Pesquisa personalizada

16 de jun. de 2010

Pelotas está de luto. Morre ex-deputado e ex-prefeito Bernardo de Sousa

Morreu às 16h45 da tarde desta quarta-feira, no Hospital Moinhos de Vento, em Porto Alegre, o ex-prefeito de Pelotas e ex-deputado estadual Bernardo de Souza, 67 anos.

O ex-prefeito lutava desde 2005 contra uma depressão neuroquímica, doença degenerativa que o afastou da vida pública. Ele estava internado desde o início deste mês, com um quadro grave de infecção. Havia apresentado uma melhora nos últimos dias, mas o quadro se reverteu.

Natural de Pedro Osório, Bernardo mudou-se ainda criança para Pelotas. Formado em direito e casado com Hilda, teve dois filhos, Gabriela Albandes Gomes de Souza e Bernardo José de Souza. Em sua trajetória política, ele foi vereador e prefeito por duas gestões, foi deputado estadual por três mandatos consecutivos e secretário estadual da Justiça e da Educação.

Em suas duas passagens pela prefeitura ele não concluiu o mandato. No período de 1982/86, saiu no meio do mandato para assumir a Secretaria de Educação no governo de Pedro Simon. No período 2004/08, foi vencido pela doença e obrigado a renunciar o mandato um ano depois de assumi-lo.

O ex-prefeito lutava contra uma doença rara e denegerativa conhecida como Paralisia Supranuclear Progressiva. Esta doença tem como características sintomas parecidos com os de Mal de Parkinson e ainda não tem um tratamento específico.

O velório do ex-prefeito de Pelotas ocorrerá no Salão Júlio de Castilhos, na Assembleia Legislativa. O corpo deve chegar ao local na noite desta quarta-feira. Segundo familiares, ele será cremado.

O prefeito Fetter Jr. decretou luto oficial de três dias em Pelotas. A governadora Yeda Crusius também vai decretar luto oficial de três dias no estado.

Nenhum comentário: