Pesquisa personalizada

28 de jun. de 2009

Morre o primeiro brasileiro vítima da gripe A

O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, lamentou neste domingo (28) a morte do rapaz de 29 anos em decorrência da influenza A (H1N1) - gripe suína - e reafirmou que o ministério continuará a imprimir todos os esforços para conter o o avanço da doença e evitar outros óbitos.
.
O primeiro brasileiro vítima da gripe mundial morreu às 10h28 deste domingo (28) em Passo Fundo (RS). De acordo com o Hospital São Vicente de Paulo, trata-se do caminhoneiro Vanderlei Vial, 29 anos, que esteve na Argentina a trabalho e retornou no dia 20 ao Brasil.
.
O caminhoneiro contraiu a doença em uma viagem de 7 dias à Argentina, feita ainda neste mês de junho. Logo depois da chegada do corpo ao município, foi iniciado o velório do caminhoneiro, realizado na capela Nossa Senhora da Salete. Cerca de 30 pessoas estavam presentes ao velório. Pelo menos a metade usava máscaras para se proteger da doença. O enterro será amanhã as 10 horas
.
Em entrevista coletiva realizada nesta tarde, o ministro da Saúde, José Gomes Temporão, relatou que o paciente retornou ao Brasil no dia 19 já com febre, tosse e dor muscular. O quadro piorou no dia 23, levando Vanderlei Vial a falecer por insuficiência respiratória neste domingo - treze dias depois do início dos primeiros sintomas da gripe influenza A(H1N1).

Nenhum comentário: