Pesquisa personalizada

3 de ago. de 2009

Influenza A em Pelotas - Orientações

A Secretaria da Saúde, por meio do Departamento de Vigilância Epidemiológica comunica que o atendimento específico para gripes no Pronto Socorro de Pelotas, está sendo feito em tendas em frente ao Pronto Socorro de segunda a sexta-feira das 17 às 22hs, nos sábados e domingos das 8 às 20hs. Durante a semana, as pessoas devem procurar as Unidades Básicas de Saúde de seus bairros.
SALA DA INFLUENZA – informação sobre Influenza e suporte aos hospitais: RuaVoluntários da Pátria, 1.436. Telefone: 3222-5963 De segunda a sexta das 8h às 12h e das 13h30min às 17h30min. Sábados, domingos e feriados, das 8h às 17h.
.
Quem deve procurar atendimento?
.
Todas as pessoas que sentirem sintomas característicos de síndrome gripal.
.
Quais são os sintomas?
.
Febre repentina, tosse, dor de cabeça, dores musculares, dores nas articulações e coriza.
.
Como previnir a doença?
.
Alguns cuidados básicos de higiene podem ser tomados, como: lavar bem as mãos frequentemente com água e sabão, evitar tocar os olhos, boca e nariz após contato com superfícies, não compartilhar objetos de uso pessoal e cobrir a boca e o nariz com lenço descartável ao tossir ou espirrar.

.
Boletim diário da Influenza A (H1N1) em Pelotas

O Departamento de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde (SMS) de Pelotas liberou, no final da tarde desta segunda-feira (03), dados atualizados sobre as notificações de casos suspeitos de gripe A no Município. Até o momento foram registrados:

32 casos suspeitos;

02 casos foram descartados por exame laboratorial;

01 caso confirmado, oriundo da Austrália;

01 óbito em investigação (Influenza A H1N1 e Hantavirose);

25 casos aguardam resultados;

04 pacientes tiveram alta;

16 estão internados, em acompanhamento.

......................................................................................

No país:

Segundo os balanços dos Estados, o total de mortes no País chega a 103. Hoje no Rio, 7 óbitos foram confirmados ser por Influenza A. Santa Catarina confirmou as primeiras três mortes. Em nosso estado 4 mortes ocorreram hoje, em Passo Fundo (2), Novo Hamburgo e Santa Maria. Pernambuco e Bahia, tiveram as primeiras mortes registradas hoje,

O secretário de Ciência e Tecnologia e Insumos do Ministério da Saúde, Reinaldo Guimarães, confirmou nesta segunda-feira que o governo brasileiro já tem garantida a compra de 18 milhões de novas doses de vacina para combate da gripe suína. Até dezembro devem chegar ao Brasil um milhão de doses prontas da vacina. Os outros 17 milhões serão providenciados no primeiro trimestre de 2010 e chegarão a granel, o que obrigará o Instituto Butantã, em São Paulo, a processar o insumo e transformá-lo na versão final para aplicação nos pacientes.

Nenhum comentário: