Pesquisa personalizada

22 de mar. de 2009

Água, fonte da vida

Quando você lavar o seu carro, sua calçada, deixar a torneira pingando, saiba que a cada 20 segundos morre uma criança vítima de más condições de saneamento que afetam cerca de 2,6 bilhões de pessoas no mundo, segundo dados da ONU. As péssimas condições de saneamento combinadas com a falta de água potável e de condições de higiene contribuem para as terríveis taxas de mortes associadas ao problema.
.
Das águas da Terra, menos de 3% são doces e, destas, mais de dois terços estão inacessíveis para consumo humano. O Brasil detém aproximadamente 12% da água doce disponível no mundo, mas mais da metade (54%) desse total localiza-se na Amazônia e na bacia do rio Tocantins, onde está a menor população por quilômetro quadrado do país.
.
Segundo a FAO (Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação), a escassez de água já afeta 1,2 bilhão de pessoas em todo o mundo, enquanto outros 500 milhões já começam a sofrer pela falta do recurso.
.
A água é fonte de vida. Dela dependemos, não importa quem somos, onde vivemos e o que fazemos. Mesmo assim, o homem não da à importância devida para estas questões.
.
Neste dia 22, Dia mundial da Água, vamos tomar consciência de que se não começarmos a nos preocupar agora, possivelmente nossos netos não tenham oportunidade de comemorar esta data no futuro.
.
Abaixo, um vídeo institucional de 2007 do serviço de saneamento de Pelotas.
Uma campanha de conscientização, para as pessoas economizarem água.
Infelizmente essas campanhas são feitas apenas quando existem problemas de
abastecimento. Uma preocupação que deveria fazer parte da agenda diária dos
administradores, principalmente em nossa cidade, onde parte da rede d'água têm
mais de 40 anos, onde em diversos bairros a rede é formada por mangueiras a céu
aberto e mais de 30% da água produzida é jogada fora em centenas de vazamentos
espalhados pela cidade.

Nenhum comentário: