Pesquisa personalizada

12 de jan de 2014

Novo Cardeal anunciado pelo Papa é brasileiro.

Dom Orani Tempesta, arcebispo do Rio de Janeiro, foi anunciado pelo papa Francisco como novo cardeal da Igreja Católica neste domingo. Dom Orani Tempesta está na lista de 19 cardeais de 12 países anunciados pelo pontífice argentino durante a cerimônia do Ângelus, realizada tradicionalmente aos domingos na Praça de São Pedro, no Vaticano. Essa é a primeira vez que o Papa anunciou nomes para o Colégio Cardinalício desde que assumiu o cargo, em março de 2013.

Dom Orani João Tempesta, 63 anos, tomou posse como arcebispo de São Sebastião do Rio de Janeiro em 19 de abril de 2009. Ele receberá o título de cardeal em 22 de fevereiro, quando o Papa vai reunir em consistório os cardeais do mundo inteiro - incluindo os 19 novos escolhidos. Na ocasião, Dom Orani vai receber do Papa três símbolos de sua nova etapa: o barrete cardinalício, o anel e o título que vai lhe permitir, por exemplo, participar, votar e ser votado no conclave que no futuro vai eleger o sucesso de Francisco.

O arcebispo nasceu em São José do Rio Pardo (SP) em 23 de junho de 1950. Fez a profissão perpétua como membro da Ordem dos Cistercienses aos 18 anos e foi ordenado sacerdote em 7 de dezembro de 1974. O padre paulista foi nomeado bispo de São José do Rio Preto em 1997, e se tornou arcebispo de Belém do Pará em 8 de dezembro de 2004. O brasileiro foi anfitrião do papa Francisco durante a visita oficial ao Rio de Janeiro para a Jornada Mundial da Juventude.​

Leia mais.

Nenhum comentário: