Pesquisa personalizada

25 de nov. de 2022

Mulher: Amor sim , violência não


Neste 25 de novembro é comemorado o Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra a Mulher. A data se deve a uma convocação histórica iniciada em 1981 pelo movimento feminista latino-americano para marcar o assassinato das irmãs Mirabal, ocorrido na República Dominicana.

As duas irmãs, Minerva e María Teresa, eram opositoras ao então ditador Rafael Trujillo, conhecido como El Jefe, e foram mortas pelo regime em 25 de novembro de 1960. 

Em 1999, em homenagem à luta das irmãs Mirabal, a Assembleia Geral das Nações Unidas designou o dia 25 de novembro como o Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra a Mulher. 

A data serve para fortalecer e destacar as ações de repressão à violência contra as mulheres e a luta mundial pela sua erradicação.

As estatísticas reforçam, ano a ano, a gravidade e o tamanho do problema, que atravessa geografias e classes sociais. A cada hora, no Brasil, seis meninas ou adultas são estupradas e 26 mulheres são agredidas fisicamente. 

Os números são do Anuário Brasileiro de Segurança Pública de 2022, que aponta ainda que, das 1.341 mulheres vítimas de feminicídio no ano passado, 65,6% foram mortas dentro de casa e 62% eram negras. Além disso, segundo a Associação Nacional de Travestis e Transexuais (Antra), uma travesti ou mulher trans é morta no país a cada dois dias.

Nenhum comentário: