Pesquisa personalizada

15 de ago. de 2009

País tem 191,5 milhões de habitantes

Segundo uma estimativa divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Brasil tem hoje 191.585.339 habitantes. São Paulo é o Estado que mais concentra população, com 41,4 milhões de habitantes, o equivalente a 21,6% do total, Minas Gerais vem em segundo, com 20 milhões, seguido pelo Rio de Janeiro, com 16 milhões.
.
As dez maiores cidades continuam sendo capitais. São Paulo é a cidade com o maior número de habitantes, pouco mais de 11 milhões. O Rio de Janeiro é a segunda cidade mais populosa, com mais de 6 milhões, seguida por Salvador, que tem quase 3 milhões. Os outros municípios mais populosos são Brasília (DF), Fortaleza (CE), Belo Horizonte (MG), Curitiba (PR), Manaus (AM), Recife (PE) e Belém (PA), que se tornou a 10ª cidade com o maior número de habitantes do País, tomando o lugar de Porto Alegre (RS), que figurou na posição na última pesquisa do IBGE, em 2008. Os demais municípios mantiveram suas colocações.
.
Pelotas continua sendo a 3ª cidade mais populosa do Rio Grande do Sul, mas seu índice de crescimento é o menor entre a três maiores do interior do estado. Rio Grande, o 7º PIB do estado, não reflete no índice de crescimento populacional o mesmo índice de crescimento econômico, o que está diretamente relacionado com as características habitacionais do município. São José do Norte, município vizinho, com um crescimento de 5,4% em sua população, está sendo mais beneficiada.


Nenhum comentário: