Pesquisa personalizada

25 de nov. de 2008

dia internacional da não violência contra a Mulher


O combate à violência contra a mulher é uma preocupação no mundo. Os movimentos sociais levam a sério esta preocupação e, para marcar a fundamental importância do tema, designaram datas que no mundo inteiro servem para conscientizar as pessoas sobre o problema “violência”.

Hoje é uma dessas datas, 25 de novembro.
Um dia para lembrar, protestar e mobilizar contra a violência à mulher.

Definido no I Encontro Feminista Latino-Americano e do Caribe, realizado em 1981, em Bogotá, Colômbia, o 25 de novembro é o Dia Internacional da Não-Violência contra a Mulher. A data foi escolhida para lembrar as irmãs Mirabal (Pátria, Minerva e Maria Teresa), assassinadas pela ditadura de Leônidas Trujillo na República Dominicana.

A ONU reconheceu a data em março de 1999, alterando seu nome para Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra a Mulher. O reconhecimento desta data pode ser considerado uma grande vitória do movimento de mulheres da América Latina.
No Brasil, diariamente temos noticia de casos de violência contra a mulher, recentemente a morte da jovem Eloá trouxe a tona o problema. Outros tantos casos como a exploração de menores, jovens prostitutas que sofrem violência diariamente.

É um dia para refletir sobre o assunto e, sabendo-se de algum caso, denunciar.

Se você é uma mulher que está vivendo uma situação de violência e quer romper com o silêncio, ligue 180 –Central de Atendimento à Mulher. Ligue de qualquer lugar do Brasil e a qualquer hora, você pode ligar para denunciar ou pedir orientações.

Em Pelotas a Delegacia Especializada em Atendimento à Mulher fica na Praça Piratinino de Almeida, 17, Centro. Telefone/Fax 3225-6888. E-mail pelotas- dm@policiacivil.rs.gov.br

Nenhum comentário: