Pesquisa personalizada

26 de mai. de 2014

Obsolescência programada - Coisa do mundo moderno

Termo desconhecido de muitos, "OBSOLESCÊNCIA PROGRAMADA", eu próprio o desconhecia até hoje, minha panificadora deixou de funcionar e a notícia do técnico não foi das melhores:
                       
_Compre uma nova! Sai mais barato.

Um pequeno aquecedor (Duracraft) quebrou o cabo de alimentação, tentei consertar mas fiquei frustrado pois não tinha uma chave para tirar um parafuso que não aceitou chave philips ou fenda (foto). Que diabo é isto? 

Fui pesquisar e encontrei uma matéria do Grupo Abril, que falava sobre a estratégia das empresas que produzem produtos com vida útil programada. 

"Os casos mais comuns de obsolescência programada ocorrem com eletrônicos, eletrodomésticos e automóveis. É algo relativamente novo: até a década de 20, as empresas desenhavam seus produtos para que durassem o máximo possível. A crise econômica de 1929 e a explosão do consumo em massa nos anos 50 mudaram a mentalidade e consagraram essa tática. É uma estratégia "secreta" dos fabricantes para estimular o consumo desenfreado.  

-VIDA BREVE Atualmente, a principal justificativa das empresas para criar novos modelos de um produto é o avanço da tecnologia. Mas há quem duvide dessa explicação. O iPad 4 foi lançado apenas sete meses após o 3, por exemplo. Será que houve mesmo tantos progressos em tão pouco tempo? Uma ONG brasileira ligada aos direitos do consumidor chegou a processar a Apple. 


-IMPACTO AMBIENTAL A troca regular de produtos aumenta a produção de lixo. E o lixo eletrônico contém metais pesados que podem contaminar o ambiente. Além disso, a obsolescência programada estimula a produção, o que gera mais gastos de energia e de matérias-primas, além da emissão de poluentes. Antes de trocar seu celular, pense bem: você realmente precisa de outro, só porque é novo?


- NA PISTA PRA NEGÓCIO Hoje, há duas versões do fenômeno. Uma delas é a obsolescência percebida: o consumidor considera o produto que tem em casa "velho" porque novos modelos são lançados a toda hora. Você notou que, mesmo no início de 2013, já era possível comprar um carro versão 2014? Isso desvaloriza modelos anteriores e estimula a troca, mesmo que o veículo de 2013 ainda funcione bem. 


-UMA IDEIA "BRILHANTE" O primeiro caso de obsolescência programada registrado é da década de 1920, quando fabricantes de lâmpadas da Europa e dos EUA decidiram, em comum acordo, diminuir a durabilidade de seus produtos de 2,5 mil horas de uso para apenas mil. Assim, as pessoas seriam forçadas a comprar o triplo de quantidade de lâmpadas para suprir a mesma necessidade de luz. 


- CONTAGEM REGRESSIVA Outro tipo atual de obsolescência, a funcional, ocorre quando o produto tem sua vida útil abreviada de propósito. O documentário The Light Bulb Conspiracy traz o exemplo de um consumidor dos EUA cuja impressora parou de funcionar - e consertá-la sairia mais caro que comprar uma nova. Ele descobriu que o fabricante incluía um chip que causava a pane após certo número de impressões. 


-TEORIA DA CONSPIRAÇÃO? Para alguns, a obsolescência programada não existe. Alguns especialistas refutam a existência dessa prática. Para eles, os bens de consumo se tornam ultrapassados rapidamente pelo avanço da tecnologia - que dá saltos cada vez maiores. "Foi o caso dos primeiros computadores fabricados em grande escala. Os modelos 1.86 nem chegaram a existir, pois já estava em produção o modelo 2.86", afirma o doutor em marketing Marcos Cortez Campomar, da USP.


Mais esclarecedor ainda é um vídeo que, quem tiver tempo, deve assistir.

Sem dúvidas, alguma coisa deve estar conspirando para que minha panificadora, meu microondas, meu forno elétrico, minha secadora de roupas e meu aquecedor tenham parado de funcionar. Se não é coisa de bruxa, só pode ser coisa da "OBSOLESCÊNCIA PROGRAMADA".


2 comentários:

Anônimo disse...

Os políticos que abram o olho, pois se a moda pegar, eles que são eleitos por um tempo programado, podem ser prejudicados pela "OBSOLESCÊNCIA PROGRAMADA". Pensem nisso, aí sem releição !!!!
Nem reciclado aceitará !!!

Anônimo disse...

Tem coisas absurdas que acontecem no dia-a-dia que agora consigo entender.Minha impressora parou de funcionar...era uma epson...