Pesquisa personalizada

31 de jan. de 2010

Censura atinge a blogosfera brasileira


A 184 dias o desembargador Dácio Vieira, do TJ do Distrito Federal e Territórios, proibiu o jornal Estado de São Paulo de publicar reportagens que contenham informações da operação Faktor. Quem deu entrada no recurso foi Fernando Sarney, filho do rei do maranhão o sen. Zé Sarney (PMDB) que com certeza não quer ver o nome de seus entes queridos em boca de Matildes.

Na sexta, dia 29, a ministra e candidata do PT, Dilma Rousseff, declarou em entrevista na Campus Party, que a censura ao Estadão não é uma questão política, e sim um problema a ser resolvido pelo judiciário e que as pessoas tem que ter o direito de intimidade preservados. Mas tratando-se de pessoas públicas e havendo uma confirmada ação de dolo envolvendo o público, esta intimidade não estaria tirando do foco, e dos olhos do cidadão eleitor, os  problemas que poderiam ser resolvidos com a decisão soberana e democratica do julgamento popular?

Pois esta "intimidade", direito exclusivo dos poderosos  do nosso país, tem sido tema de julgamento nos judiciários regionais que, nos casos que temos conhecimento, têm sido favorável  a seus solicitantes.

Os casos mais recentes são os de Adriana Vandoni, blog Prosa e Política, e do jornalista Augusto Emilio Castelo Branco Barata, Blog do Barata.

No caso de Adriana Vandoni, a juíza Flávia Catarina Amorim aceitou a queixa-crime feita por Luis Pagot,  diretor do Dnit (aquele citado pela Folha na Operação Castelo de Areia). Pagot pede a prisão da blogueira, alegando difamação e injúria.

Luís Antonio Pagot diretor do DNIT, foi denuciado pela Folha de São Paulo que declarou que  documentos apreendidos na sala de um executivo da empreiteira Camargo Correa, citavam o nome de Pagot sublinhado ao lado do termo “compromisso”, e a indicação de R$500 mil. O documento trata da negociação de um aditivo de R$155 milhões para as obras da eclusa do Tucuruí (PA), de responsabilidade da empreiteira." Ou seja, os indícios, e bastante robustos, indicam que Pagot está envolvido em um esquema de corrupção.

Depois de ter seu caso esmiuçado por Adriana, Pagot procurou a blogueira para tentar negociar as matérias a seu respeito, Pagot faria uma censura prévia das materias antes da publicação. Como Adriana não aceitou, Pagot ingressou com queixa-crime alegando injúria e difamação. Seu blog está "censurado" e ela corre o risco de ser presa.

O caso mais recente é do Blog do Barata. A juíza  Luana de Nazareth Santalices, da 1ª Vara do Juizado Especial Civil (Pará), proibiu o jornalista de fazer qualquer alusão, referência ou ilação, direta e indiretamente, à imagem e ao nome de Martinho Carmona, deputado estadual (ex-PSDB, ex-PDT, hoje PMDB), que é também pastor de uma Igreja do Evangelho Quadrangular.

Carmona indicou o diretor do Detran (Detran é uma fonte de ouro em todos os estados), Alberto Campos, pastor da Quadrangular que teria favorecido  outros pastores da igreja na obtenção da CNH, motivo pelo qual o MP ofereceu denúncia por improbidade contra Campos.

Recentemente nosso blog, Imagens&Fatos, foi alvo de ameaças por parte de um ex-deputado do Tocantins que foi denunciado pelo MPF e respondeu a uma ação penal no STF por captação de sufrágio (a popular ação de compra de votos), que não gostou de ver seu nome relacionado com os políticos "Ficha Suja" que publicamos aqui no blog e ameaçou o editor de entrar com uma queixa crime por difamação e injúria. Como esta editoria não costuma frequentar os corredores do judiciário (a não ser quando convocado para compor o corpo de jurados), e também como o proceso já havia tramitado e julgado, resolvemos retirar o nome do ilustre ex-deputado da relação, mas não de nossa memória.

Essas ações mostram que a censura chegou a blogosfera brasileira, principalmente aos espaços que tentam abrir os olhos e jogar a luz da verdade naquilo que está encoberto pelas sombras da corrupção e das manobras politiqueiras. A blogosfera têm que ser responsável, mas não responsabilizada por dar voz à nossa consciência. Por isso, juntamo-nos aos blogs "Cara Nova no Congresso" e "A verdade. Nada mais que a verdade", para criarmos uma rede de blogs, nos linkando uns aos outros, e oferecendo suporte contra a censura.

30 de jan. de 2010

Serra mantém primeira posição em pesquisa

Nova pesquisa Vox Populi aponta o governador de São Paulo, José Serra (PSDB), na liderança da corrida presidencial com 34% das intenções de voto, seguido da ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff (PT), com 27%. A pesquisa foi encomendada pela TV Bandeirantes.

Dilma subiu 9 pontos em relação ao último levantamento do instituto, enquanto que Serra caiu 5 pontos. Ciro Gomes (PSB) somou 11%, seguido por Marina Silva (PV), com 6%. Brancos e nulos ficaram em 10%, sendo que 12% não sabem ou não opinaram. A pesquisa ouviu 2 mil pessoas em 23 Estados e no Distrito Federal, entre os dias 14 a 17 de janeiro, O levantamento, que tem margem de erro de três pontos percentuais, foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número 1057/2010. (fonte Terra)

Dilma tem que agradecer sua melhora nas pesquisas a Lula. A campanha disfarçada de atos oficiais, tem levado aos palaques eleitoreiros a figura da ministra, unha-e-carne com a do presidente, tudo patrocinado com as verbas do estado.


29 de jan. de 2010

MP quer suspender ENEM

O Ministério Público Federal em Santa Catarina (MPF/SC) ingressou com ação civil pública, com pedido de liminar, para suspender o concurso público do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2009/2010. A alegação é de que o procedimento adotado na prova não atende o princípio da impessoalidade.

As denúncias anônimas levaram ao MPF constatar que as provas do concurso tinham a identificação dos candidatos, quando o correto seria a a indentificação apenas por um número, e esse mesmo número deveria constar em um outro cartão, com a identificação do candidato.

28 de jan. de 2010

MEC divulga resultado do ENEM/2009

Caro(a) estudante,

Você, que fez o Enem 2009, pode agora se inscrever no Sistema de Seleção Unificada e se candidatar a uma das 48 mil vagas oferecidas pelas universidades públicas e institutos federais. Outra oportunidade é se candidatar a uma das 160 mil bolsas de estudo do ProUni do Governo Federal.

Fique atento aos prazos de inscrição do Sistema de Seleção Unificada e do ProUni. Acesse o Portal do MEC http://www.mec.gov.br/

Você pode acessar seu resultado clicando AQUI 

Usuários da empresa Santa Maria agradecem


Moradores do bairro Obelisco, usuários do ônibus seletivo que faz a linha Obelisco/Centro da empresa Santa Maria, enviaram ao blog nota de elogio ao motorista que está trabalhando na linha neste mês de fevereiro.

Cortesia, educação e presteza, são alguns dos adjetivos usados para exemplificar os serviços prestados pelo profissional.

Mas a grande preocupação dos usuários é que provavelmente o motorista deixará a linha no próximo mês, o que "representará uma queda na qualidade dos serviços pois o outro motorista não tem a mesma preocupação com o usuário", declarou Maria Luiza. "Eu havia deixado de utilizar o seletivo depois de ser deixada na parada por duas vezes", diz ela. "Só voltei a usar depois que soube que havia sido trocado o motorista', complementou.

Nós particularmente acreditamos, que todos os adjetivos usados para conceituar os serviços do motorista da empresa Santa Maria, deveriam ser atributos mínimos de todos os profissionais do volante e uma preocupação das empresas afim de qualificar os transportes em nossa cidade. Mas infelizmente esta prática não é muito usada no setor. Fica aqui nossos parabéns ao Sr. Kiter (foto) e esperamos que a empresa atenda a solicitação dos usuários.

Morre J.D.Salinger


O escritor J. D. Salinger, autor do clássico O Apanhador no Campo de Centeio, morreu de causas naturais em sua casa nos Estados Unidos, informou o agente do autor aos jornais americanos.

Salinger tinha 91 anos e vivia há anos em isolamento por vontade própria, em uma casa em um local distante na cidade de Cornish, em  New Hampshire, onde morreu na quarta-feira.

Salinger morreu antes do fim da semana, base de sua narrativa no livro que o consagrou e que serviu de orientação aos jovens despertando a consciência de que eles tinham direito a uma voz e uma visão de mundo próprias.

A história do fim-de-semana do jovem Holden que tanto inspirou a juventude no mundo, serviu também como triste inspiração para Mark Chapman assassinar John Lennon em 1980.

Salinger não foi um escritor intenso, das poucas obras publicadas destaca-se 'Nove Estórias', 'Franny e Zooey', 'Carpinteiros, Levantem bem alto a Cumeeira' e 'Seymour - Uma Introdução'.

Jerome David Salinger não publicou mais nada desde 1965.

Passeio público virou balcão de negócios


Não bastassem os camelos, vendedores ambulantes, carrocinhas de lanches e outros mais, agora as empresas que vendem planos de saúde resolveram estender seus negócios até as nossas calçadas. É o caso deste vendedor fazendo uso de um espaço público para instalar o seu balcão de negócios. O ponto de vendas  fica no terminal de ônibus da Empresa Laranjal na praça Piratinino de Almeida, local de muito movimento nesta época do ano.

27 de jan. de 2010

Venezuela sufocada



Chavez, o amigo de Lula, está sufocando o povo venezuelano que aos poucos, começa a soltar os gritos contidos na garganta.

A retirada do ar de canais de tv opositores ao regime chavista, os constantes cortes de energia, a desvalorização do povo e o clima de insegurança levaram a população às ruas para manifestar seu repúdio ao governo de Hugo Chaves.

Mesmo com a morte de dois estudantes durante um protesto em Mérida, a população não parou os protestos. Chavez por sua vez, intimida e puni aqueles que o enfrentam, uma verdadeira perseguição política a todos os meios de comunicações que se negam a divulgar os discursos do mandatário.

Não é só o povo que está mostrando-se contra Chaves, seus proprios aliados estão abandonando o barco da ditadura bolivariana. Nos últimos dias homens do governo pediram demissão ou renunciaram,  Ramón Carrizalez, ex-ministro da defesa, Yuribí Ortega, ministro do Ambiente também renunciou e o caso mais recente, foi do presidente do Banco de Venezuela, Eugenio Orellana Vasquez, que renunciou alegando problemas de saúde.

O discurso maluco de Chaves não impediu que a Venezuela mergulhasse na recessão em 2009. Com uma inflação recorde de 25,1% no ano passado, e com expectativas de um crescimento ainda maior em 2010, agravada pela desvalorização do bolívar no início do mês. Chaves, garantido no governo, viaja pela américa procurando apoio a suas ideias, uma delas é combater a inflação com  repressão polical.

O exemplo de democracia que contagiou Mercadante, Suplicy, Berzoine e Lula, é este que usa a força de repressão do estado para conter os contrários ao regime autoritário. E a prosperidade que era de dar inveja a qualquer república latina, está cada vez mais ameaçada com as decisões hostis do comandante Chaves.

Zelaya deixa embaixada brasileira - acabou a mordomia



O presidente deposto Manuel Zelaya já deixou a Embaixada do Brasil em Tegucigalpa e está se dirigindo rumo ao aeroporto, onde irá embarcar para a República Dominicana. Zelaya estava na embaixada desde 21 de setembro, quando voltou escondido ao país.


Ele deixa a embaixada após a posse do presidente eleito Porfírio Lobo Sosa, que ao assumir a Presidência de Honduras nesta quarta-feira sancionou a lei que anistia crimes políticos cometidos em Honduras após o golpe de Estado. (foto menor Zelaya, Porfirio Lobo e o presidente da República Dominicana Leonel Fernándoez)

O Brasil (o governo) tentou recolocar Zelaya no poder, mas perdeu a briga para a vontade popular hondurenha que democraticamente escolheu Porfirio Lobo nas eleições do ano passado.


No discurso de  posse  Lobo declarou que "Serão quatro anos. Nenhum dia a mais", disse que irá combater a corrupção em todas a as esferas e vai lutar pela unidade nacional.  Logo depois sancionou o decreto de anistia de crimes políticos, abrindo a porta de saída de Honduras para Zelaya e seus amigos que viveram os últimos quatro meses em completa mordomia patrocinada pelo Brasil.

Zina - doido ou mal-intencionado


A notícia de que o Ministério Público de São Paulo quer saber se o comediante Marcos da Silva Herédia, o Zina do "Pânico na TV", da Rede TV!, sofre de alguma doença mental, movimentou os jornais e revistas como se alguém ainda tivesse dúvidas da doidera do corinthiano.

Não sou nenhum especialista no assunto, mas de duas uma, ou o cara é um excelente artista ou é doido mesmo.

Lembrando que Zina foi preso no dia 16 por porte ilegal de arma. Em sua casa, no Jardim Panamericano, Zona Norte de São Paulo, policiais encontraram um revólver calibre 38 com numeração raspada.

Em menos de quatro meses, Zina  foi detido duas vezes. No final de outubro de 2009, Zina foi detido por suspeita de porte de droga. Na época, a Polícia Militar informou que o humorista estava com um invólucro de plástico contendo pó branco semelhante a cocaína (confirmado depois em análise) e que teria resistido à prisão. Após assinar um termo circunstanciado, ele foi qualificado como usuário e foi solto.

O exame de sanidade mental solicitado pelo Ministério Público definirá qual o destino de Zina caso seja condenado. Se o laudo apontar algum tipo de doença mental, o humorista será encaminhado para tratamento. Caso contrário, ele será encaminhado a uma prisão comum. A família afirma que Zina sofre de problemas psiquiátricos. Enquanto isto, ele continua detido no Centro de Detenção Provisória da Vila Independência em São Paulo.

Eu penso que Zina, ao participar do programa Pânico, já estaria no hospício, e que a promotoria poderia condena-lo a assistir 24hs por dia as reprises dos programas como forma de terapia. Afinal de contas quem não é doido naquele programa?



Felipe Ruas
Imagens&Fatos
de qualquer lugar via laptop

Listão da UFRGS/2010


A Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) divulgou a lista preliminar dos 4.961 aprovados no Vestibular de 2010 para os 86 cursos oferecidos nesta edição.

O curso mais procurado foi Medicina, com 34,51 candidatos por vaga, seguido de Direito diurno, com 18,04 candidatos por vaga, Fisioterapia, com 17,07 por vaga, Psicologia noturno, com 16,3, e Direito noturno, com 15,41 candidatos por vaga.

Confira o listão e Boa Sorte!  LISTÃO

26 de jan. de 2010

Vacinação contra a "Gripe A" inicia em março

O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, anunciou nesta terça-feira que pretende vacinar 62 milhões de pessoas contra a influenza A (H1N1) - gripe suína, a partir de março. O Ministério da Saúde fará a distribuição das vacinas de acordo com o número de pessoas dos grupos de risco em cada município e as secretarias de Saúde de cada cidade vão definir os locais de vacinação.

A programação preve a vacinação  em quatro etapas, sendo que a primeira será de 8 a 19 de março. Nessa primeira etapa, também serão vacinados os trabalhadores dos serviços de saúde e a população indígena. A segunda etapa, de 22 de março a 2 de abril, será destinada à vacinação de crianças de 6 meses a 2 anos de idade e também doentes crônicos, portadores de doenças como diabetes. A partir dessa etapa, as mulheres grávidas também poderão receber a vacina. A terceira etapa vai ocorrer de 5 a 23 de abril, quando serão vacinadas as pessoas entre 20 e 29 anos. Na última etapa, de 24 de abril a 7 de maio, a vacinação será de idosos com doenças crônicas.

As recomendações da OMS é para que sejam vacinados quatro grupos de risco, mas o Ministério da Saúde resolveu incluir mais dois, que são as crianças entre 6 meses e 2 anos e também os jovens entre 20 e 29 anos. Segundo o ministério,  houve um alto número de casos de gripe suína e de mortes em decorrência da doença nessas faixas etárias, o quê determinou a inclusão entre os grupos de riscos.

Outra novidade  será a liberação da venda de medicamento com o princípio ativo oseltamivir, o mesmo do Tamiflu, que teve no ano passado a distribuição exclusiva do Ministério. Os medicamentos serão vendidos mediante receita médica que ficará retida, evitando uma corrida às farmácias e à venda indiscriminada do produto e em consequencia, a automedicação.

Segundo o ministro, o medicamento estará disponível em postos de saúde, hospitais definidos pelas secretárias estaduais de Saúde e unidades do programa Aqui tem Farmácia Popular a preços subsidiados.

O número de laboratórios para diagnóstico da doença passarão de sete para 14, serão feitos investimentos na ordem de R$ 525 milhões em equipamentos para unidades de terapia intensiva e assistência ambulatorial e hospitalar especializada.

A população não deve abandonar as ações de higienização como lavar frequentemente as mãos, usar lenço descartável, cobrir nariz e boca quanto tossir e evitar tocar nos olhos, no nariz e na boca. Essas ações são eficazes para evitar a propagação do vírus de qualquer tipo de gripe.

Os  dados oficiais do Ministério da Saúde apresentam registros de 39.679 casos confirmados da gripe A (gripe suína) e 1.705 mortes por causa da doença no país em 2009.  No mundo morreram mais de 14 mil pessoas em 209 paises.

25 de jan. de 2010

Concurso para Cobra Tecnologia/Banco do Brasil


A Cobra Tecnologia, empresa do Banco do Brasil, está com  inscrições abertas para 499 vagas imediatas e 2.429 para cadastro de reserva até o dia 11 de fevereiro. Os salários vão de R$ 1.100 a R$ 2.860


Cargos:
  • Analista administrativo, de nível superior, nas áreas de recursos humanos, infraestrutura, financeiro e planejamento e controle (R$ 2.200);
  • Analista de operações, também de nível superior, nas áreas de sistemas, equipamentos e suporte (R$ 2.860); técnico administrativo, de nível médio (R$ 1.100);
  • Técnico de operações (nível técnico e médio), nas áreas de equipamentos e suporte (R$ 1.300).
As vagas são para as cidades do Rio de Janeiro, Brasília, Belém, Belo Horizonte, Campinas, Campo Grande, Cuiabá, Curitiba, Florianópolis, Fortaleza, Goiânia, João Pessoa, Joinville, Londrina, Maceió, Manaus, Natal, Passo Fundo, Porto Alegre, Recife, Ribeirão Preto, Rio de Janeiro, Salvador, São Luís, São Paulo, Teresina, Uberlândia, Vitória, Bauru, São José dos Pinhais.

Taxas:
  • R$ 34,79, para o cargo de analista administrativo;
  • R$ 44,92, para o cargo de analista de operações;
  • R$ 17,90, para o cargo de técnico administrativo; 
  • R$ 20,97 para o cargo de técnico de operações.
Inscrições on-line AQUI
 
As provas objetivas serão realizadas em 14 de março.

24 de jan. de 2010

Senadores com ocorrência na Justiça e Tribunal de Contas



Com a finalidade de tornar públicas informações  sobre os políticos brasileiros, O Blog Cara Nova no Congresso reproduziu hoje uma lista com o nome dos senadores que têm ocorrências nas Justiças estaduais e nos Tribunais de Contas. As informações disponibilizadas a partir de dados das Cortes, mostram ações e processos movidos pelo Ministério Público, TRE, TSE, TCU, TSF, TRF e outros órgãos públicos.

Para exemplificar, o primeiro da lista, o senador por Rondônia Acir Gurgacz (PDT) que assumiu a vaga de Expedito Junior (PSDB/RO) cassado em 2008 e afastado pelo Supremo em novembro de 2009, é dono de uma empresa (Eucatur) que responde a mais de 200 processos. Ele próprio é alvo de um processo criminal que foi remetido do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de Rondônia e mais outra ação no TCU por irregularidades em convênio firmado entre a prefeitura de Ji-paraná e o extinto Ministério da Integração Regional.

 Uma das coisas que chamou a atenção de todos em sua posse foi o  discurso em defesa da aprovação do Projeto Ficha Limpa. Mas será que sua ficha está limpa? Confira clicando aqui ou acessando http://caranovanocongresso.blogspot.com/

Acir Gurgacz (PDT/RO)
Cícero Lucena (PSDB/PB)
Eduardo Azeredo (PSDB/MG)
Epitácio Cafeteira (PTB/MA)
Fátima Cleide (PT/RO)
Fernando Collor (PTB/AL)
Garibaldi Alves Filho (PMDB/RN)
Gilvan Borges (PMDB/AP)
Gim Argello (PTB/DF)
Inácio Arruda (PC do B/CE)
Jayme Campos (DEM/MT)
João Ribeiro (PR/TO)
João Vicente Claudino (PTB/PI)
Kátia Abreu (DEM/TO)
Lobão Filho (PMDB/MA)
Lúcia Vânia (PSDB/GO)
Mão Santa (PSC/PI)
Marconi Perillo (PSDB/GO)
Maria do Carmo Alves (DEM/SE)
Mauro Fecury (PMDB/MA)
Mozarildo Cavalcanti (PTB/RR)
Neuto De Conto (PMDB/SC)
Raimundo Colombo (DEM/SC)
Renan Calheiros (PMDB/AL)
Renato Casagrande (PSB/ES)
Roberto Cavalcanti (PRB/PB)
Romero Jucá (PMDB/RR)
Rosalba Ciarlini (DEM/RN)
Valdir Raupp (PMDB/RO)
Wellington Salgado de Oliveira (PMDB/MG)

23 de jan. de 2010

Licença maternidade de 6 meses


A partir de segunda-feira, as empresas poderão aderir ao programa que permite a ampliação da licença-maternidade de 4 para 6 meses - Lei 11.770 de 09/09/2008. A concessão do benefício é uma opção da empresa, que poderá abater a despesa do Imposto de Renda.

Depois da adesão, a funcionária tem um prazo de 30 dias após o nascimento da criança para requerer a ampliação. Ela tem direito ao salário integral. A medida também vale para casos de adoção. O objetivo é garantir o aleitamento e o bom desenvolvimento do bebê.

Um ano depois do Congresso ter aprovado a lei que criou o programa, somente ontem o beneficio foi  regulamentado e publicado no Diário Oficial da União. As vantagens só atingem  às empresas que fazem a declaração do Imposto de Renda pelo sistema de lucro real, o que reduz o alcance da medida. As empresas incluídas no Simples ou no sistema de lucro presumido não têm como abater a despesa.

Durante os quatro primeiros meses da licença, o salário é pago pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e os outros dois pela empresa. A despesa que a empresa tiver com a licença-maternidade nos dois últimos meses poderá ser descontada na hora da declaração anual do IR. Segundo a Receita, a medida representará redução de R$ 414 milhões na arrecadação em 2010. Para aderir ao programa, a empresa precisa se cadastrar no site da Receita na internet. A funcionária deve pedir o benefício diretamente à empresa.

A concessão do benefício é facultativa, se a empresa entender que não é vantajoso para ela, poderá se negar a prorrogar a licença por mais dois meses. No entanto, segundo o parecer de juristas, a  partir do momento que a empresa aderir ao programa, passa a ser um direito da funcionária a licença ampliada, a empresa não poderá aderir e decidir caso a caso.

22 de jan. de 2010

Correios prorroga prazo de inscrições do concurso


A Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos prorrogou mais uma vez o prazo de inscrições do concurso público que abre mais de 6 mil vagas em todo o País. A maioria das vagas é para cargos de atendente, carteiro e operador de triagem e transbordo. Os interessados têm até a próxima sexta-feira, 29, para se inscrever pelo site dos Correios na internet ou em uma das agências indicadas no edital da seleção. A taxa de inscrição é de R$ 30 para nível médio, R$ 60 para nível superior e R$ 35 para o cargo de técnico em segurança do trabalho.

Os editais, com dados sobre localidades, quantidade de vagas, agências que recebem inscrições e programas das provas podem ser conferidos clicando AQUI.

Prefeitura de Sapucaia do Sul convoca aprovados em concurso


A prefeitura de Sapucaia do Sul está convocando 397 aprovados no Concurso Público do Edital 009/2006, que prestaram provas para a área de educação. Ao todo são 339 professores de séries iniciais, português, matemática, história, geografia, educação artística, ciências, literatura, inglês, biologia, química, língua espanhola, além de 18 atendentes da área de educação infantil, cinco orientadores pedagógicos, dez orientadores educacionais, 15 auxiliares de disciplina e dez secretários de escola. A relação com os nomes dos aprovados está disponível no site www.sapucaiadosul.rs.gov.br e no saguão da sede administrativa da Prefeitura, Rua Leônidas de Souza, 1289, bairro Santa Cataria.

Os novos convocados devem apresentar-se na Secretaria Municipal de Gestão Pública, na Diretoria de Pessoal, no prédio administrativo da prefeitura, das 12h15 às 18h15, o mais breve possível. Após a apresentação será solicitada uma lista de documentos, necessários para que aconteça a nomeação destes profissionais, que estarão em sala de aula no início do ano letivo, previsto para fevereiro.

Concurso para Analista Técnico da SUSEP


A Escola de Administração Fazendária (ESAF) seleciona por meio de concurso público 138 analistas técnicos com curso superior em qualquer área.
Cargo: Analista Técnico

Escolaridade: Curso Superior concluído, em nível de graduação, em qualquer área.

Remuneração inicial: R$ 12.413,65

Taxa de Inscrição : R$ 130,00

Número de vagas: 138

Período de Inscrição: Entre 10 horas do dia 08 de fevereiro de 2010 e 23h59min do dia 28 de fevereiro de 2010

Data provável de realização das provas objetivas: 17 e 18 de abril de 2010

INSCREVA-SE AQUI
LEIA O EDITAL
Este site passará por manutenção nas próximas 24hs.
(consultas podem ser feitas pelo E-mail imagens.fatos@globo.com - comentários somente serão publicados após este período)

Bom final de semana!

21 de jan. de 2010

Liminar suspende inscrições do concurso para Oficiais de Justiça


Uma decisão judicial impediu a abertura das inscrições do concurso do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJRS), prevista para esta quinta-feira (21).

 A liminar foi concedida atendendo a um pedido da Associação dos Oficiais de Justiça do Rio Grande do Sul (Abojeris) e da Federação das Entidades Representativas dos Oficiais de Justiça Estaduais do Brasil (Fojebra), que argumentaram o descumprimeno da Resolução CNJ 48/2007 que determina nível superior para a carreira de Oficial de Justiça.

A decisão  do conselheiro Jefferson Kravchychyn, membro do CNJ, suspende as inscrições até a apreciação do mérito pela entidade.

Em  maio de 2009, uma liminar suspendeu, pelo mesmo motivo, outra seleção para oficial de justiça. Na época, 12 mil candidatos já haviam feito a inscrição para disputar as quatro vagas oferecidas. Nas informações prestadas ao CNJ, o TJRS argumentou que a Lei Estadual nº 11.291/98, que define a carreira dos oficiais de Justiça, estabelece diploma de nível médio para exercer a profissão.

Além disso, o tribunal afirmou que a alteração dos requisitos de escolaridade acarretaria aumento na despesa com pessoal e que não havia previsão orçamentária para isso. A reabertura das inscrições foi anunciada uma semana depois pelo tribunal, após decisão final do plenário do CNJ.

20 de jan. de 2010

Pelotas, retrato do descaso


Prioridades, assim define o  coordenador técnico da SSU, Luís Ronaldo Souza,  o serviço de limpeza que a secretaria começa a realizar nas praias (em função das festas de Iemanjá) e na área central (em função do Carnaval). O resto da cidade fica para depois (é o que dá para entender). Esta notícia é do site da Prefeitura.

E o resto da cidade está assim como nas fotos  (Rua Br. de São Luis-Fragata, acima em 2010 ao lado 2009), abandonado, e não é de hoje! O descaso  com certas zonas da cidade vem de longo tempo. A preocupação com o centro da cidade (que não está lá essas coisas) e com locais em evidência ( por onde passa a procissão), é  o que conta.



O exemplo está nesta esquina há muito tempo esquecida, o mato que cresce à beira do meio-fio da calçada atingiu 1 metro de altura, para atravessar de um lado para outro da rua é um desafio digno dos desbravadores. Em abril de 2009 o local já era considerado pelo Ibama (é piada) área de preservação ecológica, local destinado ao MSB-Maçaricos sem banhado, que haviam escolhido o local pela similaridade com seu habitat natural.

Não encontramos as aves em 2010 (dizem que um jacaré de papo amarelo que habitava o local afugentou-as), mas com certeza continuando assim, logo teremos novos moradores que encontraram ali um nicho ecológico ( os mosquitos foram os primeiros)  perfeito com abrigo, local para reprodução e alimentação farta.

19 de jan. de 2010

Gabarito do concurso Banrisul/2010


O PRESIDENTE DO BANCO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL S/A divulga, por este Edital, os GABARITOS das provas objetivas para o cargo de ESCRITURÁRIO, realizadas no dia 17/01/2010, informa o prazo para recursos e a forma de encaminhá-los.

1.GABARITOS (Nº da questão e alternativa correta)







. INTERPOSIÇÃO DE RECURSOS
3.1. Prazo: O prazo para encaminhar recursos referentes aos gabaritos será nos dias 20, 21 e 22 de janeiro de 2010.
3.2. Forma de encaminhar os recursos: Os recursos deverão ser dirigidos à Comissão de Concursos, conforme requerimento em anexo (Anexo Único deste Edital), podendo ser encaminhados da seguinte forma:
a) Entregues e protocolados na Fundação para o Desenvolvimento de Recursos Humanos – FDRH, na Av. Praia de Belas Nº 1595, em Porto Alegre – RS , no horário das 9h às 11h30min e das 14h às 17h, no prazo acima.
b) Enviados somente por SEDEX para o seguinte endereço, no prazo acima:
• Divisão de Concursos Públicos da FDRH
• Concurso Público do BANRISUL
• Av. Praia de Belas, 1.595
• Bairro Menino Deus
PORTO ALEGRE/RS - CEP. 90.110-001

3.3- Não serão considerados os recursos encaminhados fora do prazo. Quando enviados por SEDEX, será considerada a data de postagem do recurso no Correio (devendo estar dentro do prazo estabelecido acima).
3.4. Não serão aceitos recursos por e-mail ou outros serviços de postagem, a não ser aquele previsto no subitem 3.2, letra b, deste Edital
3.5. Para a interposição de recurso o candidato deverá preencher o Requerimento para Recurso, conforme modelo (Anexo Único deste Edital), o qual também se encontra à disposição dos candidatos nos locais indicados no subitem 2.1. deste Edital.
3.6- O recurso poderá ser entregue por outra pessoa, mas o Requerimento do Recurso deverá conter a assinatura do candidato.

Porto Alegre, 19 de janeiro de 2010.

18 de jan. de 2010

Juistiça afasta deputado da meia

Do Estado de São Paulo:

O juiz Álvaro Ciarlini, do Tribunal de Justiça do Distrito Federal (TJ-DF), acatou na tarde desta segunda-feira, 18, pedido do Ministério Público Federal, para que o deputado distrital Leonardo Prudente (sem partido) se afaste imediatamente da presidência da Câmara Legislativa. A ação que pedia o afastamento de Prudente do comando da Casa foi registrada pelo secretário-geral da Central Única dos Trabalhadores (CUT-DF), Cícero Batista Araújo Rola. Em dezembro, o deputado Leonardo Prudente havia pedido afastamento por 60 dias das suas atribuições de presidente, mas voltou ao cargo menos de um mês depois, sem comunicar a Mesa Diretora da Câmara. Foi então que a CUT moveu ação contra ele no TJ-DF.


Prudente é o deputado flagrado, em vídeo anexado ao inquérito da Operação Caixa de Pandora, guardando dinheiro de um suposto esquema de propina nas meias. Além dele, nove deputados distritais (sendo dois suplentes atualmente fora do cargo) são citados no inquérito como beneficiários do esquema que teria o governador José Roberto Arruda (sem partido) como chefe. O juiz estipulou multa de R$ 100 mil reais por dia caso Prudente não cumpra a decisão. (leia na íntegra)

Segundo a assessoria do deputado, ele vai acatar a decisão da Justiça e passará o comando da casa ao vice-presidente, o deputado Cabo Patrício do PT.

Este não tem mesmo como discutir a decisão da justiça, as imagens são irrefutáveis. Assista ao vídeo:



Concurso Público - Oficial de Justiça TJ-RS

Foi publicado hoje (18) o edital do concurso público paro o Tribunal de Justiça do Estado, são 122 vagas para o cargo de oficial de Justiça com salários que vão de R$ 3.034,00 a R$ 3.630,93. O cargo exige ensino médio completo. A jornada é de 40 horas semanais.


A taxa de inscrição custa R$ 48,00. Para realizar a prova, o candidato deverá optar por uma cidade entre Alegrete, Caxias do Sul, Passo Fundo, Pelotas, Porto Alegre, Santa Maria e Santo Ângelo. A solicitação de isenção (lei estadual 13.153/09) da taxa de inscrição poderá ser feita no período de 21/01 a 25/01/2010

As inscrições abrem no dia 21 de janeiro e podem ser feita clicando AQUI  até 9 de fevereiro.
.
A prova será composta de 78 questões objetivas de múltipla escolha, subdividida em três partes:
  1. Língua Portuguesa;
  2. Conhecimentos específicos;
  3. Tópicos de legislação.
A prova será aplicada no dia 28 de março, às 14 horas.

LEIA O EDITAL  INSCREVA-SE AQUI

O GABARITO DO CONCURSO PARA OFICIAL DE JUSTIÇA SERÁ DIVULGADO NO DIA 29/03.

Atualizado em 20/01/2010 às 20:43
Uma liminar concedida a Associação do Oficiais de Justiça do RS, suspendeu o edital e as inscrições que começariam na quinta-feira. Leia mais.

Atualizado em 10/02/2010
Reabertas as inscrições de 09/02/2010 a 01/03/2010, nova data para prova - 18/04/2010 - Leia Mais

17 de jan. de 2010

Verba indenizatória - para onde vai o dinheiro dos brasileiros


Pedro Simon (PMDB-RS) e Marco Maciel (DEM-PE), foram os únicos senadores da República que  não utilizaram nenhum centavo de verbas indenizatórias no ano de 2009. Os demais senadores gastaram o equivalente a 40.230 cestas básicas (tomando-se o valor mais alto, de São Paulo, de R$ 104,54).

Hospedagem, alimentação, combustíveis, lubrificantes e aluguel de veículos. Essas foram as despesas mais onerosas dos senadores ressarcidas pelo Senado em 2009 por meio da chamada verba indenizatória. Levantamento feito pelo site Congresso em Foco mostra que a Casa gastou R$ 4,2 milhões de toda a verba apenas para cobrir despesas dos gabinetes com hotéis, restaurantes e bares, postos de gasolina, aluguel de carro e táxi aéreo.

Esses gastos correspondem a cerca de 40% dos R$ 10,7 milhões desembolsados pelo Senado para cobrir despesas dos senadores com o exercício do mandato.

Quatro parlamentares gastaram o limite de R$ 180 mil a que tinham direito para cobrir o total de suas despesas: Fernando Collor (PTB-AL), Demóstenes Torres (DEM-GO), Gilvam Borges (PMDB-AP) e João Ribeiro (PR-TO). Os senadores consumiram R$ 2,58 milhões para manter as instalações de suas representações políticas nos Estados que representam. O terceiro maior gasto ficou por conta da divulgação da atividade parlamentar, impulsionada pelos senadores pré-candidatos, que utilizaram quase 90% dos R$ 1,78 milhão destinados à publicidade das ações dos parlamentares, conforme revelou o Congresso em Foco.

Apesar de o Senado ter um respeitado e bem remunerado corpo de consultores legislativos, as despesas com a contratação de consultorias, assessorias e pesquisas técnicas consumiram R$ 1,57 milhão de toda a verba indenizatória. Os senadores conseguiram ainda R$ 600,18 mil para comprar materiais de escritório e programas de computador, alugar móveis e cobrir despesas postais em 2009.(A Crítica)


Está matéria está no Blog do Lord, e mostra apenas uma parte dos gastos dos políticos brasileiros. Os valores são vergonhosos se compararmos com o salário de um trabalhador que tem um carga horária de 8 horas com apenas 4 dias de descanso por mês. Os senhores políticos trabalham em um ano menos que um trabalhador em 2 meses, e contam com o dinheiro público para satisfazer seus desejos e patrocinar a farra no congresso.


Veja a relação dos políticos FICHA SUJA na caixa de texto abaixo. Confira se o político que você, com seu voto, ajudou a eleger está nesta relação, e nas próximas eleições vote em uma Cara Nova do Congresso. (original em caranovanocongresso.blogspot.com)


Denilson no Lobão - Sonho ou realidade


Conforme declarações do presidente do Esporte Clube Pelotas, Luís Antônio Aleixo, à Rádio Gaúcha, o Lobão  está negociando com o atacante Denílson, pentacampeão mundial em 2002:

— O Pelotas está conversando há uma semana com o Denílson, jogador campeão do mundo. Não vou dizer que sua contratação está perto, mas alguns detalhes vêm sendo tratados. Existia uma expectativa dele pela contratação por um time da Série A do Campeonato Brasileiro, mas parece que isso não está se concretizando. E possivelmente, se tudo correr bem, no início da semana o Pelotas pode anunciar o Denílson — revelou.


A contratação do jogador seria através de parcerias. Aleixo afirmou que o Pelotas não teria condições de bancar o atleta sozinho:


— Sempre com parceria, viabilizando de alguma maneira. E o apoio do torcedor do Pelotas também é muito grande, desde a conquista da Copa Lupi Martins. (Fonte Rádio Gaúcha)

Se confirmada, será uma excelente contratação a altura de um clube do porte do EC Pelotas. Nós torcedores apoiamos a iniciativa.


Felipe Ruas
Imagens&Fatos

INPE - Processo Seletivo Simplificado


Publicados no Diário Oficial  dois editais que estabelecem as normas e abrem as inscrições ao Processo Seletivo Simplificado que irá contratar, por tempo determinado, profissionais de nível médio e superior para exercício de atividades técnicas e de pesquisa no Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE).

O primeiro edital é destinado à contratação de 15 profissionais de nível médio e superior que atuarão no Centro de Rastreio e Controle de Satélites do INPE, com vagas para São José dos Campos, Cuiabá e Alcântara. As inscrições devem ser feitas entre os dias 18 a 29 de janeiro nas unidades de Cuiabá (MT), São Luís (MA) e São José dos Campos (SP).

No segundo edital, são 26 vagas de nível superior na área de Pesquisa em Previsão de Tempo e Estudos Climáticos, para atuação em São José dos Campos e Cachoeira Paulista (SP), onde devem ser realizadas as inscrições também no período entre 18 e 29 de janeiro.

Os editais com todas as informações estão disponíveis AQUI

Primeiro processo seletivo:

Vagas - 15 vagas
Remuneração - de R$ 2.250 a R$ 8,3 mil e a jornada de trabalho será de 40 horas semanais.
Provas - os exames serão aplicados em Cuiabá (MT), São Luís (MA) e São José dos Campos (SP)
Locais de inscrição - Cuiabá (MT): Rua Hélio Ponce de Arruda s/n, Centro Político Administrativo, Bosque da Saúde / São Luís (MA): Rua Horto Florestal, 100F, Cruzeiro, Santa Bárbara / São José dos Campos (SP): Avenida dos Astronautas nº 1.758, Jardim da Granja

Segundo processo seletivo:

Vagas - 26 vagas
Remuneração - de R$ 6.936,07 a R$ 12.685,16.
Locais de inscrição - Cachoeira Paulista (SP): Rodovia Presidente Dutra, KM 40 / São José dos Campos (SP): Avenida dos Astronautas nº 1.758, Jardim da Granja

Concurso EMBRAPA - alteração de datas


A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) alterou as datas  do período de inscrições referente ao concurso que irá oferecer 676 oportunidades para níveis fundamental, médio e superior, além de cadastro reserva. A Empresa também divulgou a data de realização da prova oral, as informações podem ser encontradas no Diário Oficial da União, na página 5 da seção 3.

Período de inscrições: de 01 a 18 de fevereiro de 2010

Inscrições: on line (clique aqui)  ou nas agências dos Correios indicadas no edital de abertura, que abrangem todo o país.

Taxa de inscrição: de R$ 30 a R$ 110 (O período de pedido de isenção de taxa é de 15 a 18 de fevereiro.)

Datas e títulos:  prova objetiva, 21 de março -  prova oral está marcada para os dias 8 e 9 de maio. Além disso, Os documentos relativos aos títulos deverão ser entregues no período de inscrições, via Sedex ou Aviso de Recebimento (AR), ao Instituto Cetro, aos cuidados do Departamento de Planejamento de Concursos/ REF. Embrapa - títulos, que fica na Av. Paulista, 2001, 13º andar, CEP 01311-300, Cerqueira César, São Paulo (SP).

Carga horária: 40 horas semanais.

Remuneração: inicial de R$ 1.088,97  a R$ 7.419,90 ( todos terão direito à assistência médica, seguro de vida em grupo e acidentes pessoais, transporte, seguridade social, auxílio alimentação/refeição, auxílio pré-escola, auxílio para filho portador de deficiência mental, adicional por tempo de serviço e adicional por titularidade).

Leia o EDITAL
Faça sua INSCRIÇÃO

Concurso de Auditor Fiscal - resultado das provas objetivas e convocação,


Inscritos no concurso da Receita Federal do Brasil, para o cargo de auditor, já devem se preparar para a segunda etapa do concurso. O órgão divulgou o resultado final da prova objetiva e também a convocação para a avaliação discursiva, que está marcada para o dia 24 de janeiro (em duas etapas, manhã e tarde).

Os locais de provas serão disponibilizadas no site da Escola de Administração Fazendária (Esaf), responsável pela seleção. Além disso, também foram publicadas a lista de questões anuladas da prova objetiva e também as alterações finais feitas no gabarito oficial. As informações estão disponíveis no Diário Oficial da União, na página 70 da terceira seção.

Os candidatos inscritos passarão ainda por sindicância de vida pregressa e programa de formação, com carga máxima de 240 horas. Os aprovados serão lotados em Brasília e nas unidades descentralizadas da Receita.

Confira as alterações:

O DIRETOR-GERAL DA ESCOLA DE ADMINISTRAÇÃO FAZENDÁRIA-ESAF, no uso de suas
atribuições, observadas as disposições contidas no Edital ESAF nº 85, de 18/09/2009, publicado no Diário Oficial da União de 21/09/2009 e, em acolhimento aos pronunciamentos da Banca Examinadora emitidos em razão dos recursos apresentados às Provas Objetivas 1, 2 e 3 do concurso público para o cargo de Auditor-Fiscal da Receita Federal do Brasil, aplicadas nos dias 12 e 13 de dezembro de 2009, resolve, em consequência:


I - ANULAR as questões abaixo relacionadas, em seus respectivos gabaritos, e ATRIBUIR os pontos aelas correspondentes a todos os candidatos, independentemente de terem ou não recorrido:a) na Prova 1 - Conhecimentos Gerais (todos os gabaritos): a questão nº 25, da disciplina Inglês e nº 41e 44 da disciplina Raciocínio Lógico-Quantitativo; b) na Prova 2 - Conhecimentos Específicos I (todos os gabaritos): as questões nº 8, 9 e 16, da disciplina Direito Constitucional e Administrativo; nº 24, da disciplina Direito Previdenciário e nº 53, da disciplina Comércio Internacional;c) na Prova 3 - Conhecimentos Específicos II (todos os gabaritos): a questão nº 9, da disciplina Contabilidade Geral e Avançada e nº 22, da disciplina Auditoria; 
II - ALTERAR as respostas das questões abaixo indicadas, em seus respectivos gabaritos:a) na Prova 2 - Conhecimentos Específicos I: as questões da disciplina Direito Tributário, nº 35, de D para A (Gab.1); de A para D (Gab.2); de B para A (Gab.3) e de C para A (Gab.4) e nº 42, de E para A (Gab.1); de B para A (Gab.2); de C para A (Gab.3) e de D para A (Gab.4); e nº 55, da disciplina Comércio Internacional, de D para A (Gab.1); de A para D (Gab.2); de B para A (Gab.3) e de C para A (Gab.4); b) na Prova 3 - Conhecimentos Específicos II: a questão de 3, da disciplina Contabilidade Geral e Avançada, de A para D (Gab.1); de D para C (Gab.2); de C para D (Gab.3) e de B para D (Gab.4); nº 39, da disciplina Auditoria, de B para C (Gab.1); de E para C (Gab.2); de D para C (Gab.3) e de C para D (Gab.4);
III - VALIDAR os gabaritos divulgados, com as anulações constantes do item I e as alterações constantes do item II, ambos deste Edital;
IV - JULGAR improcedentes os demais recursos apresentados às questões das provas objetivas;
V - DIVULGAR, em anexo, em cumprimento ao disposto no subitem 9.13, a relação dos candidatos
aprovados nas provas objetivas e classificados até o limite estabelecido no subitem 10.1, respeitados os subitens 10.2 e 10.3, em conformidade com os critérios de habilitação e classificação estabelecidos nas letras “a” e “b” do subitem 12.1, todos do Edital ESAF nº 85/2009, regulador do concurso;
VI - ESCLARECER que o conteúdo dos pareceres referentes ao indeferimento ou não dos recursos apresentados quanto às provas objetivas estará à disposição dos candidatos no endereço
www.esaf.fazenda.gov.br, exclusivamente durante os 2 (dois) dias úteis seguintes à publicação deste edital;
VII - CONVOCAR os candidatos constantes da relação a que se refere o item V acima para prestarem as provas discursivas, no dia 24 de janeiro de 2010, conforme determinado abaixo:
DIA PROVA DISCURSIVA - 24/01/2010 manhã
FECHAMENTO DOS PORTÕES - 9 horas Horário de Brasília (Horário de verão)
DURAÇÃO - 4 horas
24/01/2010 tarde
FECHAMENTO DOS PORTÕES - 15 horas
DURAÇÃO - 4 horas
VIII - INFORMAR que os locais de aplicação das provas discursivas serão dados a conhecer somente via internet, no endereço www.esaf.fazenda.gov.br, mediante consulta pelo próprio candidato, durante os 3 (três) que antecederem a realização das provas;
IX - CONSIDERAR reprovados, para todos os efeitos, os demais candidatos não convocados para prestar as provas discursivas, de conformidade com o subitem 9.13.1do supracitado Edital.

CONFIRA A RELAÇÃO DOS CONVOCADOS, CLIQUE AQUI>