Pesquisa personalizada

14 de jan. de 2022

Todos juntos contra o câncer

 

Desde 2018, o Instituto Vencer o Câncer e várias instituições que integram o movimento Todos Juntos Contra o Câncer (TJCC), trabalham na articulação junto ao Poder Legislativo e com a sociedade civil, para a criação de uma lei que inclua automaticamente os medicamentos orais contra o câncer no ROL da ANS, após o registro na ANVISA, assim como já são feitos com os remédios de aplicação intravenosa, para os pacientes usuários de planos de saúde. 

Após anos de trabalho, em 2020, o PL 6330/2019 foi aprovado por unanimidade no Senado Federal e em 2021, conseguimos 398 votos a favor na Câmara dos Deputados. Faltava apenas a aprovação do Presidente da República, porém, no dia 26 de julho de 2021 ele vetou integralmente um PL que beneficiaria mais de 120 mil pacientes (estimativa anual de novos pacientes com câncer com planos de saúde, sem contar pacientes que já estão em tratamento), que podem depender deste tipo de medicação para terem direito a maiores chances de cura e qualidade de vida. 

O veto nos trouxe perplexidade, por não levar em consideração uma análise fundamental: um paciente que não tem o tratamento adequado, tem menores chances de sobreviver e maior impacto ao onerar o sistema de saúde como um todo, pois vai demandar mais internações, mais procedimentos de altíssima complexidade e inúmeras intervenções que custarão mais caro aos planos de saúde. 

Isso para não falar do lucro que os planos de saúde tiveram em 2020. De acordo com dados da ANS, publicados no artigo Valor Investe de 26 de maio de 2021, em 2020 o lucro líquido aumentou 49,5%. 

TEMOS POUCOS DIAS PARA REVERTER ESSE QUADRO!!! Por isso, nós do Instituto Vencer o Câncer juntamente com o Movimento Todos Juntos contra o Câncer (TJCC) PRECISAMOS DE VOCÊ!!! 

Nenhum comentário: