Pesquisa personalizada

31 de jul. de 2009

Pronto Socorro de Pelotas terá atendimento especial para gripe a partir de amanhã


Inicia ao meio-dia deste sábado (1º) o atendimento específico para gripes no Pronto Socorro de Pelotas. Aquelas pessoas que sentirem sintomas característicos de síndrome gripal, seja Influenza A (H1N1) ou gripe sazonal, poderão dirigir-se diretamente às duas tendas que estarão em funcionamento na área externa do PS (rua Barão de Santa Tecla, 834). Uma equipe com médico, enfermeiro e técnicos em enfermagem fará o atendimento das 12h às 20h, no sábado e no domingo, e uma unidade móvel da Secretaria de Saúde (SMS) estará no local para prestar apoio.

Durante a semana, o serviço funcionará apenas a partir do final da tarde, das 17h às 22h. As pessoas não devem deixar de procurar as Unidades Básicas de Saúde, como já vem sendo orientadas. Este serviço no PS é uma alternativa a mais para aqueles que moram em localidades nas quais os postos de saúde não abrem no turno da noite.

A partir do próximo final de semana, os horários de atendimento específico para gripes no PS serão ampliados: das 8h às 20h, ininterruptamente, tanto sábado quanto domingo.

A Secretaria Estadual da Saúde informou nesta sexta-feira que o Estado registrou mais quatro óbitos devido à gripe A. Uma das vítimas era gestante. Com isso, o Rio Grande do Sul tem 25 mortes decorrentes da gripe A (H1N1). No Brasil, são 74 casos.

Os óbitos foram registrados no dia 19 de julho, do sexo feminino, 23 anos, gestante, dona de casa, em Vacaria. Dia 19 de julho, soldador, que apresentava pneumopatia, em Caxias do Sul. Dia 20 de julho, do sexo feminino, 21 anos, dona de casa portadora de Diabetes, em São Borja, e no dia 25 de julho, do sexo masculino, 37 anos, profissão não especificada, em Caxias do Sul.

Em Pelotas, segundo a Secretaia Municipal da Saúde, desde abril houve 28 casos notificados (suspeitos);

•02 casos descartados;

•01 caso confirmado notificado em Porto Alegre (oriundo da Austrália);

•01 óbito em investigação (Influenza A H1N1 e Hantavirose);

•21 aguardando resultado de exames;

•12 internados, no momento, em acompanhamento.



Para orientação e atendimento da Síndrome Gripal e dos fluxos normatizados, as pessoas devem procurar a Sala da Influenza que fica no Centro de Especialidades, rua Voluntários da Pátria, 1436. O telefone é 53. 3222-5963. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira das 8h às 12h e das 13h30 às 17h30. Sábados, domingos e feriados, das 8h às 17h.

Nenhum comentário: