Perto de 29 milhões de americanos optaram pelo voto antecipado, e hoje quando começou as votações Barack Obama, tinha a preferência de cerca de 56% dos eleitores.
Esta é a eleição do 44º presidente americano, além do Senador democrata Barack Obama e do republicano John McCaine, outros candidatos correm por fora, tão por fora que nem aparecem na mídia.
São eles:
Alan Keyes (Partido Independente Americano)
Gene Amondson (Partido da Proibição)
Chuck Baldwim (Partido Constitucionalista)
Bob Barr (Partido Libertário)
Ralph Nader (Independente)
Gloria La Riva (Ideal Socialista)
Cynthia McKinney (Partido Verde)
Brian Moore(Partido Socialista)
Thomas Stevens (Partido Objetivista)
Ted Weill (Partido Reformista)
Róger Calero (Partido Trabalhista)
Charles Jay(Partido do Chá de Boston)
Obama não é o único negro a concorrer, Keyes e Cynthia McKinney também são negros.
O censo eleitoral calcula que perto de 153 milhões de eleitores participarão desta eleição, cerca de 75% dos 200 milhões de americanos que têm direito ao voto. Esta já é considerada uma das maiores eleições realizadas nos Estados Unidos, um dos fatores que esta levando o povo às urnas, é a possibilidade de um candidato negro se eleger presidente da maior potencia mundial.
Há expectativas que na quarta-feira por volta da 1 hora já se saiba quem será o novo presidente americano, aquele que vai pegar os Estados Unidos em crise, aquele que vai ter que achar uma solução para o Iraque, uma solução para o oriente médio e a briga entre Israel e Árabes que já vão para 60 anos de confrontos.
As esperanças de muitos pelo mundo afora, passa por esta terça-feira e está depositada nas mãos do povo americano.
Nenhum comentário:
Postar um comentário