Pesquisa personalizada

3 de jun. de 2009

Prefeitura distribui somente agora, donativos para atingidos pelas chuvas de Janeiro.


03.06.2009

A foto menor é de 29 de Janeiro de 2009, uma da muitas imagens dos danos causados pelas chuvas em Pelotas. Foram mais de 70 mil pessoas afetadas, mais de 1.200 pessoas desabrigadas e desalojadas, 12 mortes em Pelotas e região. Uma situação de calamidade pública.
.
Atendendo apelo das autoridades e das famílias atingidas, a população foi solidária e ajudou no que podia. Doações de todos os tipos foram encaminhadas à Defesa Civil, prefeitura e centros de coletas. Foram roupas, móveis, cestas de alimento e eletrodomésticos. Grupos de pessoas se reuniam e corriam em busca de ajuda para aquelas famílias que perderam o pouco que tinham.
.
Mas para a surpresa de todos, muitos donativos não foram entregues aos destinatários. Na semana passada foi noticiado que donativos estavam jogados em depósitos da Secretaria da Cidadania.
.
Hoje a prefeitura anunciou (foto maior) em seu site que 60 voluntários, engajados em ações sociais, completaram a triagem das roupas doadas pela comunidade à população em situação de vulnerabilidade social. Que as doações de roupas que foram armazenadas pela Secretaria de Cidadania e Assistência Social (SMCas) no Grande Hotel já passaram pelo trabalho de triagem, separadas e ensacadas, e estão sendo encaminhadas a diversas entidades instituições que se cadastraram para receberem as doações.
.
Afinal de contas, os atingidos pela chuva receberam o quê?
.
Por que logo agora, depois das denúncias, a prefeitura resolveu reunir voluntários para fazer esta triagem?
.
E por que entidades particulares estão recebendo estas doações? No site foi divulgada uma lista com o nome das entidades que estão recebendo os donativos que a população fez para os atingidos pela "chuva". Entre elas está o Colégio Gonzaga uma escola particular que estaria promovendo uma ação social.
.
Este é um atestado triste de incompetência e falta de solidariedade que a administração do prefeito Fetter Jr. está assinando em baixo. Milhares de pessoas foram solidárias, e a prefeitura fez pouco caso. Estamos indignados.

3 comentários:

Anônimo disse...

Eu esperava mais do pai do asfalto. Esperava que ele fosse mais humano, ou pelo menos ,mais competente. E o pior de tudo, que ele acha que com palavras bonitas pode iludir a população. Eu andei 3 dias com agua pela cintura, levando ajuda para os moradores da castilhos, fiz de coração. Juntei uma kombi de roupas e entreguei na brigada, fiz de coração. O meu consolo é que essas atitudes vão ser julgadas nas urnas na prócxima eleição. Espero que os mradores da vila farroupilha, castilhos, da guilhobel não esqueçam disto.

Anônimo disse...

Que irresponsabilidade, ainda vai fazer bonito com a solidariedade dos outros. Será que ele quer alguma ajuda do Furoh Souto?

Anônimo disse...

O que pode-se esperar de um prefeito que acha que R$4,00 é aumento decente? Nada, a não ser indiferença pelos menos providos.