Pesquisa personalizada

10 de dez. de 2008

Nossa responsabilidade


A praia do Laranjal está mudando. A cada ano que passa, a erosão diminui a faixa de areia (segundo estudos morfodinâmicos realizados pela FURG, a taxa erosiva no Balneário do Prazeres é de 1,04m/ano) e a mata fica menos densa.
Boa parte da culpa é nossa. Pessoas desprovidas da mínima consciência ecológica, botam fogo nos troncos das árvores para fazer churrascos e oferendas religiosas, destroem em pouco tempo aquilo que a natureza levou séculos para criar, as clareiras estão tomando conta da mata, e o local, que antes era tão aprazível, hoje está com um aspecto desolador.

O verão está chegando, com ele os frequentadores habituais com suas barracas, churrasqueiras, cães e muito mais. Nossas autoridades vão ter que tomar uma atitude em defesa da praia do Laranjal.

2 comentários:

Prazer sustentavel disse...

infelizmente a educacao ecologica nao passa pela vida de todos, alguem precisa orientar essas pessoas que tal atitude causa um impacto mto grande ao meio ambiente. Sua atitude e muito importante, espero que isso possa mudar daqui pra frente e os residentes e turistas da praia de Laranjal tenham mais consciencia ecologica, tendo em mente que nossa atitude hoje e o espelho do nosso futuro e o futuro de nossas ricas belezas naturais!

Anônimo disse...

Concordo plenamente com o comentário de Prazer sustentável. O restinho da mata que sobrou, depois de anos de falta de respeito com a natureza, deve ser preservado de todas as formas. É inconscebivel que as autoridades, tão preocupadas com o meio ambiente, não fiscalizem essa area da praia do laranjal. Eu lembro de uma foto sua, publicada em outro blog, que mostrava a natureza pedindo socorro, era muito bonita. Vamos proteger nosso Laranjal!