Pesquisa personalizada

25 de jun. de 2009

Identificado segundo caso de suspeição de gripe A em Pelotas

Foi identificado hoje (25) o segundo caso de suspeição de gripe A (H1N1) em Pelotas. A mulher de mais de quarenta anos tinha passado, durante o feriado de Corpus Christi, por um dos países nos quais foram confirmados casos da doença e começou a apresentar os sintomas na segunda-feira.
.
Após a coleta de amostras, realizada hoje (25) em Pelotas, a paciente encontra-se em sua residência, sob acompanhamento do Departamento de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).
.
O material coletado foi enviado ao Laboratório Central do Estado (Lacen) em Porto Alegre e logo será encaminhado para análise no Laboratório Fiocruz, no Rio de Janeiro. Há três dias havia sido notificado o primeiro caso suspeito na cidade, cujo resultado deve ser divulgado a partir de amanhã – assim que chegar da Fiocruz.
.
Devem considerar a hipótese de haver sido contagiadas com a gripe A aquelas pessoas que viajaram para fora do país ou que tenham estado em contato com alguém que viajou recentemente e apresentem os sintomas: febre superior a 38ºC, tosse, dor de cabeça intensa, dores musculares e articulações, irritação dos olhos e fluxo nasal.
.
Quem suspeitar que pode estar com a doença deve ligar para a Vigilância Epidemiológica imediatamente (telefone 3284-7722) ou procurar o Centro de Especialidades (rua Voluntários da Pátria, 1.418), de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h30min e o Pronto Socorro das 17h30min às 8h, para receber orientações de como agir.
.
Joice Lima/AI Prefeitura de Pelotas

Nenhum comentário: