Pesquisa personalizada

21 de out. de 2009

Respeite a faixa


O setor de Educação da Secretaria de Segurança, Transporte e Trânsito (SSTT), Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e a trupe do Teatro Fuxico dão início, nesta quarta-feira (21), à campanha “Dê uma chance à vida...respeite a faixa... use a faixa”.

A partir das 14h30, a faixa de segurança da rua 15 de Novembro, vai virar espaço de conscientização. O propósito da ação é o de despertar em pedestres e condutores a importância do uso da faixa de segurança.

Na legislação de trânsito está previsto que os condutores de veículos parem antes da faixa, quando há pedestre, mesmo quando ele não estenda a mão solicitando passagem. No caso de desrespeito ao pedestre, o motorista será punido com multa gravíssima, que corresponde à R$ 191,54 e à perda de sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação.

“Dar preferência ao pedestre, nesse caso, é frear o veículo imediatamente antes da faixa. Não basta reduzir a velocidade ou desviar do pedestre. É obrigatório parar o veículo e esperar.

Nos semáforos, o pedestre tem que aguardar que o sinal fique vermelho e aí realizar a travessia. Em locais sem faixa ou semáforo, é fundamental observar com atenção a distância do veículo, para, em seguida, atravessar.

O vídeo acima foi feito antes da campanha da SSTT. Ele mostra como é atravessar na faixa nas ruas de Pelotas e a descoberta de mais um velocista que provavelmente, se não morrer atropelado antes, estará no Rio em 2016.

Vídeo postado por

Joaquim Santana

Nenhum comentário: