Pesquisa personalizada

8 de nov. de 2009

Governo de Cuba ataca a blogueira Yoani Sanches


A cubana Yoani Sanchez, autora do blog Generación Y que ganhou destaque internacional por comentar sobre a dura vida sob o comunismo cubano, denunciou em seu site neste sábado ter sido presa junto com Orlando Luis Pardo, seu amigo, quando os dois saíam para participar de uma marcha de jovens contra a violência, eles foram detidos por agentes do Estado e sofreram ameaças e agressões.

Sanchez afirmou à agência Associated Press que dois agentes do Estado à paisana pararam-na no bairro de Vedado, em Havana, quando ela ia com amigos para um protesto no centro da cidade.

Os agentes ordenaram então que ela e Orlando entrassem no carro e chegaram a puxar seu cabelo e chutá-la quando ela se recusou. "Foi muito violento", disse Sanchez.

No carro, os agentes acusaram-na de contrarevolucionária e disseram que ela foi muito longe com seus comentários contrários ao regime cubano, no qual conta sobre os problemas do país onde o governo controla quase todos os aspectos da vida.

Sánchez, que recebeu os prêmios Ortega y Gasset (do jornal espanhol El País, em 2008) e Maria Moors Cabot (da Universidade de Columbia, em 2009). A revista Time nomeou Sanchez como uma das pessoas mais influentes do mundo. Em outubro ela foi proibida pelo governo cubano de viajar e receber os prêmios.
.
O governo cubano chama a oposição ao governo de mercenários pagos por Washington, e nega as acusações vindas via internet "Desde Cuba".

Esta é uma prova da violência do governo de Cuba - que muitos brasileiros reverenciam - na tentaiva de calar as vozes que se levantam contra o regime ditatorial e carniceiro dos Castros. O site de Yoani tem mais de 1 milhão de acessos diários, sua palavras serão lidas, principalmente fora da ilha, já que a internet cubana é controlada por Castro.

Um comentário:

Vera (Deficiente Ciente) disse...

Olá Carlos!
Obrigada por sua visita!
Quero agradecê-lo também, pela ajuda na campanha de divulgação da garotinha Taynara! Obrigada mais uma vez!

abraços
Vera