Pesquisa personalizada

31 de jul. de 2010

Leitor biométrico será usado em 2010

Durante as eleições de 2010, 60 municípios de 23 estados brasileiros receberão urnas com leitor biométrico, que permitem a identificação de eleitores através da impressão digital. Em torno de 1 milhão de pessoas experimentarão o sistema.

No Rio Grande do Sul, os eleitores de Canoas estarão testando a novidade. No momento da votação, depois que o eleitor apresentar os documentos, sua identidade será confirmada por meio do reconhecimento biométrico de sua digital. Se houver dúvidas ou se a digital não for reconhecida, o mesário terá à sua disposição a folha de votação com as fotos de todos os eleitores daquela seção, à qual poderá recorrer para confirmação da identidade.

O sistema impedirá que uma pessoa vote no lugar de outra. Outra mudança é com relação a liberação da urna que será automática, sem a necessidade de intervenção dos mesários.

O sistema eletrônico de votação em urnas com leitor biométrico já foi usado nas eleições municipais de 2008 em três cidades pioneiras: Colorado do Oeste/RO, Fátima do Sul/MS e São João Batista/SC. Mas a expectativa é que até 2018 todos os municípios brasileiros já realizem eleições com a nova tecnologia.

Nenhum comentário: