Durante visita à Bienal de São Paulo neste domingo, Dilma prometeu, caso seja eleita, que cada um dos 5.564 municípios brasileiros terão um cinema e uma biblioteca. Além disto Dilma pretende criar pelo menos um ponto de cultura em cada cidade.
Hoje apenas 8,7% dos municípios brasileiros têm salas de cinema. Somente no final do primeiro mandato de Lula este número caiu de 504 para 482. A distribuição das salas de projeção também é desigual: das 2.078 existentes no país, 1.244 estão na Região Sudeste. Já em toda a Região Norte o número chega apenas a 60.
Dilma esquece que não basta ter cinema, o povo têm que ter condições para chegar lá. Hoje as pessoas não têm acesso aos equipamentos culturais, pois faltam-lhes:
- Segurança
- Transporte público de qualidade
- Recursos financeiros
Dilma poderia construir escolas, melhorar as condições das existentes, já que a qualidade da educação no Brasil piora a olhos vistos dia após dia. Temos um apagâo educacional em nosso país.
Nos últimos oito anos, segundo relatórios da UNESCO e do Ministério da Educação, caímos na classificação internacional de qualidade de educação, porque o governo preocupou-se mais com seus programas assistencialistas do que com a base, saúde, segurança e educação. Parece que Dilma vai dar continuidade a isto!
Nenhum comentário:
Postar um comentário