Pesquisa personalizada

16 de dez. de 2008

Comunidade Martin Lutero

A Paróquia Evangélica do bairro Três Vendas, filiada à Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil, iniciou suas atividades no dia 28 de novembro de 1914.
Os moradores do Bairro Três Vendas, na maioria comerciantes e antigos agricultores pomeranos, oriundos da colônia Santa Silvana, quando vieram para Pelotas, trouxeram consigo o costume de religião em casa, e como não haviam pastores, utilizavam-se de professores que vinham da Alemanha para dar aulas, e faziam as vezes de pastores, realizando cultos, encontros, batismos. As aulas e os cultos eram realizados no mesmo prédio até a inauguração da escola em outubro de 1936.
Os pomeranos de religião luterana ainda mantêm vivas suas tradições e costumes em torno da Comunidade Evangélica Martin Lutero, a qual desenvolve trabalhos de forma que as famílias se envolvam com a religião e, desta forma, continuem unidas. Elementos como religião, culinária, educação, festas realizadas pela igreja, bem como atividades para todas as idades desenvolvidas quase que semanalmente, ilustram este quadro de coesão dentro da etnia pomerana.
Vale ressaltar que a comunidade não acolhe apenas descendentes de alemães e pomeranos, mas todos aqueles que mostram interesse em fazer parte da mesma.

Situada à Av. Fernando Osorio, 5740 o prédio da igreja se destaca na entrada da cidade pela sua simplicidade e beleza.

Um comentário:

Terence Teng2 disse...

Tenha um grande Natal o meu amigo!