Durante as eleições de 2010, 60 municípios de 23 estados brasileiros receberão urnas com leitor biométrico, que permitem a identificação de eleitores através da impressão digital. Em torno de 1 milhão de pessoas experimentarão o sistema.
No Rio Grande do Sul, os eleitores de Canoas estarão testando a novidade. No momento da votação, depois que o eleitor apresentar os documentos, sua identidade será confirmada por meio do reconhecimento biométrico de sua digital. Se houver dúvidas ou se a digital não for reconhecida, o mesário terá à sua disposição a folha de votação com as fotos de todos os eleitores daquela seção, à qual poderá recorrer para confirmação da identidade.
O sistema impedirá que uma pessoa vote no lugar de outra. Outra mudança é com relação a liberação da urna que será automática, sem a necessidade de intervenção dos mesários.
O sistema eletrônico de votação em urnas com leitor biométrico já foi usado nas eleições municipais de 2008 em três cidades pioneiras: Colorado do Oeste/RO, Fátima do Sul/MS e São João Batista/SC. Mas a expectativa é que até 2018 todos os municípios brasileiros já realizem eleições com a nova tecnologia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário