estarão realizando seus eventos de abertura.
A cerimônia oficial de abertura contará com a presença do Ministro da Ciência e Tecnologia Sérgio Machado Resende, representantes do CNPq, do MEC, autoridades do Estado e da Cidade do Rio de Janeiro, representantes dos órgãos ligados à pesquisa científica FINEP, FAPERJ, Observatório Nacional, Obsservatório do Valongo, LNA, INPE, CBPF, de sociedades científicas SAB, SBF, SBPC, de popularização da ciência: MAST, ABP, ABCMC e de associações amadoras. A escola de samba Unidos da Tijuca apresentará sua performance carnavalesca sobre o Universo, haverá um concerto do quarteto de música antiga da UFF e uma sessão especial do Planetário.
Várias cidades brasileiras têm eventos programados para o período. Na nossa região, na cidade de Arambaré, 33km de Camaquã, o grupo Contador de Estrelas estará realizando uma programação de abertura do Ano Internacional da Astronomia nos dias 23, 24 e 25/01, incluindo apresentação pública de DVD sobre o IYA2009, apresentações em planetário portátil, e observação dos astros com telescópio Schmidt-Cassegrain computadorizado. As atividades se iniciarão às 20:00 e se estenderão até meia-noite, caso o clima o permita. O local é a praça central de Arambaré.
Vale a pena conferir. Para chegar a Arambaré, pegue a BR116 na direção Pelotas/Porto Alegre, entrando à direita na altura do km 396, logo adiante da entrada de Camaquã. Leve roupa de banho, e aproveite as praias de Arambaré as margens da Lagoa dos Patos.
Em Pelotas, sob a coordenação da UFPel, o lançamento do Ano Internacional de Astronomia será dia 21/01, às 18h, no Centro de Integração do MERCOSUL, com a seguinte programação:

18h: Solenidade de abertura
Palestra: Observações Telescópicas de Galileu em 1609 - Antecedentes e Conseqüências.
Palestrante: Prof. Silvia Becker Livi (professora do Departamento de Astronomia do Instituto de Física da UFRGS).
Local: Prédio do Mercosul/UFPel

20h: Abertura e visitação guiada à exposição: “Objetos celestes observados por Galileu Galilei”.
Local: Prédio do Mercosul/UFPel

21h: Observação noturna do céu: Vênus em fase, como Galileu observou.
Local: Largo Mercado Público

Assista o vídeo promocional do evento.

Nenhum comentário: