Pesquisa personalizada

28 de jan. de 2009

Laranjal-qualidade da água


A Secretaria de Qualidade Ambiental apresentou hoje (28) o novo resultado dos testes de balneabilidade na Praia do Laranjal feitos pelo Laboratório do Sanep. De acordo com a coleta realizada no dia 20 deste mês, todos os seis pontos destinados a banho estão com índices excelentes de balneabilidade. Porém, este resultado não altera as placas já colocadas na praia, alerta o secretário Mateus Lopes, já que de acordo com a resolução do Conama, para determinar a balneabilidade devem ser considerados os últimos cinco resultados.

Os testes apresentaram os seguintes índices de Escherichia coli /100ml: No Balneário Valverde próximo ao Trapiche, zero; No balneário Santo Antônio próximo a avenida Rio Grande do Sul, 20 ; Na rótula do balneário Santo Antônio, zero; Na rua principal do balneário dos Prazeres, 40; Em frente ao Ecocamping, 20; no Totó, 20, e no Pontal da Barra, 3.4 mil.

Outro dado levantado neste último teste de monitoramento foi que a água apresenta níveis bem altos de sal (Cloretos). Já é considerado nível alto quando atinge 8 gramas por litro, e neste exame apresentou 23 gramas.

As placas permanecem apontando o mesmo resultado das ultimas cinco análises. Em sete pontos, apresenta três locais próprios para banho. Próximo ao trapiche, em frente ao Ecocamping, e no Totó. E quatro impróprios: em frente à avenida Rio Grande do Sul; em frente à rótula; no balneário dos Prazeres e no Pontal da Barra. Este último não é um local de banho, mas está sendo monitorado para verificação da situação da água após a ligação total do sistema de esgoto recentemente implantado na praia.

Cabe salientar, que estes dados foram colhidos antes das chuvas de hoje, e que a balneabilidade deverá ficar comprometida, pois o volume de chuva que cai neste momento é muito grande, e muita sujeira acaba indo para a praia com o escoamento natural.

Nenhum comentário: