Pesquisa personalizada

29 de jun. de 2011

Servidores do Sanep decidem paralizar nos dias 5 e 6 de julho

Em assembléia realizada na manhã de hoje no auditório externo do Colégio Municipal Pelotense, os servidores do Sanep não aceitaram os 6.3%  de reajuste proposto pela direção da autarquia e decidiram manter a mobilização definindo uma paralisação nos serviços nos dias 5 e 6 de julho (terça e quarta-feira da semana que vem). 

Além da paralisação, a categoria marcou uma nova assembléia para o dia 08 de julho com indicativo de greve dos servidores do SANEP.

Vale lembrar que desde o dia 23 de maio os servidores do SANEP estão  tentando negociar o dissídio de 2011 sem, no entanto, encontrar uma flexibilização nas negociações por parte da direção do SANEP e Prefeitura. Os servidores reivindicam o seguinte:
  1. Reajuste de 15,6% nos salários;
  2. Reajuste de 20% no vale alimentação;
  3. Pagamento do vale alimentação durante a licença saúde.
  4. Revogação da liminar que obriga os servidores estatutários a gozarem férias a partir do primeiro dia útil do mês.
A contra proposta do SANEP/Prefeitura é de 6,3% de reajuste salarial e 9,6% no vale alimentação. Segundo declarações do chefe de gabinete do prefeito, Abel Dourado, esta é a única e última oferta do executivo que não está nem um pouco preocupado com a situação dos servidores que chegarão em janeiro de 2012 com o salário base abaixo do salário mínimo, vindo a necessitar de complementação salarial como grande parte do funcionalismo municipal.

20 de jun. de 2011

Servidores vão às ruas protestar

CARTA DOS SERVIDORES DO SANEP À POPULAÇÃO DE PELOTAS

Pelotas, 20 de junho de 2011.

Cidadãos pelotenses,

Nós, trabalhadores do SANEP, servimo-nos desta para comunicá-los de que estamos em campanha salarial, buscando maior valorização, diante da importância que tem o nosso trabalho para a qualidade de vida em nossa cidade.

A melhoria da qualidade dos serviços começa com políticas públicas de universalização do fornecimento de água potável e de saneamento, levando a toda a população uma vida mais saudável, passando pela preservação e recuperação do meio ambiente. Passando, também, pela qualificação e valorização dos servidores que são as pessoas que colocam em prática essas políticas.

Servidor não é mero executor de tarefas. É pessoa capaz de avaliar suas ações diante das demandas e ajudar a otimizar os serviços, atendendo cada vez melhor às necessidades da população. Também, posiciona-se diante de questões como terceirização e privatização que podem ameaçar o controle social sobre o serviço de saneamento.

Porém, a Prefeitura não nos tem tratado com o respeito e a consideração que merecemos. Sequer fomos recebidos pelo Prefeito para tentar negociar nosso aumento de salário. Fomos recebidos por uma comissão designada por ele para negociar salários com os servidores.

Nossa proposta de aumento salarial é de 15,3% e de 20% no vale alimentação. A contra-proposta da Prefeitura foi de 6,3% de aumento no salário e 9,6% no vale refeição. Havia a esperança na implantação do Plano de Cargos e Salários até agosto. O que não foi confirmado pelo executivo, que permanece intransigente.

Mantendo-se esse índice de aumento, os servidores de nível 1 estarão com o salário base inferior ao salário mínimo em janeiro, vindo a necessitar de complementação salarial. Nesse caso, será mais um grande número de servidores municipais sem condições dignas de sobrevivência, já que a maior parte de nossos colegas, trabalhadores da administração direta, incluindo professores, tem salários inferiores ao mínimo.

Somos solidários com nossos colegas da Prefeitura e estamos todos na mesma situação, enfrentando o mesmo governo que não nos valoriza como trabalhadores e que se nega ao diálogo, mantendo-se insensível às nossas necessidades. Porém, nossa autarquia tem renda própria e orçamento próprio, o que nos permite uma negociação independente da negociação que vier a ser desenvolvida com o SIMP.

Não entendemos essa política salarial da Prefeitura, uma vez que a “reforma administrativa” ocorrida recentemente aumentou consideravelmente os salários dos CCs. Também não entendemos a necessidade de vincular nossos salários aos da administração direta, se o SANEP tem receita própria.

Temos consciência de nossas obrigações para com a população de Pelotas e solicitamos seu apoio. Porém, se as possibilidades de diálogo se esgotarem, pedimos a compreensão de todos pelas atitudes que porventura sejamos levados a tomar em nossa caminhada por melhores salários e uma valorização profissional que nos permita prestar um serviço cada vez melhor à comunidade pelotense.

Respeitosamente,

Servidores do SANEP

19 de jun. de 2011

Gabarito vestibular de inverno PUC-RS/2011 – 1º dia

A Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (Pucrs) divulgou na tarde de sábado (18) o gabarito do primeiro dia de provas de seu Vestibular de Inverno 2011.

Segue o gabarito das questões:

FÍSICA

BIOLOGIA

LÍNGUA PORTUGUESA

1) C
2) D
3) E
4) E
5) C
6) B
7) A
8) B
9) D
10) E

11) C
12) C
13) D
14) E
15) E
16) B
17) A
18) C
19) B
20) A

21) D
22) A
23) B
24) C
25) E
26) C
27) A
28) E
29) E
30) D


Os temas da Redação estão disponíveis para download no site www.pucrs.br/vestibular no link Provas e Gabaritos.

Hoje serão aplicadas as provas de Química, Geografia, História, Literatura Brasileira, Matemática e Língua Espanhola ou Língua Inglesa.

A divulgação das listas de classificados e de espera será feita a partir da próxima quarta-feira (22), pelo e-mail fornecido pelo candidato na inscrição, pelo site da Pucrs e pela imprensa.

Terreno do Atacadão Carrefour Pelotas em fase de preparação

19082010 030 copy
Já está em fase final de terraplanagem o terreno onde será construida a 74ª  loja do Atacadão Distribuição, Comércio e Indústria Ltda, empresa do grupo Carrefour. O terreno fica no entroncamento da Av. Theodoro Muller com a Av. João Goulart.
A obra tem entrega prevista para setembro e terá um investimento de R$ 27 milhões em uma área construída de 14,5 mil m² e uma loja de 6 mil m² que deverá gerar entre 300 e 350 novas vagas de emprego na cidade.
O Atacadão está entre as melhores e maiores empresas do seu segmento no País. A empresa oferece uma infra-estrutura moderna e eficiente disponibilizando a seus clientes uma variada gama de produtos que totalizam aproximadamente 10.000 itens distribuídos em alimentos em geral, frios e laticínios, hortifruti, bebidas, conservas e enlatados, doces e biscoitos, higiene pessoal, limpeza, bazar, eletroeletrônicos, pet shop, automotivo entre outros.
A última loja inaugurada pelo grupo foi na vizinha cidade de Rio Grande em Abril/2011. A loja localizada na Av. Itália, entrada da cidade, funciona de segunda a sábado das 7 às 22 hs e nos domingos das 8hs às 14hs, gerando 350 empregos diretos e mais de 600 indiretos, com ênfase ao primeiro emprego para os jovens recrutados na cidade, representando um incremento significativo no comércio local.

12 de jun. de 2011

Marcha pela Igualdade exige fim das barreiras arquitetônicas para deficientes

Pessoas com deficiência marcharam hoje à tarde em Lisboa, em defesa dos seus direitos, solicitando o cumprimento do previsto na legislação, exigindo menos barreiras arquitetônicas e mais apoio para a integração no mercado de trabalho.

Sob o lema "Caminhamos na Diferença por Direitos Iguais", os cerca de 150 participantes da marcha que seguiu pela avenida da Liberdade, exigiram "a revogação do decreto-lei 290/2009 que retira direitos e reduz os apoios sociais aos deficientes.fonte EPA

2 de jun. de 2011

A Pelotas que não aparece no jornais

Praia do Laranjal, um balneário que virou bairro residencial. Ruas que são verdadeiros atoleiros, resultado de obras que não acabam nunca! Descaso dos órgãos públicos com a população.

P1100555

P1100554

P1100552

P1100551

1 de jun. de 2011

Ex-BBB André Cowboy é assassinado em São Paulo

O participante da nona edição do programa Big Brother Brasil , da TV Globo, André Luis Gusmão de Almeida, conhecido como Cowboy, morreu na madrugada desta quarta-feira, em Alumínio, no interior de São Paulo. A suspeita é de homicídio.

O caso ocorreu por volta das 2h. De acordo com a Polícia Civil, o paulista, de 37 anos, ouviu o latido de seus cachorros no quintal da chácara onde residia, na zona rural de Alumínio, e foi verificar o que estava ocorrendo. Pouco tempo depois, sua mulher escutou um disparo e acionou a Polícia Militar.

André foi encontrado ferido com um tiro na nuca e chegou a ser encaminhado para o Hospital Regional de Sorocaba. Segundo a unidade de saúde, ele deu entrada no hospital às 3h34 e morreu às 5h50.
Luciana Gusmão, viúva do ex-BBB André Luis Gusmão de Almeida, o Caubói, disse nesta quarta-feira  que ele deve ter reagido a uma tentativa de assalto ao sítio onde moram em Alumínio, na região de Sorocaba, no interior de São Paulo. “Provavelmente, ele viu alguma coisa no sítio. E como ele é daqueles que reage por qualquer coisa, porque já reagiu em assalto em São Paulo, ele realmente não tem medo, ele acabou indo provavelmente além do que devia, em vez de recuar, de me chamar e chamar a polícia”, declarou. “Ele falava que sabia que ia morrer mesmo”, completou.

Luciana disse que esperava o marido dentro de casa, mas que saiu quando ouviu um forte barulho do lado de fora. “Ele foi e não voltou. Eu não ouvi grito nenhum, só um barulho muito estranho. Parecia uma coisa caindo muito forte no chão. Os cães pararam de latir depois desse barulho que agora a gente sabe que foi um tiro. Ele não gritou nem nada”, contou.

Ela afirmou ainda que não viu o corpo do marido após o ocorrido. “O André estava demorando muito para voltar e então eu chamei a polícia. Quando os PMs chegaram, eles pediram para eu trancar tudo e ficar dentro de casa. Mais tarde, fiquei sabendo que eles socorreram meu marido. Depois me disseram que, além do tiro, ele tinha marcas de agressão”, informou.

O corpo do ex-BBB foi encontrado dentro da edícula que era utilizada pelo caseiro da chácara. De acordo com Luciana, ele pode ter sido “rendido no quintal” e levado, em seguida, para dentro da residência do caseiro. A edícula costuma ser utilizada como dormitório pelo sushiman do bar de André, que fica próximo à residência. O funcionário, porém, só ocupa o local aos fins de semana, quando o bar funciona.

Na porta ao lado do quarto onde ele foi encontrado, há um interruptor que aciona um alarme. No entanto, André não o utilizou, segundo a víuva.

O casal e os filhos moram há dois anos na chácara. Depois do crime, a viúva pensa em não voltar para casa. “Eu tenho medo, tanto que nem sei se vou ficar lá. Pelo menos por um bom tempo”, disse.

Mauro Santana, de 50 anos, amigo do ex-BBB desde 1987, foi um dos primeiros a chegar ao local do crime. De acordo com Mauro, assim que chegou ao local, ficou chocado com o que viu. “Assim que cheguei, André já havia sido socorrido, mas fiquei impressionado com a quantidade de sangue que estava no local e a maneira como o quarto estava. Ver uma cena dessas, onde seu amigo pode ter sido executado foi muito triste pra mim”, relatou. (fonte G1)