Pesquisa personalizada

11 de jan de 2009

Dilma Rousseff vem aí

As esperanças do gaúcho Tarso Genro acabaram, Lula confirmou que a ex-guerrilheira, Dilma Vana Rousseff, vai ser a candidata do PT à sucessão presidencial em 2010. Tarso disse em entrevista que já é maduro demais para ficar magoado, e que vai concorrer ao governo do estado do Rio Grande do Sul, arrematou dizendo "O diabo é mais sábio pelo tempo de serviço prestado do que por ser diabo."

Mas quem é Dilma?

Dilma Vana Rousseff é Economista pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Mestre em Teoria Econômica pela Universidade de Campinas (Unicamp) e Doutoranda em Economia Monetária e Financeira pela mesma Universidade.

Foi Ministra da pasta das Minas e Energia entre 2003 e junho de 2005; Secretária da Fazenda de Porto Alegre (1986-1988); Presidente da Fundação de Economia e Estatística do Estado do Rio Grande do Sul (1991-1993) ; e Secretária de Estado de Energia, Minas e Comunicações daquele Estado (1993-1994 e 1999-2002).

Em 2002, coordenou a equipe de Infra-Estrutura do Governo de Transição instituído pelo Presidente Lula, e hoje é a chefe da Casa Civil.

Dilma tem um passado. Um passado envolvido com a guerrilha, era temida pelo exército na época da ditadura militar, foi cérebro de operações espetaculares da guerrilha na década de 60.

A ficha nos arquivos militares de Dilma Rousseff, hoje ministra chefe daCasa Civil: só em 1969, ela organizou três ações de roubo de armamentos em unidades do Exército no Rio de Janeiro ...Clique na ficha e leia mais!

Esteve presa e foi torturada pelo regime militar. No atual governo, mesmo sendo uma mulher de voz pausada, suave e tranquila, teve demostrações que pode endurecer conforme as circunstancias, o Senador Agripino que o diga.

Em 2008, logo depois de ser nomeada para a Casa Civil, a imprensa tomou conhecimento de um dossiê indiscreto sobre Dilma, que o Consulado Americano no Brasil remeteu para o Departamento de Estado do governo norte-americano:

. (SBU) SUMMARY. No dia 21 de junho, o presidente brasileiro Lula da Silva nomeou a Ministra de Minas e Energia, Dilma Rousseff, como sua nova Ministra da Casa Civil, ocupando o lugar de José Dirceu, que pediu demissão semana passada em meio a um crescente escândalo de corrupção.

Rousseff foi uma militante de oposição, foi aprisionada e torturada pelo regime militar brasileiro. Ela recebeu formação em economia e passou vários anos em posições de comando em municípios e no estado do Rio Grande do Sul. Rousseff entrou para o PT em 2001 e trabalhou no processo de transição de governo em 2002.

O Jornal Zero Hora publicou o dossiê dia 11/05/2008. Leia o documento completo, clique aqui.

Outros escândalos envolveram o nome de Dilma. Como o caso da Varig e o vazamento de informações sobre os gastos de Fernando Henrique Cardoso.

É esta senhora que Lula nomeou como herdeira de seu governo, mas se ela vai chegar lá, só as urnas poderão responder em 2010.

Nenhum comentário: