Pesquisa personalizada

26 de jun. de 2009

Pelotas entra em estado de "Alerta Epidemiológico"



O prefeito Adolfo Antonio Fetter decretou hoje (26) Estado de Alerta Epidemiológico no âmbito do Município de Pelotas. Durante o Estado de Alerta Epidemiológico será adotado, por exemplo, o expediente administrativo de Contratação Temporária de médicos plantonistas para atuarem na Rede Ambulatorial do Município através da publicação de Edital específico. A decisão do Chefe do Executivo tem cunho preventivo.

O Decreto nº 5.183 leva em consideração, entre outros pontos, o Estado de Pandemia nível 6 adotado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), em razão da disseminação do Vírus da Gripe A H1N1 em todos os Continentes; a ocorrência de vários casos de Gripe A H1N1 suspeitos e confirmados em países do Cone Sul (Argentina, Chile e Uruguai), e em municípios próximos a Pelotas; e a ocorrência de casos suspeitos e até a presente data monitorados pela equipe de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde de Pelotas (SMS).

Até as 19h desta sexta-feira (26), ainda não havia chegado do Laboratório Central do Estado (Lacen), de Porto Alegre, o resultado da análise das amostras coletadas na última segunda-feira (22), a partir da primeira paciente suspeita de portar o vírus da Influenza A (H1N1) – uma mulher que havia viajado recentemente à Argentina. O secretário de Saúde, Francisco Isaías, disse que a informação será tornada pública tão logo cheguem os resultados das análises.

Joice Lima/AI-Pref. Pelotas

Nenhum comentário: