![]() |
Ilustração do livro de Sanguinetti |
31 de jul. de 2010
Justiça proíbe livro sobre a morte de Isabella
Leitor biométrico será usado em 2010
Nova legislação regulamenta mototaxi
Segundo especialistas no assunto, considerando que o artigo oitavo da lei, prevê que a adequação das medidas legais, deverá ocorrer em até 365 dias, contados da regulamentação pelo Contran, o prazo para a adaptação é junho do próximo ano. “Somente a partir de 13 de junho de 2011 é que as novas exigências começaram a ser fiscalizadas”.
Concurso público para Polícia Civil/RS
LEIA O EDITAL
FAÇA SUA INSCRIÇÃO AQUI
30 de jul. de 2010
Sakineh Ashtiani - FAÇA SUA PARTE
As autoridades iranianas continuam impondo condenações a morte por lapidação. Atualmente, ao menos 11 pessoas correm perigo de ser executadas desse modo. Segundo o Código Penal iraniano, a execução por apedrejamento é prescrita em caso de “adultério durante o matrimônio”.
O Código Penal especifica a forma em que deve levar-se a cabo a execução e os tipos de pedras que devem ser utilizadas. O artigo 102 estabelece que, para a execução mediante lapidação, se enterrará os homens até a cintura e a mulheres até o peito.
Segundo o artigo 104, que faz referência a pena por adultério, as pedras utilizadas no deverão ser "suficientemente grandes como para matar a pessoa de uma ou duas pedradas, nem deverão ser tão pequenas que não possam matar". O que deixa bem claro que a finalidade da lapidação é infligir dor em um processo que leve a uma morte lenta.
Por volta de 2006, um grupo de iranianos, defensores dos direitos humanos, integrado principalmente por mulheres onde figuravam ativistas, jornalistas e advogados, iniciaram uma campanha para abolir a lapidação. A campanha "Detenham as lapidações para sempre" tem como objetivo salvar a vida das pessoas condenadas a morrer apedrejadas no Irã e abolir a lapidação na lei e na prática. Desde que començou a campanha, ao menos 15 pessoas se salvaram da lapidação e à outras foi concedido um adiamento da execução. Em pelo menos três casos, as pessoas condenadas a lapidação foram executadas por enforcamento.
29 de jul. de 2010
Colorado tem vantagem para o jogo de volta
Valeu Colorado! Estaremos quinta lá em São Paulo.
27 de jul. de 2010
Justiça suspende concurso do Incra em todo o país
25 de jul. de 2010
Lobão vence de goleada e Xavante perde em Criciúma
Foi a primeira vitória do Tigre na competição. Márcio Guerreiro e Lincom anotaram os gols da partida.
O Criciúma lidera a chave com quatro pontos seguido por Caxias em segundo com três, Brasil também com três saldo -1 e, Juventude um ponto. A Chapecoense é o lanterna com zero pontos e, receberá o Xavante em casa na próxima rodada dia 31 de julho às 16 hs.
Felipe Ruas, feliz da vida, para
Imagens&Fatos
Love Parade - entre os 19 mortos há sete estrangeiros
Entre os 1,4 milhão de pessoas que participavam da Love Parade, 356 ficaram feridas e 19 (11 mulheres e 8 homens) perderam a vida depois do tumulto na festa techno Loveparade. Entre os mortos, duas estudantes espanholas, uma chinesa, um holandês, um italiano, um autraliano e um jovem da Bósnia. Segundo declarações do chefe de polícia de Duisburg, Detlef von Schmilling, havia um brasileiro entre os mortos. Está informação chegou a ser noticiada pelo jornal espanhol El País em sua edição digital da manhã, no entanto, até o momento, não houve a confirmação desta informação.
Nota: As informações são provinientes da imprensa internacional e fontes oficiais da polícia de Duisburg, mas ainda são bastante imprecisas. Durante a manhã as autoridades divulgaram muitas informações contraditórias. Temos conhecimento dos nomes das estudantes espanholas, Clara Zapater e Marta Acosta de 22 e 21 anos, e da italiana Giulia Minola, 21 anos. Durante a manhã foi noticiada a presença de um brasileiro entre os mortos, porém está informação não foi confirmada até o momento. Onze vítimas com idade entre 20 e 40 anos são alemães das cidades de Gelsenkirchen, Castrop -Rauxel , Bad Oeynhausen, Bielefeld, Mainz, Lünen, Hamm, Bremen, Steinfurt e Osnabrück.
Anna Maria editoria do Imagens&Fatos - atualização 19:02
24 de jul. de 2010
A morte de 18 pessoas marcou a Love Parade na Alemanha
Os policiais afirmaram que os mortos são nove mulheres e nove homens, mas não deram mais detalhes.
O trabalho de resgate foi dificultado pela multidão que participava de um dos maiores eventos musicais europeus que, até 2006, era realizado em Berlin. Este ano cerca 1,4 milhão de pessoas estavam presentes, o maior público desde 1999 quando mais 1,5 milhão estiveram em Berlin.
Concurso para a Rodoviária de Pelotas
- Emissor de Passagens – ensino fundamental completo – 5 vagas e cadastro de reserva;
- Emissor de conhecimento – ensino fundamental completo– cadastro de reserva;
- Atendente de Estacionamento – ensino fundamental completo – 2 vagas e cadastro de reserva;
- Atendente de telefone – ensino fundamental completo – 5 vagas e cadastro de reserva;
- Motorista – ensino fundamental completo – cadastro de reserva;
- Tesoureiro – ensino médio completo – cadastro de reserva;
- Auxiliar de tesouraria – ensino médio completo – cadastro de reserva;
- Agente de turismo – ensino médio completo – cadastro de reserva;
- Escriturário – ensino fundamental completo – cadastro de reserva;
- Contador – ensino superior completo em Ciências Contábeis e registro no CRC – cadastro de reserva.
Datafolha aponta Serra à frente
Primeira pesquisa aponta Tarso à frente

17 de jul. de 2010
Assassino de Lobato condenado
![]() |
Amigos e parentes fazem homenagem à Lobato em 21/04/2009 |
O outro envolvido no crime recorreu através de seus advogados Giselle Hartmann, Vilson Farias e Tissiane Rodrigues Acosta. Maurício Lessa Afonso (25 anos) ainda aguarda decisão do Tribunal de Justiça com relação ao recurso interposto contra a decisão de ser levado à júri popular.
16 de jul. de 2010
Concurso TRE/RS - Provas e Gabaritos
PERÍODO: MANHÃ (Horário Local)
- Horário de Apresentação: 7h30min
- Horário de Fechamento dos Portões: 08h
- Técnico Judiciário - Área Administrativa
- Técnico Judiciário - Área Administrativa - Especialidade Eletricidade e Telecomunicações
- Técnico Judiciário - Área Apoio Especializado - Especialidade Programação de Sistemas
- Duração das Provas: 4h
- Nº de questões da Prova Objetiva: 70
- Horário de Apresentação: 14h
- Horário de Fechamento dos Portões: 14h30min
- Analista Judiciário - Área Judiciária
- Analista Judiciário - Área Administrativa
- Analista Judiciário - Área Apoio Especializado - Especialidade Análise de Sistemas
- Analista Judiciário - Área Apoio Especializado - Especialidade Biblioteconomia
- Analista Judiciário - Área Apoio Especializado - Especialidade Psicologia
- Analista Judiciário - Área Apoio Especializado - Especialidade Medicina
- Duração das Provas: 5h
- Nº de questões da Prova Objetiva: 70
Consulte os locais de provas AQUI
12 de jul. de 2010
Debate entre servidores do Sanep e Sindicato
11 de jul. de 2010
Gabarito IF-Sul – vestibular de inverno
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (IF-Sul) realizou na manhã deste domingo seu último processo seletivo de Inverno de 2010. Foram 850 canditatos inscritos, disputando 202 vagas nos cursos técnicos integrados de Edificações, Eletrotécnica, Eletrônica e Química. O índice de abstenção foi de 8,82%.
Confira o gabarito das provas de hoje:
10 de jul. de 2010
Quem é o animal?
animal?
Se este "homem" agride desta forma um animal subjugado à corrente, ele pode fazer o mesmo com qualqer outro vulnerável, uma criança, um idoso, uma mulher. Pessoas com este tipo de patologia, não podem ter o direito de viverem em sociedade pois podem colocar em risco a integridade de alguém quando assolados por uma crise de afirmação.
Art. 32. Praticar ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos:
Pena - detenção, de três meses a um ano, e multa.
Sakineh Mohammadi não será apedrejada

Em Maio de 2006, a viúva iraniana Sakineh Mohammadi Ashtiani, hoje com 43 anos, foi condenada a 99 chibatadas quando um tribunal na província do Azerbaijão Ocidental a considerou culpada de manter, supostamente, relações ilícitas com dois homens após a morte de seu marido.
Em Setembro do mesmo ano, um outro tribunal condenou-a à morte por apedrejamento, sob acusação de envolvimento com outro homem enquanto ainda era casada.
O advogado de Sakineh Mohammadi Ashtiani, um ativista dos Direitos Humanos, apresentou diversos pedidos de clemência mas a Justiça iraniana nunca a concedeu. A mulher disse que foi obrigada a confessar sob grande violência e ameaças e apesar de ter ficado provado que a confissão foi 'arrancada", o tribunal considerou-a culpada e condenou-a à morte por apedrejamento.
Nesta sexta-feira (09), a agência oficial Irna informou por meio de Mohammad Javad Larijani, chefe do Escritório de Direitos Humanos do Departamento, que a pena de apedrejamento de Ashtiani está sendo revisada pela Justiça,
De acordo com a interpretação da lei islâmica utilizada no Irã, manter relações sexuais antes do casamento é punido com 100 chibatadas em praça pública e o adultério com morte por apedrejamento, sendo que as pedras têm que ser grandes para causar sofrimento mas não podem ser suficientemente fortes para que a morte não seja imediata.
A prática de morte por apedrejamento é recorrente no Irã apesar do Corão, o livro sagrado dos muçulmanos, não falar em apedrejamento. No entanto, alguns estudiosos dizem que o apedrejamento fazia parte das tradições do Profeta Maomé. Em 2008 um grupo de oito mulheres com idades compreendidas entre os 27 e os 43 anos, acusadas de prostituição e de adultério e um professor de música acusado de ter mantido relações sexuais com uma aluna foram sentenciados com a mesma pena sem direito a defesa.
O comunicado oficial desta sexta-feira, não especifica que autoridades judiciais foram consultadas. “Até que ela e seu advogado não recebam uma notificação oficial, pode ser executada a qualquer momento, inclusive por apedrejamento”, disse um porta-voz da Anistia Internacional (AI) que pediu ao governo do Irã que suspenda a execução por qualquer método.
Em comunicado, a AI afirma que, embora tenha sido retirada sua condenação por apedrejamento, que foi ratificada pela Corte Suprema do Irã em maio de 2007, ainda é possível que a vítima, que se declara inocente, seja enforcada.
Estamos em pleno século XXI e as notícias de violência contra as mulheres continuam sendo destaques nas primeiras páginas dos jornais. Aqui não é diferente do resto do mundo, neste último mês dois casos de extrema violência chocaram o Brasil, o assassinato da advogada Mércia Nakashima, baleada e jogada em uma represa em São Paulo, ainda é um quebra-cabeça sem solução, e o assassinato de Eliza Samudio, executada com requintes de crueldade e que ainda está longe de ser esclarecido. Os dois casos ocupam a mídia por envolverem pessoas de conhecimento público, enquanto isso outras dezenas de casos são registrados diariamente sem a mesma repercussão porque virou rotina os casos de estupros e agressões contra o sexo feminino, porque a legislação é branda, porque a impunidade é a marca registrada do Brasil.
postado por Anna Maria
8 de jul. de 2010
Ex-policial apontado como assassino de Eliza entrega-se a polícia
Alexandre Cintra Neto / eMinas para Imagens&Fatos
6 de jul. de 2010
Concurso público da Fundação de Saúde de Novo Hamburgo

As inscrições do novo processo seletivo da Fundação de Saúde Pública de Novo Hamburgo (FSNH) já estão abertas. São 125 vagas para nível fundamental, médio e técnico, com cargos para Agentes Comunitários, além cadastro reserva para áreas de Auxiliar de Terapia de Grupo e Técnico em Saúde Bucal (confira abaixo o quadro de empregos). Os salários variam de R$ 700,00 a R$ 878,00. As inscrições podem ser feitas até o dia 25 de julho pelo site da Fundação La Salle, no endereço www.fundacaolasalle.org.br/concursos, onde também é possível baixar o edital. O valor da inscrição varia entre R$ 30,00 e R$ 50,00, de acordo com a escolaridade exigida. A data da prova objetiva está marcada para 8 de agosto e os resultados serão publicados no dia 20 de agosto.
Quadro demonstrativo dos empregos
Emprego | Vagas | Escolaridade | Carga-Horária Mensal | Salário Mês (R$) | Inscrição (R$) |
Agente Comunitário de Saúde | 125 | Ensino Fundamental Completo | 200h | R$700,00 | R$ 30,00 |
Auxiliar de Terapia de Grupo “Oficineiros” | Cadastro Reserva | Ensino Fundamental Completo | 200h | R$700,00 | R$ 30,00 |
Técnico em Saúde Bucal | Cadastro Reserva | Ensino Médio Completo e Curso Técnico de Higiene Dental; Registro no CRO/RS. | 200h | R$878,00 | R$ 50,00 |
5 de jul. de 2010
Candidatos ao governo gaúcho estão definidos
Os três principais candidatos ao governo do Estado do Rio Grande do Sul José Fogaça (PMDB), Tarso Genro (PT) e Yeda Crusius (PSDB) registraram a candidatura na tarde desta segunda-feira na sede do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) em Porto Alegre. Tarso foi no começo da tarde ao local, acompanhado do candidato a vice-governador, Beto Grill, e os candidatos ao Senado Federal Paulo Paim e Abigail Pereira.
Fogaça chegou por volta das 16h com o candidato a vice Pompeu de Mattos e o senador Pedro Simon. No início da noite, perto das 18h30min, a governadora Yeda Crusius esteve no TRE. Junto à sua comitiva, estava o candidato a vice da chapa, Berfran Rosado.
Hoje foi o último dia para políticos oficializarem intenção de disputar cargos na eleição de outubro. À cadeira de governador, Pedro Ruas, do PSol, foi o primeiro a se registrar, ainda na semana passada. Cabe agora aos juízes do Pleno do TRE, depois do parecer do Ministério Público Eleitoral, deferir ou não as candidaturas.
Nove candidatos disputam o Piratini
Carlos Otavio Schneider Partido da Mobilização Nacional (PMN)
| |
![]() Aroldo Medina Partido Republicano Nacional (PRP) | ![]() Pedro Ruas Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) |
![]() Partido Verde (PV) | ![]() Partido Comunista Brasileiro (PCB) |
![]() Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB) | ![]() Julio Flores Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado (PSTU) |
![]() Yeda Crusius Partido da Social Democracia Brasileira(PSDB), | ![]() Partido dos Trabalhadores (PT) |
Chrstian é Lobão
![]() |
(foto divulgação) |
4 de jul. de 2010
Gabaritos IF-Sul – Processo Seletivo de Inverno
Provas realizadas em 04/07/2010.
Gabarito – Forma Subsequente
Gabarito – Forma Concomitante
Quando um Sindicato deixa de cumprir sua função

Quando falamos ou pensamos em sindicato, vislumbramos uma entidade que se dispõe a buscar formas de melhorar a vida de seus representados. Estes conceitos no entanto, têm sido esquecidos por entidades com estruturas falidas e dirigentes sem moral, como é o caso do Sinsapel-Sindicato dos Servidores do Sanep, que na última semana fechou um acordo com a direção da autarquia sem conhecimento da categoria a qual “representa”.
Um sindicato que não compartilha suas ações com seus representados não pode ser considerado uma instituição séria. Esta postura de quem se considera isento de fiscalização, que se abstêm do dia-a-dia de suas bases, que ignora os anseios e as necessidades de uma categoria, não é a postura de um sindicato.
É verdade que há uma reponsabilidade solidária dos servidores nas ações do Sinsapel por não fazerem a filiação, por deixarem de participar, opinar e mobilizar-se. A falta da participação coletiva, de um comprometimento com o comum, fortaleceu a unidade de um pequeno grupo que consideram-se donos do Sinsapel e acham-se no direito de decidir o que é bom para a categoria, mesmo que isto seja imoral e ilegal.
Nos últimos anos as negociações do Sinsapel ficaram restritas a índices de reajuste sempre limitado ao que era empurrado garganta abaixo pelo executivo, não houve nenhum avanço nas cláusulas sociais, nenhum ganho real, nenhuma ação que refletisse positivamente nas condições de trabalho, saúde e aprimoramento funcional. Nunca houve prestações de contas mesmo estando previsto em estatuto, e nós servidores somos responsáveis pois deixamos as coisas acontecerem sem cobrar e sem fiscalizar.
Mas ainda há tempo de reverter esta condição. Para isto se faz necessário a associação, procure o sindicato e associe-se, é um direito seu. Somente com o fortalecimento das bases, com o comprometimento da categoria aos anseios comuns é que poderemos ter uma representatividade que seja solidaria e responsável.
Nesta segunda-feira (05), haverá uma audiência na Justiça do Trabalho para analisar o pedido de impugnação da falsa eleição realizada em 2009 e que reconduziu a atual direção do Sinsapel a mais um mandato consecutivo ao longo de mais de dez anos. Os companheiros de luta do “A gota que faltava”, convidam os servidores para uma manifestação em frente à Vara Trabalhista, Rua Lobo da Costa, 585 às 14hs desta segunda-feira.
3 de jul. de 2010
Maradona é humilhado por um comedor de melecas.
Fator 1: A equipe técnica não conseguiu resolver os problemas. Diego Maradona fez um curso intensivo, e falhou.Eu já penso diferente. A Argentina deixou a Copa porque foi arrogante demais. Ahora voy torcer por mi hermanos uruguayos. Qual é a saída?
Fator 2: Maradona fez uma convocação errada.
Fator 3: Uma defesa desrdenada. Maradona disse, logo após assumir o cargo de treinador que Heinze jogaria de centra, mas durante a copa Heinze jogou na lateral esquerda, sendo considerado o pior jogador do time.
Fator 4: Um meio-campo sem criatividade. Maradona escolheu Mascherano como capitão. " Masche mais dez ", foi a frase. E o que mostrou o meia do Liverpool? Nada.
Fator 5: Messi foi mal escalado por seu treinador. "Eu lhe dou a liberdade de jogar perto da bola ", Maradona disse ontem em conferência de imprensa na Cidade do Cabo. Uma frase que revela a incapacidade de Maradona como treinador. Messi, o goleador europeu com 43 gols, não marcou um sequer neste mundial.
Fator 6: O ambiente interno da seleção. Todos aqueles beijos e abraços eram apenas para a imprensa.
Fator 7: Quando os jogadores descobrem que Papai Noel não existe. Sem um plano de jogo, sem uma ideologia , sem convicções, sem uma mensagem, você não pode vencer uma Copa do Mundo .
Fator 8: Um adversário de qualidade. A Alemanha foi superior à Argentina. Não há dúvida .
Fator 9: Schweinsteiger estava certo. O meia alemão disse que " os argentinos tentavam tirar vantagem pressionando a arbitragem com atitudes arrogantes".
Fator 10: A equipe perdeu a identidade depois da saída de Alfio Basile.
Felipe Ruas
para Imagens&Fatos