Pesquisa personalizada

24 de out. de 2008

câncer de pele


É o crescimento anormal e descontrolado das células que compõem a pele. A radiação ultravioleta é a principal responsável pelo desenvolvimento do câncer e do envelhecimento da pele.

Existem três tipos de câncer: carcinoma basocelular (o mais comum), carcinoma espinocelular e o melanoma (o mais perigoso).

Basocelular - está relacionado diretamente a exposição solar ao longo da vida. Ele é mais comum em pessoas com mais de 40 anos de pele clara.

Espinocelular - além da exposição solar, o tabagismo e a exposição a produtos químicos com arsênio e alcatrão.

Melanoma - é o tipo mais perigoso, pode levar à morte. É mais comum em pessoas de pele clara e sensível, começa com uma mancha escura e se não for diagnosticado e tratado a tempo, pode levar à morte.

Prevenção - Use sempre um protetor solar, não fique demasiadamente ao sol, evite câmaras de bronzeamento artificial. O câncer de pele costuma aparecer depois dos 35 anos depois de uma vida inteira de exposição solar. Portanto, proteja-se desde cedo, esta é a melhor arma.


Para está semana o indice de radiação UV na metade sul do estado é 8, considerada muito alta, portanto ao meio-dia use boné camisas de cor clara e se possível fique à sombra. Consulte http://satelite.cptec.inpe.br/uv/

Nenhum comentário: