Pesquisa personalizada

30 de nov. de 2009

Vestibular 2009/2010 - Gabaritos da UFG



Sem registrar incidentes em nenhum dos 30 locais de prova, a Universidade Federal de Goiás realizou na tarde de ontem (29/11) a Primeira Etapa de seu Processo Seletivo 2010/1. Dos 30. 579 inscritos, 1.632 não fizeram as provas (um índice de 5,34% de abstenção). Além do vestibular, a UFG também aplicou as provas do Processo Seletivo para vagas disponíveis nos cursos de graduação da universidade. Dos 1.150 inscritos nessa seleção, 107 não compareceram às provas.

Confira aqui provas e GABARITOS

Vestibular 2009/2010 - Gabaritos da UFPR



Com um total de 43.796 candidatos inscritos, a UFPR realizou neste domingo a primeira fase do vestibular 2010.  O concurso foi constituído por uma prova com 80 questões objetivas, no formato de múltipla escolha, sobre os conteúdos do Ensino Médio. O resultado da primeira fase será divulgado até o dia 8 de dezembro.

Os candidatos disputam 5.334 vagas, distribuídas em 91 diferentes opções de cursos de graduação. O gabarito deve ser divulgado na segunda-feira, dia 30.

A segunda fase será realizada nos dias 12 e 13 de dezembro, com questões específicas. A prova do dia 12 começa às 14h, acaba às 18h30 e é aplicada a candidatos de todos os cursos. No dia 13, há dois horários de provas. Enquanto que a grande maioria dos candidatos responde a questões das 14h às 16h30, os que disputam vagas nos cursos de Música, Desgin e Arquitetura e Urbanismo têm provas mais longas (das 14h às 19h).

O resultado final será divulgado até 22 de janeiro de 2010.

Confira aqui os GABARITOS

Vestibular 2009/2010 - Gabarito da UFMG



A Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) divulgou os gabaritos da primeira fase do vestibular 2010. As provas foram aplicadas para 63.959 candidatos em 16 cidades mineiras. Em Belo Horizonte 43.738 inscritos participam do Concurso.

Confira aqui os GABARITOS.

Vestibular 2009/2010 - Gabarito PUC/SP



A Pontifícia Universidade Catílica de São Paulo (PUC-SP) divulgou nesta segunda-feira o gabarito do seu vestibular 2010. As provas foram realizadas no domingo, dia 29 de novembro.

Confira aqui  GABARITO

Andrézinho é salvador da pátria colorada




O Internacional venceu de virada o Sport Recife por 2x1 e garantiu sua participação na Copa Libertadores de 2010. O destaque do jogo foi Andrézinho que mais uma vez entrou e marcou o gol da vitória em uma cobrança de falta. O Colorado é o vice-lider um ponto atrás do Flamengo que joga o último jogo do campeonato contra o Grêmio, arquirival colorado. Um empate do Flamengo e uma vitória simples do Inter contra o Santo André, dá o título ao Colorado. A torcida colorada vai ser obrigada a torcer pelo tricolor, tudo pelo título!

Mujica es el presidente


Com mais de 90% dos votos apurados até agora, José Alberto Mujica Cordero já pode fazer a festa. Os uruguaios o elegeram com mais de 53% dos votos válidos.

Nascido em Montevideo em maio de 1935, desde jovem foi militante do Partido Nacional, unindo-se ao Movimento de Libertação Nacional, o Movimento Tupamaro onde participou de sequestros e assaltos com a finalidade de financiar a esquerda nacionalista. Ficou preso por 14 anos, sendo solto em 1985. Foi deputado, ministro de estado e por último senador. É casado há mais de 40 anos com a também ex-militante Lúcia Topolanski.

Com a vitória de Mujica, a esquerda vai continuar no poder até 2015.

29 de nov. de 2009

Mujica é o novo presidente uruguaio, indicam as pesquisas


As três pesquisas públicas realizadas na boca de urna indicam neste momento que mais de metade das pessoas com direito a voto escolheram a chapa José Mujica - Danilo Astori para presidente e vice-presidente do Uruguai.

A pesquisa Factum dá 51,6% para a FA (Mujica) e 44,4% para o Partido Nacional (Lacalle). A Figura por sua vez, indica Mujica com 51,5% contra 44,4% de Lacalle, e na pesquisa Equipos Mori, Mujica recebeu 50,8% dos votos e Lacalle 45,4% .

Partidários de Mujica já fazem a festa em Montevidéo, a vitória está garantida, o ex-guerrilheiro Tupamaro será o novo presidente da República Oriental do Uruguai.

ATUALIZAÇÃO-resultado oficial final

Neste momento (16h52), com 100% dos votos apurados, Lacalle tem 43,3% dos votos e Mujica 52,6%.
MUJICA VENCEU AS ELEIÇÕES

Campeonato Brasileiro - a hora da verdade



Goleiro corinthiano fica parado na cobrança de pênalti e ainda aplaude adversário.

Honduras vai às urnas



Os hondurenhos começaram a votar às 11h (hora de Brasília) em uma das nas eleições mais polêmicas e tensas de sua história. Os eleitores definem, 128 assentos no legislativo, 298 de representantes locais e o novo presidente.

O nome mais cotado para assumir o próximo mandato presidencial de quatro anos é o conservador Porfírio "Pepe" Lobo, do Partido Nacional. Logo depois vem Elvin Santos, do Partido Liberal, o mesmo do presidente deposto Manuel Zelaya.

O presidente deposto, Manuel Zelaya, diz que a votação é ilegítima e pede para os hondurenhos não votarem. Seu candidato César Ham desistiu de concorrer, mas o partido esquerdista Unificação Democrática se manteve no pleito e participa das eleições mesmo depois de romper com Zelaya.


Zelaya vai acompanhar a eleição de dentro da embaixada brasileira. Ontem, ele declarou em uma entrevista à Agência EFE, que não pretende solicitar asilo ao Brasil ou a qualquer outro país e que as eleições de hoje são ilegítimas por não serem obsevadas  pela OEA   e pela ONU. Na quarta-feira, o Congresso hondurenho deverá votar sua restituição. Segundo especialistas internacionais, as chances de que ela seja aprovada "são próximas de zero".

O Brasil já declarou que não  não reconhecerá o novo presidente.


Uruguai elege novo presidente



Os uruguaios terão que escolher seu novo presidente hoje. A votação começou às 8h e deverá se estender até à 19h30 deste domingo. O ex-guerrilheiro Tupamaro, José Mujica da Frente Ampla, votou às 8h15 desta manhã, depois de registrar o voto Mujica falou aos jornalistas e disse "Esta noche tengo un baile hasta tarde". O candidato da Frente Ampla é  favorito nas eleições uruguaias.

O candidato do Partido Nacional, Luis Alberto Lacalle, irá votar à tarde. Ele permanece em casa onde recebeu jornalistas com chimarrão e bolinhos. Em sua declaração à imprensa, Lacalle disse estar confiante na escolha do povo uruguaio e que hoje o povo irá eleger o presidente de todos os uruguaios e que segundo a tradição, sempre o segundo colocado chama o vencendor para cumprimenta-lo, ele gostaria muito que hoje Mujica o chamasse, mas isto não será ele quem vai decidir.

28 de nov. de 2009

Arruda-DEM- Chefe da quadrilha?


A subprocuradora da República Raquel Dodge anexou ao pedido de abertura de inquérito da Operação Caixa de Pandora, no STJ, uma série de videos que, de acordo com as investigações, revelam em detalhes como funcionava a máquina de arrecadação e distribuição de propina no governo do Distrito Federal.


Um dos 30 vídeos aponta o governador José Roberto Arruda (DEM) como pretenso “chefe da quadrilha”, participando do esquema desde o tempo em que era deputado federal, de 2003 a 2006, e depois eleito para o comando do DF.

Conforme apuração da PF, Arruda se beneficiava diretamente da cobrança de propinas em cumplicidade com o governo anterior, de Joaquim Roriz (2003-2006), que lhe teria dado carta branca para operar com o cabeça do esquema, o então presidente da Companhia de Desenvolvimento do Planalto (Codeplan) Durval Barbosa. Depois de ser caixa de campanha de Arruda, Durval assumiu a Secretaria de Relações Institucionais do governo eleito em 2006.

Em uma das gravações, Arruda aparece recebendo R$ 50 mil, em notas de R$ 100, das mãos de Durval. O dinheiro, conforme apurou a PF, seria para pagamento de despesas pessoais do governador. A investigação indica que a fonte do dinheiro foi a empresária Cristina Boner, do grupo TBA, que o teria repassado a título de “pedágio” regular pelos contratos supostamente direcionados por Arruda para a empresa com o então governo Roriz. (Fonte Correio do Estado)

Os 30 vídeos mostram a movimentação financeira de um esquema de propinas, fraudes, peculato, corrupção, crime eleitoral, crimes tributários e outros tantos termos, que os políticos brasileiros estão acostumados a ouvir, ver e participar, mas que não levou ninguém para a cadeia. De início eles até ficam preocupados, mas logo o tremor passa a voz retorna e eles retornam à mídia, arrogantes como sempre, negando e justificando com as mais absurdas explicações aquilo que é inexplicavel. Como na mitologia, ao abrir a caixa de pandora, todas as provas materiais irão se diluir, e os políticos envolvidos, contrariando a mitologia, voltarão sem temer a maldição da caixa. Se houvesse um pouco de dignidade nos envolvidos, fariam como Pandora, e sumiriam do mapa

Gabarito do vestibular da ULBRA - confira

A Universidade Luterana do Brasil (Ulbra) iniciou às 9h deste sábado o seu Vestibular 2010/1, para o qual oferece 65 cursos de graduação e graduação tecnológica. No Rio Grande do Sul, foram 5.029 candidatos inscritos, sendo 2.766 para o campus Canoas. A lista dos aprovados será disponibilizada a partir das 18h desta segunda-feira.

Confira o gabarito da prova para os cursos da Área da Saúde (Biomedicina, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Medicina, Odontologia e Psicologia) e Medicina Veterinária, dos campi Canoas e Itumbiara. CLIQUE AQUI

Conheça os critérios de avaliação. CLIQUE AQUI

Afonso Hamm - trabalhando pela zona sul


O deputado federal Afonso Hamm (PP) reuniu-se com o Chefe da Casa Militar do RS, cel. João Batista Gil e com sub-chefe de Defesa Civil, o cel. Joel Prates Pedroso, com a finalidade de buscar informações sobre o trabalho da Defesa Civil do Rio Grande do Sul para amenizar os problemas com os municípios atingidos pelas enxurradas.

O deputado gaúcho está preocupado com a situação dos municípios e busca recursos para amenizar os prejuízos decorrentes das chuvas, já reuniu-se com os Ministérios da Integração Nacional e também da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Nesta sexta-feira (27) encaminhou ao ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Reinhold Stephanes, um relatório co o levantamento das necessidades dos municípios atingidos pelas chuvas no Rio Grande do Sul, na zona rural No levantamento feito pelos municípios, estão dispostas as necessidades para aquisição de equipamentos e construção de pontes no interior dos municípios atingidos.

Ao contrário de seu colega, também deputado federal Fernando Marroni (PT), que está mais preocupado com a propaganda do governo federal e o pré-sal, o deputado bageense pensa na zona sul, e mais uma vez responde aos seus eleitores com trabalho.

De acordo com a Defesa Civil estadual, já são 81 municípios em situação de emergência no Estado em decorrência dos fenômenos que atingiram o Estado no mês de novembro. Somente nesta sexta-feira, 15 municípios entraram na relação da defesa civil. Os seis mais recentes são Cerro Grande do Sul, Rodeio Bonito, Progresso, São Borja, Crissiumal e Dois Irmãos das Missões.

26 de nov. de 2009

IPTU 2009/2010


Depois de aprovada a nova planta de imóveis do município, o IPTU, com reajuste de 16%, vai servir para tapar os buracos nas contas da prefeitura.

Alguns proprietários de imóveis não vão conseguir dormir depois de receber o IPTU. Em certos casos, o reajuste poderá atingir 300%. Quem disse que o fim do mundo vai ser em 2012?

24 de nov. de 2009

Câmara de vereadores aprova reajustes no IPTU

Os vereadores de Pelotas aprovaram a Planta Genérica de Valores apresentada pela administração municípal. Assim sendo, os carnês do IPTU que devem ser entregues na próxima semana pelos funcionários do SANEP, virão com reajustes de 16%. A votação foi dividida, oito votos a favor e sete contra. A favor votaram os vereadores: Ademar Ornel, Eduardo Leite, Eduardo Macluf, Idemar Barz, José Artur, José Sizenando, Waldomiro Lima e Velocino Cardoso (suplente-subst. Zequinha afastado por motivos de saúde). Contra: Adalin Medeiros, Prof. Adinho, Pedrinho, Ivan Durte, Diarone, Milton Martins e Mirian Marroni

Outras duas decisões importantes foram tomadas hoje no legislativo pelotense. Em uma delas, a câmara derrubou o veto do prefeito à Lei da Transparência, projeto do vereador Eduardo Leite (PSDB), que prevê a publicação na internet dos salários dos agentes públicos (prefeito, vice, secretários, CC's e vereadores), bem como contratos firmados pelos dois poderes para contratação de serviços, execuções de obras e compra de materiais. Noutra, a câmara derrubou o veto do prefeito Fetter Jr. ao projeto de lei que obriga a utilização de sacolas biodegradáveis no município. Ainda foi derrubado o veto do prefeito à regulamentação das Lan House's na cidade.

PT perde a última eleição de 2009 para o PSDB


Não adiantou o pelotão de choque do PT do Acre desembarcar em Feijó, interior do estado nortista, terra onde 95% dos eleitores votaram em Tião Viana na última eleição para o senado, porque  no final quem venceu, foi o candidato do PDB.

O oficial de Justiça Dindin Ferreira (PDSB) foi eleito neste domingo, 22, como o novo prefeito do município. O processo eleitoral ocorreu depois que o ex-prefeito Juarez Leitão (PT), foi cassado por compra de voto.

O ex-vereador Dindin Ferreira venceu com 5.788 votos (54,56%) em disputa contra a candidata Jaciara Rodrigues (PT), que obteve 4.820 votos (45,44%).

Três dias antes da eleição, acamparam em Feijó, entre outros, o governador Binho Marques (PT), o ex-governador petista Jorge Viana, o senador Tiao Viana e o deputado Edvaldo Magalhães (PCdoB), presidente da Assembléia Legislativa, todos foram dar apoio a candidata petista, mas o tiro saiu pela culatra. Dindin fez uma campanha com poucos recursos financeiros, ao contrário da candidata do PT que contou com o fnanciamento da máquina petista do Acre, que há 12 anos domina o estado.

Na semana passada o diretório do PT no Acre dava como certa a vitória de sua candidata, mas os eleitores de Feijó não caíram no conto petista, e corrigiram o erro da eleição anterior.

23 de nov. de 2009

Patranhas presidenciais


"O governo do Irã e o governo do Brasil, incluídos eu e meu bom amigo presidente Lula, estamos procurando construir um mundo distante da hostilidade. Um mundo onde não haja ocupações ou guerra, um mundo distanciado das discriminações", parte do discurso de Mahmoud Ahmadinejad, o patranheiro presidente iraniano, feito hoje em Brasília.

Para quem já negou o holocausto, prometeu varrer Israel do mapa e disse que em seu país o fenômeno do homossexualismo não existe, falar agora em acabar com hostilidade e discriminações soa muito falso.

Ahmadinejad diz que apoia o Brasil como membro permanente do Conselho de Segurança da ONU. Mas, até que ponto isto favorece o Brasil? Todos sabemos que o Irã costuma ser parte contumaz em discursos na ONU por desafiar normas internacionais e por representar uma constante ameaça ao oriente médio com sua atitude imperialista. Esta postura não vai ajudar em nada o Brasil, pelo contrário, segundo analistas, a visita do presidente iraniano vai provocar desgastes e arranhar a imagem do Brasil lá fora.

Lula não se preocupa com isto, o importante é fazer amigos, mentirosos, mas amigos. Amigos patranhos como Chaves que está convencido que Carlos - "O Chacal" - não é terrorista. Como Zelaya que jurou de pés juntos que o governo brasilero não sabia de suas intenções. Como Castro que afirma que a vida em Cuba é uma maravilha. Só falta agora, Lula pedir orientações a Robert Mugabe para promover uma reforma agrária no Brasil.

Confira o gabarito da Fundação Universitária Para o Vestibular-FUVEST. As provas foram realizadas neste domingo (22) e a lista com os aprovados para a segunda fase sai no dia 14/12.

A prova teve 90 questões de múltipla escolha, distribuídas entre português, matemática, história, física, geografia, química, biologia, inglês.

CLIQUE AQUI>

22 de nov. de 2009

Gabaritos IFSUL - Processo seletivo verão/2010- Cursos Superiores


Energia elétrica retorna em São Lourenço do Sul




Cerca de 24 mil economias permanecem sem luz no estado, em função do temporais que atingiram o Rio Grande do Sul. Na área da CEEE, o maior problema era em São Lourenço do Sul, onde a energia foi restabelecida na noite de hoje. Uma torre de transmissão que caiu no Rio Camaquã havia deixado 16 mil imóveis sem energia desde a madrugada de quinta-feira.
Foram mais de 72 hs sem energia que trouxeram prejuízos a mais de 45 mil pessoas nos municípios de Cristal, Turuçu e São Lourenço do Sul. A CEEE só restabeleceu os serviços por volta das 20 hs deste domingo.

O gol mais rápido do mundo





Jogador da equipe árabe Al Hilal, Nawaf Al Abed (21 anos) marcou o gol mais rápido da história do futebol, superando todas as marcas já existentes, foram necessários apenas 2 segudos para abrir o placar contra o Al Shoalah pela Copa do Príncipe Faisal bin Fahad, jogo realizado no dia 11 de novembro. O gol de Al Abed derrubou o recorde de Fred do América Mineiro que em 2007 marcou um gol aos 3.17 segundos

21 de nov. de 2009

Com legendas

Enquanto a chuva não para, aproveite para rir um pouco.

Rio Branco alagado - compras de final de semana prejudicadas


Rio Branco - Uruguai


Se você estava pensando aproveitar o dolar em queda e fazer umas comprinhas na fronteira, saiba que o rio Jaguarão está 5 metros acima do nível e já alagou as ruas de Rio Branco, cidade uruguaia vizinha de Jaguarão, onde mais de 100 familias foram evacuadas.

Em Jaguarão a prefeitura decretou situação de emergência depois que 50 famílias tiveram que ser removidas das áreas alagadas das vilas Vencato e Pescadores.


O governo uruguaio manteve neste final de semana o alerta vermelho na fronteira com o Brasil. No país vizinho há mais de 550 famílias desabrigadas e há previsão de mais chuva e temporais para este domingo.

Morre Pitta


O ex-prefeito de São Paulo Celso Pitta, de 63 anos, morreu às 23h50 desta sexta-feira (20), no Hospital Sírio-Libanês, na capital paulista, em decorrência de um câncer disseminado no intestino.

De acordo com o boletim médico divulgado pelo hospital, Pitta estava internado desde 3 de novembro, acompanhado pelas equipes médicas coordenadas pelos médicos Raul Cutait e Paulo Hoff.

O velório do ex-prefeito de São Paulo está marcado para as 12h, na Assembléia Legislativa, e o enterro, para as 17h, no cemitério Getsêmani, em São Paulo

Pitta foi eleito prefeito da maior cidade brasileira em 1996 apoiado por Paulo Maluf, sua administração foi marcada por denúncias de corrupção por parte de sua ex-esposa, Nilcéia Camargo. Pitta chegou a ser preso na Operação Satiagraha no ano passado. Também em 2008, Celso Pitta foi preso por não pagar a pensão alimentícia à ex-mulher, em abril deste ano conseguiu atravéz de um habeas sair da prisão e cumprir prisão domiciliar. Segundo o advogado de Pitta, todas essas ações judiciais contribuiram para o agravamento da doença do amigo de Paulo Maluf

20 de nov. de 2009

São Lourenço do Sul continua sem luz


São Lourenço do Sul, Turuçu e parte de Cristal continuam sem energia elétrica há dois dias devido a queda de uma torre de subtransmissão, que sustenta uma linha de 69 mil Volts entre as subestações de São Lourenço e Camaquã, no leito do rio Camaquã.  Ainda não há previsão de restabelecimento do serviço que deixou mais de 40 mil pessoas no escuro e com abastecimento de água precário.

Em Cristal, o nível do rio Camaquã está 12 metros acima do normal, várias casas ribeirinhas estão encobertas pelas águas.

A CEEE, concessionária que administra o serviço na região, disse que trabalha com 1.243 pessoas para restabelecer a transmissão. Emergencialmente, a companhia encaminhou à região nove geradores para atendimento aos serviços essenciais (abastecimento de água, serviço de saúde e segurança).


Hoje, técnicos sobrevoaram de helicóptero a região Centro Sul para inspecionar a estrutura danificada e encontrar uma solução para o restabelecimento da energia. Até o início da noite, a CEEE esperava finalizar mais uma etapa do trabalho, feita de barco, e que poderá promover o retorno do serviço antes do anoitecer.

PELOTAS



Em Pelotas a sexta-feira foi sem chuva. O nível do arroio Fragata baixou trazendo mais tranquilidade aos moradores de Capão do Leão que corriam o risco de ficarem isolados já que o grande volume de água na bacia do Fragata, fazia com que o nível do arroio Padre Doutor que cruza a entrada cidade, também aumentasse.

O desvio no km 528 da BR-116 continua interrompido e não tem previsão para liberação. A concessionária que administra este trecho da BR, mantém uma equipe monitorando o local.

Créditos - fotos São Lourenço - divulgação CEEE - divulgação PMSLSul
                 Pelotas - imagens&fatos

Sinaleiras da Bento



Depois de passarem dois dias desligadas, as sinaleiras da av. Bento Gonçalves esquina Marcílio Dias voltaram a funcionar e, hoje pela manhã por volta das 7h30m, dois motoristas desavisados quase provocaram uma tragédia. Após colidirem no cruzamento, os veículos subiram a calçada e só foram parar depois do choque contra um muro. O local é de grande movimento de estudantes e de pessoas que trabalham nas imediações, mas no momento ninguém passava por ali. Motoristas e passageiros sofreram ferimentos leves.

19 de nov. de 2009

Chuva forte e queda de torre deixam São Lourenço do Sul às escuras



Foto: Pelotas-10h30min

Chove forte neste momento em Pelotas e região, a cidade continua em estado de alerta em função das chuvas.

Em Canguçu, mais de 12 pontes foram interditadas impedindo a ligação com o interior do muncípio, as escolas estão fechadas, o transporte escolar foi suspenso. No interior do município existem localidades e assentamentos completamente ilhados sem qualquer tipo de ligação. Mais de mil residências estão sem energia elétrica. A telefonia celular funciona precariamente. Segundo informações preliminares, a precipitação de chuvas atingiu algo em torno de 200mm no dia de ontem na região de Canguçu.


São Lourenço do Sul está às escuras. Uma torre de transmissão da CEEE caiu dentro do rio Camaquã em Cristal, ela sustentava a rede 69 da CEEE entre São Lourenço e Camaquã, com isto mais de 45 mil pessoas das cidades de Turuçu, São Lourenço e Cristal estão sem energia elétrica e sem previsão de retorno. A companhia está providenciando um helicóptero para sobrevoar a área e avaliar o problema buscando uma solução para reerguer a rede.



Rio Piratini - Pedro Osório

Em Pedro Osório mais de 200 famílias estão desabrigadas. Em Cerrito são 100 famílias desalojadas que estão sendo levadas para abrigos da prefeitura,  o rio Piratini está 14m acima do nível e já invadiu uma boa parte das duas cidades.

Em Pelotas as águas do arroio Fragata estão passando por cima do  desvio da BR-116 no km 528, que permanece interrompido desde o dia 17, a ligação entre Pelotas, Jaguarão e Bagé continua sendo feito pelo bairro Jardim América.

Ainda na BR-116, no município de Turuçu, a concessionária continua realizando obras na altura do km 485 e o trânsito segue em apenas uma das pistas. Em função disto, na madrugada de hoje o carro Fiesta conduzido por Jorge Clein Ferreira, 63 anos, colidiu na traseira de uma carreta que estava parada aguardando a liberação da pista e morreu na hora . Luciana Dinis Almeida, 40 anos, sofreu lesões leves, e Maria de Lourdes Dinis Morales, 69 anos, em estado grave, foram encaminhadas ao Pronto Socorro de Pelotas. O condutor do caminhão, Pedro de Jesus Antunes Borges, 54 anos, nada sofreu.

Créditos: fotos de Pedro Osório - Bucho
               Pelotas - Felipe Ruas

Definidas as seleções para Copa do Mundo


Hoje ficaram definidas as 32 seleções para a Copa do Mundo de 2010 na Africa do Sul.  são elas:


  • América do Norte
    Estados Unidos, México e Honduras

  • América do Sul
    Brasil, Chile, Paraguai, Argentina e Uruguai

  • África
    África do Sul, Gana, Costa do Marfim, Camarões, Nigéria e Argélia

  • Europa
    Dinamarca, Suíça, Eslováquia, Alemanha, Espanha, Inglaterra, Sérvia, Itália, Holanda, França, Grécia, Portugal e Eslovênia

  • Ásia
    Japão, Coreia do Sul, Coreia do Norte e Austrália

  • Oceania
    Nova Zelândia

18 de nov. de 2009

Battisti - Lula dará palavra final


Para a surpresa do ministro Tarso Genro, Gilmar Mendes desempatou os votos autorizando a extradição do criminoso italiano Cesare Battisti.

Ao concluir o julgamento do caso Battisti, o Supremo, primeiramente, decidiu acolher o pedido de extradição feito pela Itália. Mas entendeu que cabe ao tribunal apenas examinar a legalidade e procedência do pedido. A entrega do estrangeiro ao país que requer a extradição fica a critério do presidente, desde que ele respeite os termos do tratado assinado entre os países.

Fica nas mãos, e na consciência de Lula extraditar Battisti  respeitando o tratado assinado pelos dois países.
Como já se sabe o pensamento de Lula, basta agora que ele revele os motivos, e que sejam bons motivos para refugiar no país mais um criminoso.

Zona Sul avalia prejuízos causados pelas chuvas

A chuva que começou ontem à noite está se afastando do sul do estado. Porém o grande volume de chuvas agravou ainda mais a situação alguns municípios no Rio Grande do Sul.

No centro do estado  seis cidades seguem em situação de emergência, segundo a Defesa Civil estadual: Coronel Barros, General Câmara, Taquara, São Sebastião do Caí e Minas do Leão.  O Vale do Rio Pardo é uma das regiões em situação mais grave.

No Sul e Campanha:
  • Em Piratini, choveu o equivalente à média de um mês inteiro. Pontes, ruas e estradas estão interrompidas. O município deve decretar situação de emergência.
  • Em Caçapava do Sul, entre desabrigados e desalojados, a Defesa Civil local já soma 250 pessoas. O acesso à zona rural do município, que foi a mais prejudicada, ainda é complicado.
  • Bagé  registrou cerca de 70 casas alagadas nesta quarta-feira. As regiões mais afetadas foram as próximas ao arroio Bagé, que atravessa a cidade de Norte a Sul. As ruas 20 de Setembro, na área central, e Monteiro Alves ficaram embaixo d'água. Na rua Ernesto Médici, a ponte ficou submersa e impediu a passagem do Centro para o bairro Getúlio Vargas. A ponte que fica na rua Passo Onze também ficou encoberta. O Exército retirou, no início da tarde, algumas famílias afetadas e as levou ao Ginásio Presidente Médici.

fotos:Bagé-Francisco Bosco

Cerca de 12 mil  clientes da CEEE no sul, estão sem energia elétrica. No estado o número ultrapassa a 38 mil.

17 de nov. de 2009

Parlamentares na cadeia


Um grupo de deputados e senadores visitaram nesta terça-feira o ex-ativista político italiano Cesare Battisti, no presídio da Papuda, no DF. Entre os parlamentares estavam os senadores José Nery (PSOL-PA) e Eduardo Suplicy (PT-SP) e os deputados Chico Alencar (PSOL-RJ) e Ivan Valente (PSOL-SP).

Eles foram dar apoio ao criminoso italiano que foi condenado na Itália por quatro assassinatos ocorridos na década de 70. Ele sempre negou envolvimento com os crimes.O Supremo retoma nesta quarta o julgamento de extradição do italiano.

Lula disse na Itália que se a decisão do supremo for detemintiva ele não terá como ser contra. O protegido de Tarso e Lula conta com um empate nos votos até agora, 4 a 4, o julgamento já foi interrompido 3 vezes.

Alguns destes parlamentares poderiam aproveitar e ficar por lá mesmo, não iriam fazer falta para nada.

Veto de Fetter a lei antifumo é derrubado


A Câmara derrubou na sessão desta terça-feira o veto do prefeito Fetter Jr. à Lei Antifumo. Os vereadores aprovaram por unanimidade o parecer do relator Ademar Ornel. O único vereador que se absteve de votar foi Idemar Bar do PTB. Agora o projeto retorna para a prefeitura que terá 2 dias para fazer a publicação.

Com a derrota,  Fetter não vai poder mais infestar a prefeitura com fumaça de seus cigarros fedorentos. A saída vai ser o largo da prefeitura, lá não tem marquise nem cobertura.

Relação dos aprovados da OAB


A lista de aprovados no 2º Exame de Ordem unificado de 2009 foi divulgada pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) nesta segunda-feira (16).

A partir de terça-feira (17) a interposição poderá ser feita nos endereços http://www.oabrs.org.br/ ou http://www.oab.org.br/ a partir das 9hs.

A relação dos examinados aprovados na prova prático-profissional do Exame de Ordem 2009.2 estão aqui, basta Clicar no link aprov.oab/rs

Para consulta de outros estados clique AQUI>

16 de nov. de 2009

Yeda eleva piso dos professores para R$ 1.500,00



Como parte do Plano de Valorização do Serviço Público, a governadora Yeda Crusius encaminhou à Assembleia Legislativa, nesta segunda-feira (16), mais dois projetos de lei, desta vez para a Educação, beneficiando a maior categoria do serviço público gaúcho.  Sozinha, a Secretaria da Educação reúne cerca de 65% dos servidores estaduais.

O primeiro projeto trata da garantia de um piso de R$ 1,5 mil para os professores com 40 horas semanais, como forma de valorizar o magistério gaúcho, em especial os professores com os menores salários. Assim, o piso atual, de R$ 862,80 para 40 horas, terá reajuste de 73,8%, caso seja aprovado pelos deputados.

Haverá mudanças na emenda constitucional prevendo o 14º salário por produtividade e modificação na licença-prêmio. A partir de agora, a licença será concedida apenas para cursos de qualificação. As propostas foram encaminhadas para votação na Asembleia Legislativa.

Quem tem direito a licença-prêmio e ainda não gozou a folga, pode converter o período em dinheiro ou se afastar do trabalho pelo tempo a que tem direito. Depois de aprovada a lei, passa a valer para todo a categoria.

O segundo PL institui a matriz salaril da Educação, o que inclui toda a categoria, inclusive os aposentados. Para o próximo ano, o governo pretende destinar 15% do superávit (ganho fiscal) para conceder reajuste aos professores em 2011, o valor não foi divulgado. ampliando a mesma sistemática da matriz da Segurança para a Educação.

A governadora lembrou que, considerados os reajustes já pagos no seu governo, todos os professores tiveram um reajuste de 19,3% contado desde janeiro de 2007. Com a quarta parcela da Lei Britto, em março, os índices serão de 23,2%. Também destacou que ambas as medidas anunciadas contemplam também os aposentados.

O Cpers não gostou das medidas e já programou para o próximo dia 20 uma assembléia onde os projetos serão discutidos.

14 de nov. de 2009

Bruno Maranhão terá que devolver 2,2 milhões



Conhecido por comandar uma invasão de 500 sem-terra à Câmara dos Deputados em junho de 2006, o petista Bruno Maranhão foi condenado pelo Tribunal de Contas da União (TCU) a devolver R$ 2,2 milhões aos cofres públicos. A decisão foi tomada na quarta-feira e publicada na sexta-feira, 13, no Diário Oficial. Esse dinheiro foi repassado há quatro anos pelo governo federal à Associação Nacional de Apoio à Reforma Agrária (Anara), dirigida por Maranhão, mas seu destino é um mistério. "É isso o que queremos saber: onde foi parar esse dinheiro", diz Marinus Marsico, representante do Ministério Público (MP) junto ao TCU.

Segundo o tribunal, o valor, corrigido, chega atualmente a R$ 3,6 milhões. A entidade deveria usar esse recurso para capacitar 7 mil famílias, realizar 36 cursos de formação, 114 oficinas, encontros regionais e nacionais, entre outras atividades. Mas, de acordo com a auditoria do TCU, a Anara não comprovou a execução do projeto. Na decisão, os ministros do tribunal dizem que "não há comprovação da boa e regular aplicação dos recursos".

A associação comandada por Bruno Maranhão esconde, por exemplo, os extratos da conta bancária do convênio, documentos das licitações que teriam sido feitas, entre outras coisas. A suspeita do TCU é que a entidade, ligada ao Movimento de Libertação dos Sem-Terra (MLST), tenha usado a verba para organizar a invasão de 500 manifestantes à Câmara em 6 de junho de 2006, causando um prejuízo físico de R$ 150 mil ao Congresso. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.


Talvez esteja aí a resposta para o apartamento com 200m² no bairro mais rico e chique de Recife, propriedade de Maranhão.

Fundador do PT, o dirigente da Anara Bruno Maranhão é um velho amigo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Na época da invasão ao Congresso em 2006, integrava a Executiva Nacional do partido. Hoje, ainda influencia no diretório regional em Pernambuco. 


Concurso público Banrisul


Uma boa oportunidade. O Banrisul abriu 500 vagas para o cargo de escriturário, com uma jornada de trabalho de 30 horas semanais.

Salário inicial contrato de experiência R$ 980,08 passando depois R$ 1939.69.  Nível de escolaridade, ensino médio completo.
As inscrições poderão ser feitas a partir de 16 de novembro e encerram em 30 de novembro. Taxa de inscrição R$ 43,43.

A prova objetiva terá 80 questões de Língua Portuguesa, Matemática Financeira, Conhecimentos Bancários e de Mercado, Informática. A aplicação está prevista para o dia 17 de janeiro.

INSCRIÇÕES AQUI>

EDITAL

13 de nov. de 2009

Yeda não veio - parte II




Os moradores do bairro Navegantes experimentaram na manhã de hoje uma sensação de segurança nunca antes sentida. Centenas de policiais militares em dezenas de viaturas tomaram conta das ruas do bairro, eles faziam a segurança para a visita da governadora Yeda Crussis que acabou não acontecendo em função das condições do tempo.



As 8hs da manhã o bairro já apresentava uma movimentação diferente. Nas proximidades da Escola Estadual Nossa Senhora dos Navegantes várias viaturas da Brigada Militar bloqueavam a passagem de carros, as pessoas eram identificadas antes de passarem em direção da escola. Integrantes de sindicatos, movimentos sociais e partidos políticos, procuravam acomodação, os músicos da banda afinavam seus instrumentos e os moradores do bairro curiosos, debruçavam-se sobre os muros e janelas na esperança de verem a governadora, mas Yeda não veio.

Pela segunda vez este ano Yeda não cumpriu o prometido. A primeira vez foi na Fanadoce, alertada das manifestações contrárias a ela, a governadora desistiu na última hora. Mas segundo as autoridades locais, os resultados de hoje foram positivos.


A secretária-adjunta de Saúde, Arita Bergmann, assinou convênios de cooperação na Saúde com a prefeitura dentro do Programa de Prevençãa à Violência (PPV), distribuiu à escola kits esportivos produzidos por apenados da Penitenciária de Charqueadaspara , entregou 88 bicicletas ao Programa Primeira Infância Melhor e firmaram o protocolo de intenções para implantação do projeto RS Amigo dos Idosos através do Programa Estruturante Nossas Cidades.

Assim, depois dos discursos, aplausos, fotos e promessas, tudo voltou ao normal no Navegantes. Aos poucos as pessoas retomavam suas rotinas. O carro com integrantes do CPERS-Sindicato saiu de mansinho, quase sem ser notado. Os poucos manifestantes do SIMP perderam a voz e, por não serem ouvidos, recolheram-se para avaliar os resultados da manifestação

Os moradores mais céticos viram apenas uma coisa boa em tudo isto, as ruas próximas à escola foram limpas. O terreno baldio, ao lado da escola, transformado em heliponto, recebeu um tratamento especial, um grande "XIS" pintado na grama úmida foi o que sobrou da visita da governadora ao bairro Navegantes que não aconteceu .