Pesquisa personalizada

20 de dez. de 2009

Treze contratos do programa de incentivos Desenvolver Pelotas serão assinados entre os empresários e o prefeito Adolfo Antonio Fetter nesta segunda-feira (21), às 11h, no Salão Nobre da Prefeitura. O pacote de benefícios, que dependendo do perfil da companhia podem ser material, fiscal e financeiro, foi lançado pelo ex-prefeito Bernardo de Souza em 2005, promulgando a lei 5.100 por ele concebida e aprovada pelo Legislativo.


As empresas abaixo vão receber o benefício:

Cerealle, Ness Tecnologia em Alimentos, Bebidas Fruki, Gestum, Efegê, Hotel Jacques Georges, Macro Atacado Treichel, Marcelo Zanetti, Curi Hotéis, Jorge Curi Hotéis, Promotora de Eventos e Hotéis, João Rodrigues Manta, Lagoa Sul e Norberg & Galvagni.

Destas, apenas Ness, Treichel e Manta não receberam os benefícios fiscais em 2008. As Leis 5429, 30, 31, 32, 33, 35, 36, 5515, 33, 34, 35, e 5538 todas de 2008, concederam incentivos aos demais empresários e mais duas outras empresas que não constam da relação deste ano.

O prefeito Fetter afirma que estas empresas vão gerar 2.144 novos empregos, mas esquece de dizer quantos empregos foram gerados em 2008 quando estas mesmas empresas receberam o estímulo legal.

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Carlo Mário Santos, procurou tirar a responsabilidade do executivo, jogando o peso da decisão no legislativo que aprovou os projetos enviados pelo prefeito. Ele diz que “Os representantes mandatários da população no Poder Legislativo também reconheceram a importância de fomentar o crescimento da economia com o comprometimento do empresariado de abrir mais vagas à classe trabalhadora, este grupo de empresas possui lei autorizativa do parlamento”.

Na verdade, o prefeito apenas está renovando o apreço que tem por estas empresas, monstros geradores de emprego e renda em nossa cidade. Eles cada vez mais ricos, seus empregados safristas cada vez mais infortunados. E a transparência do governo Fetter fica só no papel, porque a contrapartida prevista na Lei 5.100 não aparece em nenhum release da prefeitura de Pelotas.

Um comentário:

Anônimo disse...

No site da prefeitura Fetter afirma que os contratos geram 2.144 empregos. Eu só queria saber quando eu posso me inscrever para uma destas vagas pois já estou cansado de procurar emprego em Pelotas.