Pesquisa personalizada

28 de fev. de 2010

Terremoto no Chile – Polícia reprime saques

0,,36936831-FMM,00

A polícia do Chile reprimiu neste domingo centenas de pessoas que desesperadas saqueavam lojas e mercados em busca de comida e água na cidade de Concepción, a mais afetada pelo terremoto que atingiu o país na véspera.

Os policiais recorreram a jatos de água para dispersar a multidão, que começou a saquear o supermercado líder, no centro da cidade.

Enquanto isto, equipes de socorro corriam contra o tempo neste domingo em todo o Chile para resgatar vítimas que permanecem presas sob os escombros do violento terremoto que atingiu o país.

O terremoto de magnitude 8,8 sentido na madrugada de sábado, seguido por mais de 100 tremores secundários de no mínimo 4 graus, deixou um saldo de pelo menos 300 mortos - cifra que soa pequena perto do tamanho dos danos - e meio milhão de casas condenadas, segundo dados oficiais.

As autoridades chilenas calculam com cautela o número de vítimas, mas, à medida que as horas passam, a magnitude do prejuízo causado pelo terremoto, seus tremores secundários e o tsunami que atingiu o litoral sul do país fica cada vez mais assustadora.

+++

A maior dimensão da tragédia pode ser vista na cidade de Concepción, 500 km ao sul de Santiago, onde vivem cerca de 500.000 pessoas.c13_22414201Na cidade, um prédio de 15 andares e 80 apartamentos tombou, deixando cerca de uma centena de pessoas presas.

Nas primeiras horas de domingo, socorristas dos bombeiros conseguiram resgatar três corpos dos escombros da construção, enquanto ainda era possível ouvir gritos de pessoas presas pedindo socorro.

 

As equipes de resgate começaram a perfurar a estrutura para permitir a entrada de oxigênio em locais onde pode haver vítimas presas.

Em uma cidade sem energia elétrica e sem comunicação, o desespero da população se refletiu em saques e roubos.

+++

Nas  comunidades costeiras a situação é dramática nas areas afetadas por um tsunami no sábado. Em Talcahuano e em Dichato, embarcações foram carregadas para terra firme pela força das águas.c33_22421235

Ao longo de todo o país, a destruição pode ser vista em dezenas de pontes caídas, edifícios derrubados e ruas bloqueadas por escombros, o que dificulta ainda mais a chegada de ajuda.c18_22414205

Na capital Santiago, o aeroporto internacional continua fechado neste domingo, devido aos destroços do terminal de passageiros. Somente alguns  voos tiveram autorização de pouso e decolagem pois a pista não foi danificada pelo tremor.

No sábado, vários países anunciaram sua intenção de enviar ajuda ao Chile, enquanto organismos internacionais como o FMI, o Banco Mundial e o Banco Interamericano de Desenvolvimento se comprometeram a auxiliar na reconstrução do país.

O terremoto, um dos mais fortes da história, gerou alertas de tsunami em toda a costa do Pacífico, sem que tenham sido registrados danos importantes. Mesmo assim, o Japão e o Havaí organizaram evacuações em massa de suas populações costeiras para evitar mais uma tragédia.

Veja as imagens da destruição clicando AQUIc30_22419507

Porto Alegre utiliza telemetria na medição de consumo de água

Sistema foi inaugurado
 no Mercado Público
Com objetivo de qualificar e agilizar o trabalho dos leituristas do Dmae, a sessão de medição do departamento está colocando em prática uma nova técnica para leitura dos hidrômetros: a Telemetria. O novo sistema consiste na transmissão de dados via ondas de rádio-frequência, por meio de um sensor previamente instalado nos hidrômetros.

O sistema foi estreado no Mercado Público da Capital. O local foi escolhido por acolher, em uma mesma área, 112 hidrômetros instalados em locais de difícil acesso para leitura. Não foi somente esse fator a contar na escolha: “Aproveitamos os 140 anos do Mercado Público, que foi comemorado em 2009, para também homenagear todos que ali trabalham. Além de não precisarmos mais entrar no ambiente de trabalho dos comerciantes, pois os hidrômetros ficam atrás de geladeiras ou prateleiras, o que atrapalhava a rotina deles, era necessário o dia inteiro para medir todos hidrômetros desse local. Agora, com o novo sistema, a leitura completa no Mercado pode ser realizada em 40 minutos, sem interferir no trabalho das pessoas”, relatou Maturino Rabello, chefe da seção de medição do Dmae.

Segundo Gilberto Esteves, que possui estabelecimento comercial há 30 anos no Mercado Público, a nova modalidade de leitura de hidrômetros representa um avanço: “Agora está muito melhor. Antes tínhamos que deslocar um funcionário que, às vezes estava atendendo um freguês, para acompanhar o leiturista. Isso não existe mais. Otimizou o trabalho do Dmae e do comerciante”, explicou.

Segundo o chefe da seção de medição do Dmae, outras localidades poderão ter a Telemedição na leitura. Terão preferência para a implantação do novo sistema locais onde existam um grande número de hidrômetros com dificuldade de acesso pelos leituristas. (fonte: Pref. de POA)

O sistema já é utilizado com sucesso em São Paulo e Pernambuco. A Europa há muitos anos vem usando a telemetria para aferição de consumo em condomínios, além de representar uma economia operacional, o sistema permite um controle mais eficaz das perdas de água que ocorrem nas medições dos hidrômetros.

Em Pelotas, o sistema de micromedição enfrenta enormes dificuldades para execução de leituras em locais de difícil acesso, principalmente no centro antigo da cidade e zona comercial, podendo no futuro, a adoção da telemetria vir ser a solução para o serviço  de saneamento de Pelotas, reduzir as perdas e otimizar os serviços.

27 de fev. de 2010

Terremoto de 8,8 graus no Chile

getCAAF72BO

O terremoto que atingiu o Chile 3h26min da madrugada deste sábado matou ao menos 100 pessoas. A presidente do pais, Michelle Bachele, decretou estado de catástrofe e determinou que as regiões litorâneas e ilhas fossem desocupadas, como a de Páscoa.

Há relatos de que um tsunami tenha atingido a ilha de Juan Fernandez. Também há informações de incêndios causados por vazamentos de gás devido o rompimento da tubulação. O fogo atingiu a Universidade de Concepción --localizada perto do epicentro do terremoto.

Após o terremoto, moradores de várias regiões do Chile ficaram sem luz, água e serviços de telefonia. 20100227elpepuint_3

O aeroporto internacional de Santiago ficará fechado por ao menos 24 horas, o que dificulta a entrada e saída de estrangeiros do país.

O tremor foi o maior no país em 25 anos. Antes dele, o pior havia sido o de março de 1985, que causou centenas de vítimas e destruiu várias localidades.

Um alerta de tsunami foi emitido para as zonas costeiras do Chile, Equador e Peru, e depois estendido para a Colômbia, Panamá, Costa Rica, Antártida e região do Pacífico.

  chile1

O Centro de Avisos do Pacífico dos Estados Unidos ampliou o alerta de tsunami para grau de vigilância à Colômbia, Panamá, Costa Rica e a Antártida, além do Equador, após o terremoto de 8,8 graus na escala Richter que atingiu a costa do Chile. O Peru já havia sido alertado.

Segundo o USGS (United States Geological Service, na sigla em inglês), o terremoto teve seu epicentro a 35 quilômetros de profundidade, na região de Bio Bio, a cerca de 320 quilômetros ao sul da capital chilena, Santiago, e 91 quilômetros ao norte de Concepción. 20100227elpepuint_7

 

O Itamaraty informa que a embaixada do Brasil em Santiago está trabalhando para dar apoio aos brasileiros que estão no país. Informações sobre brasileiros no Chile pode ser conseguidas pelo telefone (61) 8197 2284.

Dissidentes cubanos fazem greve de fome em Cuba

Alguma horas após o funeral de Orlando Zapata Tamayo, outros 4 presos do grupo de 75 entraram em greve de fome em duas prisões em Pinar del Río. O objetivo é protestar contra a morte de Zapata e exigir a libertação de todos os prisioneiros políticos, foi a declaração de Elizardo Sánchez, da Comissão de Direitos Humanos e Reconciliação Nacional (CDHRN).

Enquanto isso, em Santa Clara  o jornalista independente, Guillermo Fariñas, começou em sua casa, outra greve de fome, incluindo a recusa de beber água, com a disposição de "sacrificar". Fariñas há três anos, ficou vários meses sem comer alimentos sólidos para exigir acesso gratuito à Internet em Cuba.

Um comunicado divulgado ontem pela Comissão de Direitos Humanos indica que em 24 de fevereiro os prisioneiros Diosdado González Marrero, 47anos, e Eduardo Díaz Fleitas, 59, entraram em greve de fome na prisão, em Pinar del Río. Um dia depois, os opositores de Fidel Suárez Cruz, 39, e Molinet Nelson, 45, tomaram a mesma medida na prisão Kilo Cinco y Medio Kilo. Os quatro foram condenados em julgamentos realizados em 2003 contra 75 dissidentes acusados de "conspirar" com os Estados Unidos contra o regime. Eles estão condenado com penas entre 20 e 25 anos.

Sanchez disse que a motivação  para as greves de fome foi a morte de Zapata Tamayo, os grevistas exigem a libertação de todos os presos políticos, estima-se que há mais de 200 em toda a ilha, dos quais 65 são de consciência, conforme declarou a Anistia Internacional.

Concurso para recenseador - IBGE abre 191 mil vagas

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) abriu nesta sexta-feira (26/2) o período de inscrições do concurso que oferece 191.972 vagas temporárias para o cargo de recenseador. A função exige nível fundamental completo e há chances em todo o país. A Fundação Cesgranrio.

As inscrições poderão ser efetuadas até o dia 4 de abril, pelo site da organizadora. Também serão aceitos cadastros presenciais entre 26 de fevereiro e 19 de março, nos postos de inscrição onde deseja trabalhar. O valor da taxa de inscrição é de R$ 18,00. Os aprovados serão responsáveis pelo Censo Demográfico 2010.

Os contratados terão direito a receber remuneração por produção, 13º salário e férias proporcionais aos dias trabalhados. São reservadas 5% do total das vagas a candidatos portadores de necessidades especiais.

As contratações devem acontecer a partir de 26 de julho. De acordo com o edital de abertura, a previsão de execução dos trabalhos é de até cinco meses. Os contratos terão duração de 30 dias, podendo ser sucessivamente prorrogados por igual período, dependendo da necessidade do trabalho.

O processo seletivo será feito em duas partes: provas objetivas e treinamento. A primeira deve acontecer no dia 30 de maio.

INSCRIÇÕES AQUI

EDITAL

26 de fev. de 2010

Secretário de Fogaça é executado em Porto Alegre

 

thumb

O secretário municipal da Saúde, Eliseu Santos, morreu na noite desta sexta-feira. O médico e político foi baleado dentro de seu carro, na rua Hoffman, quase esquina com a avenida Cristóvão Colombo, no bairro Floresta.

De acordo com relatos de testemunhas, quatro homens teriam descido de um Vectra e disparado contra o secretário logo depois dele a esposa e a filha do casal de apenas 6 anos, terem saido de um culto religioso.

Eliseu foi atingido por quatro tiros: um no coração (o que o matou), um no tórax, um de raspão na cabeça e outro na perna.

Uma testemunha, que não quis se identificar, afirmou ter visto dois homens disparando contra o secretário de Saúde de Porto Alegre, Eliseu Santos, por volta das 21h30min desta sexta-feira. Conforme a pessoa, Santos foi alvejado por dois homens com uma pistola e uma arma de repetição de tiros. Segundo outra testemunha, Eliseu Santos estaria sendo alvo de ameaças há, pelo menos, duas semanas. O ex-secretário teria até relatado as ameaças à Polícia Federal.


 

A perícia ainda contabilizava quantos tiros foram disparados no local. É provável que, pelo número de cápsulas encontradas, Eliseu Santos tenha reagido. O médico andava armado com uma pistola .380, que foi encontrada no local. No entanto, seus ferimentos teriam sido causados por uma pistola 9mm.

A Brigada Militar e a Polícia Civil devem manter a cena do crime isolada até amanhã, para examinar o local com luz natural.

eliseu_santos Eliseu Felippe dos Santos foi vice-prefeito da cidade de Porto Alegre na gestão de José Fogaça, entre 2005 e 2008. Foi deputado estadual no Rio Grande do Sul pelo PTB. Era médico, formado na Faculdade de Medicina da UFRGS, na turma de 1973. Em 2007 assumiu a Secretaria da Saúde em Porto Alegre, cargo que ocupava.

O velório de  Eliseu Santos será realizada no salão Julio de Castilhos na Assembleia Legislativa, ainda não está definido o horário do início da cerimônia.

24 de fev. de 2010

Sob as sombras da tortura


Enquanto Lula negociava em Havana com Raúl e Fidel, do outro lado da ilha em Banes, dezenas de pessoas entre familiares e dissidentes, assistiam ao velório de Orlando Zapata Tamayo, preso político do regime castrista que morreu depois de  85 dias em greve de fome na prisão.
Em seu corpo ainda estavam as marcas dos golpes de um objeto de borracha comumente utilizado pela polícia cubana, marcas da tortura imposta pelo regime àqueles que discordam das ideias dos Castros.

Ao lado de Raúl, Lula ouviu calado o ditador cubano dizer que na ilha não havia tortura nem desrespeito aos direitos humanos.

Lula se curvou mais uma vez diante de seus amigos, "o cara" perdeu a oportunidade para mostrar ao mundo que o Brasil não compactua com ditadores e torturadores. Silencio constrangedor daquele que gosta de fazer piada de tudo e que mostrou que a verdadeira piada é ele próprio.

23 de fev. de 2010

Ficha Limpa em debate no congresso


logomarcaNa  audiência pública do grupo de trabalho criado para definir um texto de consenso para os projetos de lei que tratam da Ficha Limpa (PLP 518/09 e outros), realizada hoje em Brasília, foi entregue pela diretora da Secretaria Executiva do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE), Jovita José Rosa,  ao presidente e ao relator do grupo, respectivamente deputados Miguel Martini (PHS-MG) e Índio da Costa (DEM-RJ), cópia do abaixo assinado com mais de 1,3 milhão de assinaturas que deu origem ao projeto de iniciativa popular.

No documento entregue aos parlamentares, há 77 mil novas assinaturas. O PLP 518/09 torna inelegível o candidato condenado em primeira instância ou denunciado por crimes como improbidade administrativa, uso de mão-de-obra escrava e estupro.

Estiveram presentes na audiência, além de Jovita Rosa, o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Ophir Cavalcante; o secretário-geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Dom Dimas Lara Barbosa; o presidente da Associação Brasileira de Magistrados, Procuradores e Promotores Eleitores (Abrampe), Marlon Jacinto Reis; o presidente da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), Mozart Valadares; e os representantes da Comissão Brasileira Justiça e Paz, Francisco Whitaker e Marcello Lavenère Machado.

Durante os debates, o presidente da Associação Brasileira de Magistrados, Procuradores e Promotores Eleitorais (Abramppe), Marlon Jacinto Reis, propôs  que o texto final da proposta deixe explícito que as mudanças já valerão nas eleições deste ano.

A ideia também foi defendida pelo líder dos Democratas, deputado Paulo Bornhausen (SC), e pelo presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Ophir Cavalcante.

Para os debatedores, deve ser incluído no texto um dispositivo que deixe claro o início da validade da lei, a fim de evitar que a norma seja questionada na Justiça em razão do princípio da anterioridade, segundo o qual as mudanças em regras eleitorais só terão validade um ano após a sua publicação.

A possibilidade de o projeto Ficha Limpa (PLP 518/09) criminalizar movimentos sociais dividiu opiniões na audiência. O líder do Psol, deputado Ivan Valente (SP), levantou a questão ao defender que o projeto tipifique os crimes passíveis de provocarem inelegibilidade.

Para ele, a medida serviria para evitar que integrantes de movimentos sociais se tornassem inelegíveis caso fossem condenados por participar de manifestações políticas, como, por exemplo, em casos de ocupação de órgãos públicos, o que não foi aceito pelos integrantes do MCCE.
O grupo de trabalho volta a se reunir nesta quarta-feira (24), às 14h30, para definir o cronograma de audiências públicas em outros estados. Até o dia 10 de março, os deputados deverão realizar debates em Belo Horizonte, São Paulo e Rio de Janeiro.
A proposta final deverá ser apresentada até o dia 17, e a votação em plenário está prevista para março.

A proposta de lei de iniciativa popular que institui a chamada "ficha limpa" obrigatória para os candidatos nas eleições em todos os níveis, foi entregue no dia 29 de setembro ao presidente da Câmara, Michel Temer, pelo Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral, e foi engavetado. A audiência de hoje saiu depois de muita pressão, mas estão querendo mudar o texto da lei para mais uma vez favorecer aos fichas sujas, e isto não pode acontecer.

Você concordaria em ter como representante alguém que responda por algum dos crimes abaixo?
Crimes graves:

- Racismo
- Tortura
- Tráfico ilícito de entorpecentes e drogas afins
- Terrorismo

Crimes Hediondos:

- Contra a economia popular
- Contra a fé pública
- Contra os costumes
- Contra a administração pública
- Contra o patrimônio público
- Contra o meio ambiente
- Contra a saúde pública
- Contra o mercado financeiro
- Dolosos contra a vida
- De abuso de autoridade
- Eleitorais
- De lavagem ou ocultação de bens, direitos e valores
- De exploração sexual de crianças e adolescentes
- De utilização de mão-de-obra em condições análogas à de escravo
- Com pena de 10 anos de prisão ou mais

Pois hoje  há centenas de criminosos no exercício de cargos políticos que se opõem à vontade popular endossada por mais de 1,3 milhão de brasileiros, e eles farão de tudo para que o projeto Ficha Limpa seja modificado para atender aos seus interesses escusos.

Tornar esta corja inelegível é o mínimo que se pode esperar de um congresso honrado, e mesmo que muitos nos façam duvidar que este adjetivo faça parte das virtudes dos homens públicos, nós, povo brasileiro, ainda acreditamos e lembramos a frase do deputado Índio da Costa:

"Quando há uma pessoa pedindo, o Congresso tem de ouvir. Quando há 1,5 milhão, tem de fazer"

22 de fev. de 2010

Acabou o carnaval! - É hora de repensar os caminhos do Brasil



Sinto vergonha de mim!

"Por ter sido educadora de parte desse povo,
por ter batalhado sempre pela justiça,
por compactuar com a honestidade,
por primar pela verdade
e por ver este povo já chamado varonil
enveredar pelo caminho da desonra.
Sinto vergonha de mim
por ter feito parte de uma era
Que lutou pela democracia,
pela liberdade de ser
e ter que entregar aos meus filhos,
simples e abominavelmente,
a derrota das virtudes pelos vícios,
a ausência da sensatez
no julgamento da verdade,
a negligência com a família,
célula-mater da sociedade,
a demasiada preocupação
com o "eu" feliz a qualquer custo,
buscando a tal "felicidade"
em caminhos eivados de desrespeito
para com o seu próximo.

Tenho vergonha de mim
pela passividade em ouvir,
sem despejar meu verbo,
a tantas desculpas ditadas
pelo orgulho e vaidade,
a tanta falta de humildade
para reconhecer um erro cometido,
a tantos "floreios" para justificar
atos criminosos,
a tanta relutância
em esquecer a antiga posição
de sempre "contestar",
voltar atrás
e mudar o futuro.

'Tenho vergonha de mim
pois faço parte de um povo
que não reconheço,
enveredando por caminhos
que não quero percorrer...

Tenho vergonha da minha impotência,
da minha falta de garra,
das minhas desilusões
e do meu cansaço.

Não tenho para onde ir
pois amo este meu chão,
vibro ao ouvir meu Hino
e jamais usei a minha Bandeira
para enxugar o meu suor
ou enrolar meu corpo
na pecaminosa manifestação de nacionalidade.

Ao lado da vergonha de mim,
tenho tanta pena de ti, povo brasileiro!

Cleide Canton

"De tanto ver triunfar as nulidades, de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça, de tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar da virtude, a rir-se da honra, a ter vergonha de ser honesto". (Ruy Barbosa)

21 de fev. de 2010

General Telles – Grande Campeã do Carnaval de Pelotas

tl
Saltimbancos, bobos da corte e personagens míticos invadiram a passarela do samba  para conquistar o campeonato 2010 .

Resultado oficial final do Carnaval de Pelotas

 

telles copy

BANDAS CARNAVALESCAS

BLOCOS BURLESCOS

  • 1º lugar – Banda Kibandaço
  • 2º lugar – Banda Entre a Cruz e a Espada
  • 3º lugar – Banda Dona da Noite
  • 4º lugar – Banda Meta
  • 5º lugar – Banda Leocádia
  • 6º lugar – Banda Ki Folia
  • 7º lugar – Banda Girafas da Cerquinha
  • 8º lugar – Banda Lobos da Cerca
  • 1º lugar – Bafo da Onça
  • 2º lugar – Bruxa da Várzea
  • 3º lugar - Tesouras da Tiradentes
  • 4º lugar – Mafa do Colono
  • 5º lugar – Gaviões do Pestano
  • 6º lugar – Linguarudas da Várzea
  • 7º lugar – Candinhas da Cerquinha

BLOCOS INFANTIS

ESCOLAS MIRINS

  • 1º lugar – Alegria e Samba com 98,0 pontos
  • 2º lugar – Vale a Pena Ver de Novo – 92,60 pontos
  • 3º lugar – Águia Branca – com 92,30 pontos
  • 1º lugar – Princesa Isabel – 158,40 pontos
  • 2º lugar – Acadêmicos da Lagoa – 157,70
  • 3º lugar – Brilho do Sol – 157,50
  • 4º lugar – Explosão do Futuro – 157,20
  • 5º lugar – Mocidade do Simões Lopes – 156,80
  • 6º lugar – Mocidade do Obelisco – 156,50
  • 7º lugar – Ramirinho – 148,20
  • 8º lugar – Águia de Ouro – 0,0

ESCOLAS DE SAMBA GRUPO ESPECIAL

- 1º lugar – Gal. Telles – 179,30 pontos
- 2º lugar – Estação Primeira do Areal – 177,60
- 3º lugar – Unidos do Fragata – 175,10
- 4º lugar – Academia do Samba – 172,60
- 5º lugar – Imperatriz da Zona Norte – 0,0
- 6º lugar – Ramiro Barcelos – 0,0

  • Imperatriz da Zona Norte e Ramiro Barcelos foram desclassificadas por não cumprirem itens obrigatórios do regulamento.

Resultado oficial do Carnaval de Pelotas/2010

Bandas Carnavalescas:
Banda Ki-Bandaço
A Banda Carnavalesca Ki-Bandaço foi a grande campeão em sua categoria. A banda nota 10, apresentou em seu carro abre-alas o coração palpitante do país tropical, além das aves da fauna da floresta Amazônica. Na bateria nota 10, os 101 pica-paus fizeram a arquibancada tremer.

A banda do “Mestre Nêgo”, diretor de harmonia, foi fundada em 1996 e conquistou este ano o seu bi-campeonato.

Blocos Burlescos:
Bafo da Onça, vencedor do Carnaval de 2009, repete o feito este ano e merecidamente é o bi-campeão do carnaval de Pelotas na categoria Blocos Burlescos. A entidade representante do bairro Simões Lopes trouxe 5 mil integrantes e muito bom humor.

Blocos Infantis:

“África: divina criação de Olodumaré, abençoada por Oxalá, berço da humanidade”, foi o tema de enredo do bloco infantil Alegria e Samba, da Vila Castilhos, o grande vencedor entre os blocos infantis.

Com  480 integrantes, a meninada da vila Castilhos levou as cores  verde, amarelo e branco, ao bi-campeonato. (atualizado às 14h31)



Escolas de Samba Mirim




A grande surpresa entre as escolas mirins, a E. M. Princesa Isabel, do Núcleo Ambrósio Perret, conquista seu primeiro campeonato. Aproveitando as cores verde, branco e vermelho, mas acrescentado prata, ouro e outras tonalidades, a escola fez um desfile com um conjunto visual muito bonito.

O enredo foi distribuído entre as alas das abelhinhas, folhagens, flores campestres, “as rosas não falam”, explosão de espécies e cores, flores - o esplendor da natureza, bouquets, arranjos florais, vitórias régias, orquídeas, essências, cravo e a rosa, e noivinhas. Na bateria estavam os jardineiros.

Parabéns comunidade de Abrósio Perret, merecidamente campeões. (atualizado às 15:43)

Escolas de samba:


Saltimbancos, bobos da corte e personagens míticos invadiram a passarela do samba para conquistar o título do Carnaval de Pelotas em 2010.

O samba de enredo, “Em festa de Bamba, o Teatro Vira Samba”, levantou as arquibancadas na noite de sexta-feira. Aproximadamente mil integrantes distribuídos em 13 alas e quatro carros alegóricos contaram a história da origem do teatro na Grécia culminando com um grande espetáculo no Theatro Sete de Abril de Pelotas – o mais antigo em atividade no Brasil.

20 de fev. de 2010

Prefeito de São Paulo tem mandato cassado

foto_kassab_37
O prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab (DEM), e a vice, Alda Marco Antonio (PMDB), tiveram o mandato cassado pelo juiz da 1ª Zona Eleitoral, Aloísio Sérgio Resende Silveira, por recebimento de doações consideradas ilegais na campanha de 2008.  Como o recurso tem efeito suspensivo imediato, os dois podem recorrer da sentença sem ter de deixar os cargos.
Entre as doadoras consideradas ilegais estão a Associação Imobiliária Brasileira (AIB) e empreiteiras acionistas de concessionárias de serviços públicos, como Camargo Corrêa e OAS. Ao todo, a coligação de Kassab e Alda gastou R$ 29,76 milhões na campanha, dos quais R$ 10 milhões são considerados irregulares pela Justiça. A sentença será publicada no Diário Oficial de terça-feira, quando passa a contar o prazo de três dias para o recurso no Tribunal Regional Eleitoral (TRE).
O advogado de Kassab, Ricardo Penteado, informou que a defesa do prefeito vai entrar com recurso no TRE que, diz ele, "deve resultar na reforma da sentença e na confirmação da vontade popular."  Segundo Penteado, "as contribuições foram feitas seguindo estritamente os mandamentos da lei e já foram analisadas e aprovadas sem ressalvas pela Justiça Eleitoral."
Leia a matéria completa no Estado de São Paulo

19 de fev. de 2010

Carnaval 2010 - Pelotas, a festa recomeça

Escola de Samba Imperatriz da Zona Norte

Depois de quatro dias sem folia, transferida em função do mau tempo, recomeçou na noite desta sexta-feira a Doce Folia de Pelotas com o concurso das escolas de samba do Grupo Especial.

A primeira agremiação a desfilar, a Escola de Samba Imperatriz da Zona Norte (foto) apresentou o tema enredo "Venha Tomar Chimarrão com a Imperatriz", e mais uma vez, como em 2009, fez um desfile discreto com um pequeno número de componentes que mesmo com os problemas enfrentados pela Escola na montagem de seus carros alegóricos, fizeram um desfile com bastante animação mas que não condiz com aquilo que se espera de uma integrante do Grupo Especial.

Ainda nesta noite desfilam:
  • 23h – Unidos do Fragata
  • 0h25 – Academia do Samba
  • 1h25 – Ramiro Barcelos
  • 3h15 – General Telles
  • 4h40 – Estação Primeira do Areal

18 de fev. de 2010

Concurso Ministério dos Transportes

Image4 A partir de amanhã (19) abrem as inscrições para o concurso público do Ministério dos Transportes para o preenchimento 170 vagas em diversas cidades brasileiras – 5% das vagas serão reservadas a deficientes. São 70 postos para o cargo de agente administrativo, nível médio, e 100 para o cargo de analista técnico administrativo, nível superior. Os salários variam de R$ 2.067,30 a R$ 2643,28 para jornada de 40 horas semanais.
Os candidatos trabalharão nas unidades administrativas do Ministério dos Transportes em Brasília (DF), Manaus (AM), Fortaleza (CE), Salvador (BA), São Paulo (SP), Curitiba (PR), Cuiabá (MT), Goiânia (GO), Florianópolis (SC), Natal (RN), Rio de Janeiro (RJ), Paranaguá (PR), Santos (SP), Manaus (AM), Recife (PE), Itajaí (SC) e Vitória (ES), de acordo com a vaga concorrida.
As inscrições devem ser feitas das 9h de 19 de fevereiro às 23h59 de 8 de março. A taxa é de R$ 35 para agente e de R$ 45 para analista.
Podem pedir isenção da taxa candidatos inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), membros de família de baixa renda (nos termos do mesmo decreto). A solicitação deve ser feita no mesmo período das inscrições.
Os candidatos serão submetidos a provas objetivas, que devem ser realizadas no dia 18 de abril. Os candidatos para o cargo de agente farão prova pela manhã e, para analista, as provas serão realizadas à tarde.

Confira os locais da provas clicando AQUI

Concurso Ministério da Cultura

Image4 O Ministério da Cultura abriu concurso para 253 vagas em cargos de nível médio (agente administrativo) e superior em qualquer área (analista técnico-administrativo). Os salários chegam a R$ 2.989,28. As vagas são para Brasília (DF).

O salário de agente administrativo, 226 vagas, salário R$ 2.293,50 (vencimento básico de R$ 1.162,50, acrescido de gratificação de desempenho de até R$ 1.131).

Analista técnico-administrativo, 27 vagas, salário de  R$ 2.989,28 (salário básico de R$ 1.259,28 mais gratificação de desempenho de até R$ 1.730).

A inscrição deve ser feita entre as 10h do dia 1º de março até as 23h59 do dia 14 de março. A taxa é de R$ 29,75 para agente e de R$ 44,50 para analista.

As provas objetivas e discursivas serão aplicadas no Distrito Federal em 25 de abril, no período da manhã para o cargo de agente e no período da tarde para analista. Os locais e horários serão divulgados em 15 de abril.

Inscrições on line AQUI

17 de fev. de 2010

Instantâneos de uma cidade Pólo do Sul

 major 

1211 069

Os sinais da incompetência administrativa estão espalhados por todos os cantos daquela cidade que tinha pretensões de se tornar “Pólo do Sul”.

Aquela cidade, que viveu a euforia do asfalto esparramado por todos os cantos, que prometia uma qualidade de vida de dar inveja aos dinamarqueses, que tinha milhares de prioridades que acabaram ficando apenas nos discursos.


As imagens são do centro da cidade (Rua Santa Cruz esquina  Gen. Argolo), fundos do quartel da Brigada Militar. Neste local havia um container que foi retirado em maio de 2009
para manutenção e não foi reposto. A população por hábito, continua colocando o lixo no local onde havia o coletor.

Um mau hábito provocado pelo poder público pois o outro coletor de lixo está bem distante dali, contrariando normas específicas de otimização da coleta de resíduos sólidos domiciliares.

Se por um lado a população não tem a preocupação de dispor o lixo em um horário e local adequado, o poder público por sua vez, não está dando atenção ao assunto, deixando nossa cidade cada vez mais distante de se pólo de alguma coisa, a não ser de incompetência administrativa.

Unidos da Tijuca é a grande campeã do carnaval do Rio

0,,36322161-EXH,00
0,,36323193-EXH,00
Um desfile cheio de truques de mágica, carro com mafiosos, personagens de quadrinho esquiando em plataformas e homenagem ao cantor Michael Jackson, deram o título de campeã do carnaval carioca à escola da Tijuca.
O desfile da tijuca empolgou o público que cantou junto o samba-enredo durante o tempo todo.
0,,36323519-EXH,00
O grande destaque da escola foi sua comissão de frente.

A escola apresentou na comissão de frente um camarim gigante montado na avenida e desafiou o público a descobrir os truques dos mágicos.
Bailarinas usaram o ilusionismo para trocar de roupa em segundos, seis vezes a cada execução da coreografia. Os vestidos mudaram de estampa, de tecido e, por fim, formavam, juntos, o nome da Tijuca.
É Segredo!
No abre-alas, a Tijuca mostrou o mistério do incêndio da biblioteca de Alexandria, instigando o público sobre o que estaria escrito nos papiros que foram queimados. O fogo foi simbolizado com um “efeito especial”: turbinas de ventilador embaixo do carro “sopravam” fios dourados pra cima, criando chamas no carro alegórico. Paredes móveis da biblioteca giravam e revelavam foliões que estavam dentro da estrutura.
No penúltimo carro, que falava da área 51, a base militar no deserto de Nevada, foi feita uma homenagem a Michael Jackson, com um sósia fazendo “moonwalk” no carro. “Michael vive em todas as estrelas”, dizia uma placa no carro. Símbolo da escola, um pavão gigante fechou o desfile.

0,,36323945-EXH,00 0,,36322161-EXH,00

16 de fev. de 2010

Rosas de Ouro é a grande campeã paulista

20100213-rosas03 

20100213-rosas06

Com uma diferença de apenas 0,25 ponto, a Rosas de Ouro conquistou o título de campeã do Carnaval 2010 em São Paulo. A agremiação obteve 270 pontos, dos 270 possíveis, e assim obteve o título no Grupo Especial. O segundo lugar ficou com a Mocidade Alegre, que teve 269,75 pontos na apuração.

Com o enredo "O Cacau Chegou", distribuição de bombons e essência de chocolate lançada ao ar, a Rosas de Ouro foi a quinta escola a desfilar no sambódromo no primeiro dia de desfiles. O último título da escola havia sido conquistado em 1994.

Como foi a vitória:

A escola animou a torcida nas arquibancadas no desfile. Numa representação teatral, a comissão de frente mostrou a chegada dos espanhóis ao continente para conquistar os astecas. Entre os 15 integrantes que representaram um duelo entre os dois povos, os destaques foram o imperador Montezuma e o conquistador espanhol Fernando Cortez.

Os carros da escola eram grandes, mas não tiveram problemas para passar pela avenida. O abre-alas Templo Sagrado retratou as cerimônias dos astecas.

O terceiro casal de mestre-sala e porta-bandeira, Samuel e Paula, mostraram o fascínio suíço pelo chocolate. Com muita beleza e simpatia, a rainha da bateria Ellen Roche, 30, encantou o público na frente dos 250 ritmistas vestidos de Willy Wonka, personagem do filme "A Fantástica Fábrica de Chocolate".

Com alas da França, Itália, Suíça, Alemanha, Inglaterra e Holanda, a escola mostrou a difusão do cacau pela Europa. A segunda alegoria, a "La Chocolatada", trouxe um chocolateira.

20100213-rosas10

Um coelho gigante encerrou o desfile da Rosas, no último carro. O bicho de pelúcia preencheu todo o espaço da avenida.

Fonte: Folha

Carnaval 2010 Pelotas – Terça–feira sem carnaval

012f2bdabb6352b6d4ab098e94efc691

 

Em razão da chuva, a programação do carnaval de Pelotas foi alterada.

Confira a nova programação:

Sexta-feira - Dia 19 Sábado – Dia 20 Domingo – Dia 21

20h30 – Participação – Bloco Integração, Saúde e Educação

Escolas de Samba Grupo Especial

21h35 – Imperatriz da Zona Norte
23h – Unidos do Fragata
0h25 – Academia do Samba
1h25 – Ramiro Barcelos
3h15 – General Telles
4h40 – Estação Primeira do Areal

Escolas de Samba Mirins
16h45 – Ramirinho
17h45 – Mocidade do Simões Lopes
18h45 – Águia de Ouro
19h45 – Princesa Isabel
20h45 – Brilho do Sol
21h45 - Mocidade do Obelisco
22h45 – Explosão do Futuro
23h45 – Acadêmicos da Lagoa
Bandas Carnavalescas
1h – Família
2h – Girafa da Cerquinha
3h – Lobos da Cerca
Grupo de Acesso
4h – Unidos da Vila Castilhos
4h55 – Xavabanda

13h – Apuração dos resultados
20h – Blocos dos Idosos
21h – Clubes Sociais
22h – Campeão dos Blocos
23h – Campeã das Escolas de Samba Mirim
24h - Campeã das Bandas Carnavalescas
1h - Vice Campeã do Grupo Especial
2h – Campeã do Grupo Especial
3h - Campeão dos Blocos Burlescos

15 de fev. de 2010

Tempo, inimigo ou amigo da razão - Final feliz no sequestro mais longo do RS

7765688
 7755146
Por volta das 5h30min de sábado, o segurança particular Rodrigo Leandro Luz invadiu uma casa no bairro Guajuviras, em Canoas, onde residiam sua ex-mulher Josiane Pontes e os filhos do casal, um menino de 11 anos de idade e uma menina de oito, fazendo-os reféns. Ele portava um revólver calibre 38 e dizia-se inconformado com a decisão de Josiane de acabar com o casamento. Na mesma manhã, por volta da 10 horas, Rodrigo libertou os filhos  mas manteve a ex-mulher em cárcere privado sob ameaça de morte, situação que perdurou por mais de 69 horas.
A casa foi cercada pela Brigada Militar logo após as 5h30min, quando o vigilante impediu que outros familiares entrassem na residência e ainda baleou um cunhado, de raspão, na cabeça.
Os primeiros policiais que tentaram negociar com o raptor foram recebidos a tiros, mas não sofreram ferimentos. O local foi isolado e o Grupo de Ações Táticas Especiais da BM, unidade de elite especializada em casos com reféns, assumiu as negociações.
Os contatos entre policia e sequestrador eram feitos por celular. Segundo declarações do comando da operação, o vigilante temia ser morto ao sair da casa e também não queria ser preso. Os contatos eram feitos a cada hora no intuito de não dar descanso ao vigilante.
O tempo, senhor da razão, esteve do lado da vítima e da paciência da policia. Rodrigo se entregou às 20h28min, sua ex-mulher saiu caminhando em direção da ambulância e desmaiou nos braços de policiais. Rodrigo saiu da casa algemado  às 20h40min
                               ***
Um dos mais longos sequestros aconteceu em Santo André, interior do estado de São Paulo, e as semelhanças com este caso são muitas. 
Rompimento unilateral do relacionamento, homem possessivo e provavelmente portador de transtorno depressivo  ou perturbação mental, que leva as últimas consequências a necessidade de fazer valer sua impreterível vontade, cobertura de toda a imprensa em tempo real, acesso às informações vindas de fora pela tv, telefone e rádio.
No caso de Santo André, depois de 100 horas de negociações, Eloá Cristina Pimentel de apenas 15 anos morreu. Lá, o tempo foi o inimigo  das vítimas, Eloá e sua amiga Nayara.
No caso Eloá, a demora na tomada de decisões, o excesso de tempo e os equívocos no gerenciamento de crise foram os responsáveis pela tragédia transformada em reality show pela mídia nacional, que tirou Lindemberg Alves do anonimato tornando-o uma celebridade mórbida .
c
 O caso de Canoas nos remeteu às lembranças do caso  Eloá, com uma única e fundamental diferença, o comportamento policial. Mesmo dando tempo ao raptor, em nenhum momento os policiais estiveram pré-dispostos a serem transformados em sucessos midiáticos.
No programa policial da Rede Bandeirantes, famoso por cobrir a violência urbana cotidiana, seu apresentador estava irritadíssimo com um policial militar que bloqueava as imagens de seu operador de camera. A maior preocupação estava em dramatizar a situação do que indicar uma solução, aí ficou constatado que no momento da crise a polícia gaúcha demonstra preparo, mas a mídia nacional ainda procura um final dramático para culpar o homem e o tempo, o senhor da razão.
Cópia de ANNA MARIA Postado por Anna Maria

Carnaval 2010 Pelotas – Concurso oficial transferido para sexta-feira

2010-02-15arquibancadas_ra
O concurso das Escolas de Samba do Grupo Especial de Pelotas que seria realizado hoje à noite foi transferido para sexta-feira (19) em razão das fortes chuvas que caíram sobre a cidade no início da tarde de hoje.
A programação de sexta será a mesma agendada para a noite de hoje. Aapuração que seria realizada na sexta, passa para sábado (20) às 13 horas.
20:30 HORAS – ENTIDADE PARTICIPATIVA (45 Min.)
21:35 HORAS – E. S. IMPERATRIZ DA ZONA NORTE
23:00 HORAS – E. S. UNIDOS DO FRAGATA
00:25 HORAS – E. S. ACADEMIA DO SAMBA
01:50 HORAS – E. S. RAMIRO BARCELOS
03:15 HORAS – E. S. GENERAL TELLES
04:40 HORAS – E. S. ESTAÇÃO 1ª DO AREAL

Carnaval 2010 – Rio de Janeiro

sa6

ui3 Clique aqui e confira as imagens do primeiro dia do grupo especial do Rio