A 3ª Conferência Municipal de Cultura em Pelotas apresentou os resultados finais na tarde deste sábado. Representantes de diversos segmentos culturais e artísticos de Pelotas reafirmaram as reivindicações da comunidade cultural, dentre elas, a manutenção da Secult, a implantação de Lei Municipal de Incentivo à Cultura e a criação de uma Casa de Cultura.
.Nove delegados foram eleitos pelos participantes, caberá a eles apresentarem e defenderem as prioridades do setor diante dos representantes de todo o estado na Conferência Estadual de Cultura que está prevista para ser realizada em dezembro
.
Os representantes da sociedade civil eleitos foram:- Sandro Luiz Duarte Mesquita - Central Única das Favelas
- Daniel Balhego - Banda Soul da Silva
- Valdir Robe Júnior - Produtor cultural
- Daniel Amaro - Cia de Dança Afro Daniel Amaro
- Jonas Fernando Martins Santos - Movimento Negro de Pelotas
- Fábio Vergara Cerqueira - ONG Instituto Memória e Patrimônio
- Eduarde Leite - vereador
- Milton Martins - vereador
- Renato Póvoa - assessor da Câmara
Na 2ª Conferência de Cultura realizada em junho de 2007, foram elencadas prioridades para Cultura e Educação, Patrimônio Cultural, Cidadania, Economia da Cultura e Gestão Pública e Cultura. Estas prioridades foram deixadas de lado pelo poder público, culminando na ameaça de extinção da Secretaria Municipal de Cultura em 2009. Agora os movimentos culturais de Pelotas definiram novas diretrizes para a política cultural na cidade, esperamos que o poder público dirija suas ações com base naquilo que foi pautado como prioridade pela conferência.
Nenhum comentário:
Postar um comentário