Pesquisa personalizada

1 de nov. de 2010

Norte, Nordeste e Minas dão vitória à Dilma

A apuração total dos votos da eleição nos estados só deve ser concluída nesta segunda-feira, segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Até as 23h50 deste domingo (31), 99,98% dos votos já haviam sido contabilizados. O atraso na apuração em algumas seções se deve à seca na região Norte, que prejudicou a navegabilidade de alguns rios usados para o transporte das urnas.

Além disso, as fortes chuvas que atingiram alguns estados, como Mato Grosso do Sul e Rio Grande do Sul, causaram transtornos.

Mesmo antes de concluir a apuração, às 20h13, com 92,53% dos votos apurados, o presidente do TSE, Ricardo Lewandowski, informou que a petista Dilma Rousseff (PT) estava matematicamente eleita presidente do Brasil, não podendo mais ser alcançada por José Serra (PSDB).

Segundo os dados parciais do TSE, dos 106,5 milhões de eleitores que foram às urnas neste domingo, 2,3% votaram em branco. Os votos nulos somavam 4,4% e a abstenção chegava a 21,5%.

Dilma Rousseff venceu em 16 estados, a maioria das regiões norte e nordeste (confira o mapa), José Serra venceu em 11 estados, nenhum deles do nordeste. Dilma alcançou o índice recorde de preferência no estado do Amazonas com mais de 80% dos votos válidos.

Nenhum comentário: