Pesquisa personalizada

27 de fev. de 2009

Pelotas alagada - tudo está normal

"A situação está sob controle e tudo já voltou à normalidade”, declaração do secretário-executivo da Defesa Civil da Prefeitura de Pelotas, Alípio Azeredo, depois de efetuar uma vistoria na cidade. Ele disse que o volume acumulado de chuva foi de 155mm, a média de um mês, mas que o sistema de drenagem havia feito o escoamento das águas rapidamente.
.
As primeiras fotos de hoje foram feitas as 7h45min, as fotos deste bloco, foram feitas por volta das 11horas da manhã. O que é normalidade para o secretário, as ruas alagadas? Segundo testemunho de pessoas que aguardavam baixar as águas, eles estavam parados no mesmo ponto desde as 6h15 da madrugada desta sexta-feira, as chuvas reduziram de intensidade por volta das 7h45min, quatro horas depois, haviam ruas e avenidas que não davam passagem aos carros. Isto não é escoamento rápido.
.
Ainda segundo o secretário, pontos de alagamentos com mais de 50cm de água, podia ser encontrados no Bairro Navegantes, Rua Garibald, Av Ferreira Vianna, Anglo e proximidades do Canal do Pepino, ou seja pelos quatro cantos da cidade, isto tem sido a normalidade das últimas semanas.
.
Ele relata ainda, que os danos públicos se limitaram a algumas árvores caídas. Mas e os danos particulares? Casas alagadas (vejam as fotos), carros com avarias no motor, escolas com aulas suspensas, empresas que não abriram as portas por falta de funcionários, transportes coletivos parados, pessoas que perderam uma manhã de trabalho, isto não conta para o executivo. Se não houver desabrigados não há prejuízos?
.
A Prefeitura deve rever a forma como está tratando a nossa cidade, asfalto, rua enfeitada, meio-fio pintado, é bom e bonito, mas não pode esquecer do básico. Valetas limpas, esgotos devidamente dimensionados, bombas funcionando, isto não aparece, mas também dá votos.

Nenhum comentário: