Pesquisa personalizada

27 de fev. de 2010

Terremoto de 8,8 graus no Chile

getCAAF72BO

O terremoto que atingiu o Chile 3h26min da madrugada deste sábado matou ao menos 100 pessoas. A presidente do pais, Michelle Bachele, decretou estado de catástrofe e determinou que as regiões litorâneas e ilhas fossem desocupadas, como a de Páscoa.

Há relatos de que um tsunami tenha atingido a ilha de Juan Fernandez. Também há informações de incêndios causados por vazamentos de gás devido o rompimento da tubulação. O fogo atingiu a Universidade de Concepción --localizada perto do epicentro do terremoto.

Após o terremoto, moradores de várias regiões do Chile ficaram sem luz, água e serviços de telefonia. 20100227elpepuint_3

O aeroporto internacional de Santiago ficará fechado por ao menos 24 horas, o que dificulta a entrada e saída de estrangeiros do país.

O tremor foi o maior no país em 25 anos. Antes dele, o pior havia sido o de março de 1985, que causou centenas de vítimas e destruiu várias localidades.

Um alerta de tsunami foi emitido para as zonas costeiras do Chile, Equador e Peru, e depois estendido para a Colômbia, Panamá, Costa Rica, Antártida e região do Pacífico.

  chile1

O Centro de Avisos do Pacífico dos Estados Unidos ampliou o alerta de tsunami para grau de vigilância à Colômbia, Panamá, Costa Rica e a Antártida, além do Equador, após o terremoto de 8,8 graus na escala Richter que atingiu a costa do Chile. O Peru já havia sido alertado.

Segundo o USGS (United States Geological Service, na sigla em inglês), o terremoto teve seu epicentro a 35 quilômetros de profundidade, na região de Bio Bio, a cerca de 320 quilômetros ao sul da capital chilena, Santiago, e 91 quilômetros ao norte de Concepción. 20100227elpepuint_7

 

O Itamaraty informa que a embaixada do Brasil em Santiago está trabalhando para dar apoio aos brasileiros que estão no país. Informações sobre brasileiros no Chile pode ser conseguidas pelo telefone (61) 8197 2284.

Nenhum comentário: