Pesquisa personalizada

25 de ago. de 2009

Argentina descriminaliza posse da maconha

A Suprema Corte de Justiça da Argentina declarou inconstitucional, nesta terça-feira, a punição à posse de quantidades pequenas de maconha para consumo pessoal para maiores de idade, anunciou uma fonte do alto tribunal.

A sentença estabelece que "deve-se proteger a privacidade das pessoas adultas para decidir sobre sua conduta" em relação ao consumo de maconha, indica o texto divulgado à imprensa.

O tribunal alega ter se baseado na Constituição - segundo a qual "as ações privadas dos homens que não ofendem de nenhum modo a ordem e a moral pública, nem prejudicam um terceiro, estão apenas reservadas a Deus e isentas da autoridades dos magistrados".

A Corte se pronunciou em um caso no qual cinco jovens foram condenados por posse de maconha: eles foram presos no início de 2006 em uma operação policial, e cada um levava entre um e três cigarros de maconha nos bolsos.

A sentença, no entanto, adverte que "nenhuma permissão legal para consumir indiscriminadamente foi outorgada". (terra)
.
No Brasil, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, também defende a descriminalização do uso de maconha, ele diz que "proibir o uso da maconha, é o mesmo que proibir as pessoas de fazerem sexo".

Nenhum comentário: